calendario pirelli

Calendário Pirelli 2024 é revelado

Prince Gyasi apresenta uma inspiração atemporal em sua edição ricamente detalhada do Calendário

Home life calendario pirelli Calendário Pirelli 2024 é revelado

A capa do Calendário Pirelli 2024 é um começo intrigante para o artista visual Prince Gyasi, que apresenta uma visão única para essa publicação icônica. Em um fundo turquesa brilhante e repleto de detalhes coloridos, a capa apresenta o modelo Abul Faid Yussif, de sete anos, representando o jovem Gyasi.

Yussif é fotografado brincando com versões em miniatura de alguns dos itens que aparecem nas páginas do Calendário: uma chave segurada pela lenda de Hollywood Angela Bassett; fragmentos de um relógio do set da supermodelo Naomi Campbell; escadas cor-de-rosa usadas pela poeta Amanda Gorman; uma mala azul carregada pelo ator e DJ Idris Elba.

A imagem é um guia para nos ajudar a entender alguns dos pontos mais delicados da abordagem altamente pessoal e comovente de Gyasi, porque é assim que seu Calendário rico em camadas se desenvolve – cheio de mensagens e detalhes meticulosos, dignos das pinturas renascentistas que ele admira

Inspirando “outras crianças como eu”

Nas páginas deste Calendário, Gyasi faz referência à sua herança, comunidade e às suas inspirações – desde a mitologia que gostava de ler com a sua mãe até ao rei do histórico Império Ashanti da África Ocidental, Sua Majestade Otumfuo Osei Tutu II (que também foi fotografado). E como ele descreve em seu script introdutório – impresso em uma fonte especialmente criada para reproduzir sua caligrafia – os apresentados nesse Calendário incluem tanto pessoas que ele admirava quando criança quanto novas inspirações. São pessoas, diz ele, “atemporais”.

“Percebi que não se trata de ser jovem ou velho, inexperiente ou sábio. O que torna esses ícones quem eles são está em outro lugar. Está em seu foco, sua dedicação, sua paixão. Eles nunca param. Eles nunca desistem,” escreveu.

“Quero contar uma história que explore o poder de como nossas conquistas são vistas pelos olhos daqueles que inspiramos. No final, este projeto não se trata da minha jornada ou da sua; trata-se da jornada deles, da minha comunidade, dos jovens. Trata-se de oferecer uma chance para que outras crianças como eu vejam essas imagens e sejam inspiradas a se tornarem o melhor de si mesmas.”

Composições inesquecíveis

É um legado digno para o Calendário de 2024, com Gyasi, de 28 anos, sendo um dos mais jovens artistas a assumir a comissão. Foi fotografado em Londres e na cidade natal de Gyasi, Acra, em Gana – o lugar onde ele cresceu e que forneceu inspiração para muitas de suas primeiras obras fotográficas, algumas famosas por terem sido capturadas por um celular.

Também estarão presentes na edição deste ano a superestrela e atriz global Tiwa Savage; o escritor, diretor e produtor Jeymes Samuel; a autora Margot Lee Shetterly; a artista e atriz Teyana Taylor; o artista contemporâneo ganês Amoako Boafo; e o empresário e ex-jogador de futebol Marcel Desailly.

Cada set de foto foi esquematizado por Gyasi para representar o que torna cada indivíduo atemporal para ele. Usando uma câmera estática em um tripé, ele captura uma cena, uma composição, que transmite tanto a sensação de uma obra de arte quanto de uma foto, auxiliado por uma equipe de criação que inclui o estilista Ola-Oluwa Ebiti, o cabeleireiro Issac Poleon e as maquiadoras Mata Marielle e Elizabeth Boateng.. 

Quando ela foi entrevistada após a filmagem, Shetterly disse que apreciou a experiência de ser “parte do olhar de um artista”. “O que eu realmente gosto em Prince como fotógrafo deste Calendário é que ele mescla duas coisas”, disse ela. “Ele tem uma visão muito específica da negritude, da africanidade, do afro-americano, que ele está tentando comunicar, e ainda assim sua arte e suas imagens são muito transcendentes. São universais, são acessíveis, são viscerais, são esteticamente muito atraentes. Você olha para eles e se sente atraído por essas cores, essas imagens e essas pessoas.”

Criando algo especial

As cores continuam presentes na caixa de apresentação da 50ª edição do Calendário – que já completa 60 anos e há alguns que não era publicada. É um rosa vívido cintilante com um rico interior roxo. Um número limitado de Calendários de edição especial apresenta um molde da mão de Gyasi em resina e metal pintado de ouro, criado pelo artista italiano Riccardo Sivelli. Quando você o segura, é como se estivesse cumprimentando o próprio Gyasi.

A mesma consideração foi ao site do Calendário. É uma mistura de fotos, textos, vídeos e, pela primeira vez, todo o conteúdo é entregue em 68 idiomas. Depois de passada a cena inicial de um relógio explodindo, o espectador é conduzido por todo o Calendário, fotografia por fotografia, antes de ter a oportunidade de explorar individualmente e saber mais sobre o projeto a partir de um “guia” interativo. É uma abordagem purista pensada para fazer justiça às fotos – que são 24, duas por mês – e que apresentam o próprio Gyasi. Não é a primeira vez que o talento criativo por trás do Calendário aparece na publicação (o astro do rock Bryan Adams fotografou e apareceu em seu Calendário 2022), mas é a primeira vez que eles têm seu próprio mês dedicado.

Ao se juntar a grandes nomes como Helmut Newton, Herb Ritts e Annie Leibovitz, que fotografaram o Calendário Pirelli, é apenas mais uma maneira de Gyasi deixar sua marca individual na publicação.