calendario pirelli

Uma jornada pessoal de Gana a Hollywood para o Calendário Pirelli 2024

A 50ª edição do Calendário Pirelli apresenta uma eclética seleção de estrelas escolhidas por seu impacto pessoal e por sua conexão com o artista, Prince Gyasi

Home life calendario pirelli Uma jornada pessoal de Gana a Hollywood para o Calendário Pirelli 2024

A impressionante seleção de modelos e dignitários reais para o Calendário Pirelli 2024, que vai desde Sua Majestadade Otumfuo Osei Tutu II, Rei do antigo Império Ashanti da África Ocidental, até a lenda de Hollywood Angela Bassett, é um testemunho da visão do artista visual ganense Prince Gyasi, de 28 anos. Ele é um dos mais jovens fotógrafos a registrar o icônico The Cal, agora em sua 50ª edição, e já é aclamado mundialmente por seu trabalho ousado e vívido.

O fato de ter sido escolhido para fotografar o Calendário foi "inacreditável", disse ele. "Sou um dos mais jovens a fazer isso e é incrível, é incrível."

Os talentos foram escolhidos pelo impacto que tiveram em sua vida e em sua maneira de pensar, Gyasi comentou que “alguns deles são meus amigos, me senti como se estivesse trabalhando em família por conta da conexão que desenvolvemos no set".

Alguns já eram velhos amigos – Gyasi fotografou a supermodelo Naomi Campbell em Lagos, na Nigéria, em 2021, para a capa da Madame Figaro. Posteriormente, marcou a supermodelo como “Fashion Icon in Chief” ao publicar fotos da sessão nas redes sociais. A inclusão de Campbell em 2024 assinala sua quinta aparição em um Calendário Pirelli.

Outros são novos amigos, como Margot Lee Shetterly, autora de Hidden Figures: The American Dream and the Untold Story of the Black Women Who Helped Win the Space Race, e a escritora Amanda Gorman, que recitou o poema The Hill We Climb durante a posse do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 2021.

Ao final da sessão de fotos, a jornada pessoal de Gyasi estava completa, uma vibrante colaboração com antigos e novos colegas para produzir uma arte estimulante e desafiadora.

Show more images

Atmosfera de criação

Muitos dos modelos do Calendário estavam reunidos em uma sessão de fotos que durou três dias em Londres, que contou com apresentações ao vivo dos DJs Juls, JAE5, Tiffany Calver e Mercedes Benson. Resultando em uma festa no set para a última foto da cantora, compositora e atriz nigeriana Tiwa Savage, conhecida como a Rainha do Afrobeats. Gyasi conversou e dançou com sua equipe enquanto esperava a estrela sair de uma longa sessão com o renomado cabeleireiro Issac Poleon, que a deixou com deslumbrantes tranças até o chão.

Outros modelos fotografados em Londres foram: o ator e DJ britânico Idris Elba, estrela de vários filmes, incluindo Thor, Vingadores: Guerra Infinita, Mandela: Long Walk to Freedom e Molly's Game; a atriz Angela Bassett, ganhadora de um Globo de Ouro por interpretar Tina Turner em What's Love Got to Do with It e um segundo 28 anos depois por seu trabalho em Pantera Negra: Wakanda para Sempre; e o escritor, diretor, cantor, compositor e produtor musical britânico Jeymes Samuel. Além dos penteados produzidos por Poleon, todos receberam uma atenção do estilista de celebridades Olaoluwa Ebiti e da maquiadora Mata Marielle, de Londres, e das equipes.

Em Gana

Gyasi, que alcançou a fama realizando obras de arte fotográficas impressionantes sobre sua vida em sua cidade natal, Accra, em Gana, seguiu com uma sessão de fotos em seu país de origem. Foi uma oportunidade de representar Gana, disse Gyasi, dando às pessoas a chance de aprender sobre sua cultura e apreciar seus recursos naturais, como o cacau e o ouro. Foi lá que Sua Majestade Otumfuo Osei Tutu II agraciou o set com sua comitiva real. No país, também foram fotografados o artista contemporâneo Amoako Boafo, de origem ganesa; a cantora americana Teyana Taylor, que também é atriz, dançarina, modelo e coreógrafa e já trabalhou em colaboração com Kanye West; e o ex-jogador de futebol profissional Marcel Desailly, nascido em Gana, mas criado na França, que já jogou pelo AC Milan e pelo Chelsea, além de outros times, com uma carreira célebre que incluiu a conquista da Copa do Mundo de 1998 com a seleção francesa.

De acordo com o trabalho de Gyasi, ele deve se manter fiel às suas raízes para a realização do Calendário. O artista autodidata fotografou muitas de suas imagens em Accra e, em particular, no bairro de Jamestown, de onde veio sua mãe antes de se tornar uma famosa cantora gospel e designer de moda. Seu trabalho é conhecido por ser profundamente pessoal. Ele próprio aparece em uma de suas fotos, ao mesmo tempo que coloca a figura de um bebê representando sua juventude. Mas sua perspectiva criativa única faz com que muitas das estrelas do Calendário apareçam como nunca foram vistas antes – com cenários e estilos extremamente criativos.

Ao descrever as reações dos talentos no set, Gyasi disse: "Você sente a empolgação quando eles veem toda a obra de arte na vida real, porque é fácil mostrar a eles as renderizações em 3D do que você pretende fazer, mas quando todos enxergam a arte no mundo real, você consegue sentir a empolgação deles. Portanto, eu diria que o sentimento em comum aqui é o amor."

O Calendário de 2024 marca o 60º ano de publicação, tendo sido fundado em 1964. A vez de Gyasi atrás das lentes sucede a vez de Emma Summerton, cujo Calendário de 2023, intitulado Love Letters to the Muse, foi totalmente feminino, e segue a do Calendário de 2022, de Bryan Adams, com tema musical. Outros grandes nomes da fotografia que fotografaram o Calendário incluem Richard Avedon, Helmut Newton e Annie Leibovitz.