viagens

De bike por São Paulo

Capital paulista oferece uma grande variedade de possibilidades para quem quer aproveitar a cidade de bicicleta

Home life lifestyle viagens De bike por São Paulo

A Pirelli, em seus mais de 150 anos de existência, é comumente relacionada aos pneus feitos para carros e motos de rua, além da presença marcante no motorsport em todo o mundo. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que o primeiro pneu fabricado pela empresa italiana foi o de uma bicicleta. Em 1894, a Pirelli, inclusive, patenteou um sistema chamado de “Milano”, que resolveu o problema que então existia para manter o pneu preso na roda e ao mesmo tempo tornar mais fácil de instalá-lo. Esses sistema, originalmente projetado para bicicletas, logo seria utilizado nos carros e nas motos.

Recentemente, a Pirelli lançou no mercado brasileiro uma gama de pneus de alta performance para bicicletas. Por meio da representante oficial ISAPA, os pneus premium da marca italiana para as bikes estão disponíveis ao público do nosso país em diferentes versões. Entre as linhas Cinturato, P Zero, P7 Sport e Scorpion existem opções para estrada, gravel, MTB XC, trail e enduro. Todas com alto grau de proteção contra furos, atendendo às necessidades do consumidor brasileiro para os diversos tipos de terrenos espalhados pelo território nacional. O pneu Pirelli para bicicletas já é uma realidade no Brasil.

A bicicleta como meio de transporte, porém, é um hábito que pode ser considerado recente na cultura das grandes cidades brasileiras. Nesse quesito, São Paulo se destaca, afinal – segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) – a capital do estado de São Paulo engloba nada menos do que 722,1 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 690 km de Ciclovias/Ciclofaixas e 32,1 km de Ciclorrotas. Portanto, resolvemos separar cinco dicas para você que mora na cidade, ou que está de férias por São Paulo, aproveitar para conhecer mais dessa grande metrópole, de bike e com pneus Pirelli.

Crédito: Reprodução/Parque Villa-Lobos

Parque Villa-Lobos

A cidade de São Paulo é repleta de grandes parques, porém nem todos contam com ciclovias. Não é o caso do Parque Villa-Lobos, localizado no bairro do Alto de Pinheiros. São 732 mil m² de área verde, com uma ciclovia de 1.300 m isolada das vias em que trafegam as pessoas. Assim, proporcionando uma maior segurança ao ciclista e a quem estiver a pé. Caso você não tenha sua própria bicicleta, é possível alugar uma no próprio parque através do Bike Point Parque Villa Lobos, entre 8h e 19h, diariamente.

Crédito: Divulgação/Secretaria de Comunicação da Cidade de São Paulo - SECOM

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é um grande símbolo de São Paulo. Um dos polos econômicos e empresariais da metrópole, a Paulista também conta com variedade enorme de pontos culturais. São cinemas, museus, teatros, livrarias, feiras de arte entre outros destaques. E por que não visitar tudo isso de bicicleta? A avenida conta com uma grande ciclovia central, que permite que o ciclista se desloque em dois sentidos: do Paraíso para a Consolação, e vice-versa. Aos domingos, a Paulista abre para os pedestres, portanto é necessário redobrar a atenção.

Crédito: Divulgação/Secretaria de Comunicação da Cidade de São Paulo - SECOM

O “Minhocão”

Batizado originalmente como Elevado Costa e Silva, o “Minhocão”, como é popularmente conhecido, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1971, no dia do aniversário da cidade de São Paulo. Construído com o objetivo de facilitar o acesso entre o Centro da cidade e a Zona Oeste, o Minhocão ganhou um ressignificado a partir de 2015, quando passou a ser fechado para os carros em horários específicos. Com isso, pedestres e ciclistas começaram a frequentar o espaço, que se tornou uma espécie de “parque de concreto”. O Minhocão está aberto para o tráfego de pessoas durante a semana das 20h às 22h e sábados, domingos e feriados das 7h às 22h.

Crédito: Divulgação/Elisa Rodrigues-SMT

Marginal Pinheiros

A ciclovia da Marginal Pinheiros é outro point de São Paulo para ciclistas. Com aproximadamente 30 km de extensão, essa via para bicicletas oferece uma oportunidade incrível de pedalar com amplo espaço e apreciar a paisagem urbana do Rio Pinheiros. Ela é acessível a partir de diversos pontos, tornando-a uma alternativa viável para a mobilidade urbana na cidade. Além disso, é conhecida por sua segurança, com sinalizações, guardas, câmeras e postos de atendimento ao ciclista, proporcionando tranquilidade aos pedaleiros. Os ciclistas também podem desfrutar de uma série de comodidades ao longo do caminho, como cafés, bicicletarias e atividades para crianças. Um toque especial é a presença frequente de capivaras nas margens do rio.

Crédito: Reprodução/Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá

Para quem gosta de uma aventura mais extrema, o Pico do Jaraguá é uma ótima opção na cidade. Ponto mais alto de São Paulo, chegando a uma altitude de 1.135 m, ele fica localizado no bairro do Jaraguá, a oeste da serra da Cantareira. Para se chegar ao topo, são aproximadamente 4,5 km de subida por uma estrada que fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá. Dada a dificuldade da subida, é necessário, porém, que você esteja muito bem-preparado fisicamente para fazê-la. Ah, não esqueça que ainda há a decida, ok? O Parque fica aberto todos os dias das 8h às 16h.