viagens

Conheça os melhores destinos para esquentar o seu inverno

Pirelli te conta como o inverno pode ser a estação ideal para fazer uma aventura especial Brasil adentro

Home life lifestyle viagens Conheça os melhores destinos para esquentar o seu inverno

Coloquem seus agasalhos, a época mais fria do ano chegou! Em 2023, o inverno vai se estender de 21 de junho a 23 de setembro no Brasil, época em que os termômetros da maior parte do país devem marcar as temperaturas mais baixas do ano. Nesse período, muitos casais procuram se refugiar nas montanhas para aproveitar o clima frio, acompanhados por um bom vinho e uma comida típica. O passeio pode, é claro, também ser feito em família.

Pensando em contribuir para o divertimento nas baixas temperaturas, a Pirelli separou seis destinos de inverno com atrativos especiais. A maior parte deles pode ser feito sem nenhuma preparação específica, tanto para os pneus quanto para o veículo em si. Porém, sempre recomendamos que, antes de pegar a estrada, você faça a revisão do carro e tome os cuidados necessários com os pneus. Lembre-se de calibrar os pneus ainda frios e utilizar a pressão indicada pelo fabricante do veículo. Assim, suas aventuras não se tornarão um perrengue.

Pirenópolis (GO)

Localizada a aproximadamente 130km de Goiânia e a 150km de Brasília, Pirenópolis é tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Além da região do Centro Histórico, Pirenópolis apresenta opções de diversão para todos os gostos, como a Rua do Lazer, com uma grande quantidade de bares e restaurantes, que exploram diversos tipos de culinárias. A natureza exuberante do cerrado brasileiro também é um dos maiores destaques locais, com mais de 80 cachoeiras, como a Cachoeira do Abade e a Cachoeira do Dragão. Para chegar na maioria das cachoeiras, o caminho é feito por estradas de terra, por isso não são recomendados pneus para asfalto. Em alguns caminhos, especialmente em épocas chuvosas, é necessária uma maior aderência na terra para evitar desconfortos.

A natureza também pode ser admirada no Santuário de Vida Silvestre Vagafogo, onde é possível praticar trilhas e aventuras, mas também se deliciar com o tradicional café da manhã local, com frutas típicas do cerrado e cultivadas na região de maneira sustentável, além dos derivados de leite também produzidos na própria fazenda. Para fechar o dia e admirar uma bela vista, o pôr do sol no Mirante do Ventilador é parada obrigatória.

São José dos Ausentes (RS)

A pequena cidade na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina é caracterizada por belos cânions, que dividem os dois estados. A aproximadamente 330km de Porto Alegre e a uma altitude de 1.200m, São José dos Ausentes é considerada a cidade mais fria do Rio Grande do Sul e uma das mais frias do Brasil. O frio atinge temperaturas negativas com frequência, com registros de geada e até neve, por isso, prepare-se adequadamente.

São José fica próxima de outro ponto turístico gaúcho, a cidade de Cambará do Sul (50km), mas em estrada de terra. Caso opte por conhecer as duas localidades, tenha um veículo adequado para a viagem, com pneus próprios para terrenos off road. Como a estrada possui muitas pedras, a velocidade média é bem baixa, o que faz com que muitos motoristas optem por utilizar a rota maior (via Bom Jesus).

Apesar de contar apenas com pouco mais de 4 mil habitantes, São José possui uma boa quantidade de restaurantes e pousadas. Casas de família também podem ser alugadas durante o inverno. Os pontos turísticos principais sãos os cânions e o Pico Monte Negro, ponto mais alto do Rio Grande do Sul; Cânion Cruzinha e o Cânion Rocinha, ponto de prática de parapente.

Garanhuns (PE)

Localizada no Agreste Pernambucano, a uma altitude de 840m, a cidade apresenta baixas temperaturas no inverno e atrai uma grande quantidade de turistas para suas diversas atrações culturais, sendo a principal delas o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A festa acontece há 30 anos e se consagrou como uma das mais importantes do país. Apenas em 2022, o evento movimentou 1,4 milhão de pessoas durante dez dias.

Mas as atrações de inverno não se resumem ao FIG. O Polo Gastronômico Heliópolis conta com uma série de bares e restaurantes que atraem grande público durante as noites na Cidade das Flores. Vale também a visita ao icônico Relógio das Flores, uma das principais atrações do município, ao Mosteiro São Bento e ao Seminário São José, onde também é possível se hospedar.

Garanhuns fica a cerca de 230km da capital Recife e o trajeto pode ser feito em estrada de asfalto.

Domingos Martins (ES)

Situado na região serrana do estado, o município de Domingos Martins fica a apenas 42km da capital Vitória, e a ligação entre as cidades se faz pela BR 262. O município reserva uma série de atrações naturais como cachoeiras e belas trilhas. O inverno no local é caracterizado pelo clima ameno – com média de 15°C de temperatura – e pelas diversas opções gastronômicas, fruto da herança de uma colonização majoritariamente alemã e italiana.

Na porta de entrada para a Rota do Lagarto há uma grande opção de restaurantes e lojas, que abrem caminho para o Parque Estadual da Serra Azul, outra grande atração da região. A cidade recebe muitos eventos em várias épocas do ano. No mês de agosto, o destaque é a Festa do Morango, realizada Centro de Eventos Pedra Azul, o “Morangão”.

Guaramiranga (CE)

Localizado a cerca de 105km da capital Fortaleza, na região serrana do estado do Ceará, a pequena Guaramiranga possui apenas 5 mil habitantes e um clima com temperaturas amenas ao longo do ano, especialmente no inverno.

As atrações naturais e culturais são o destaque da região, especialmente as cachoeiras do Cipó e do Perigo. Na cultura o Festival das Flores, a Festa de Santo Agostinho e a Festa de Santo Antônio são destaques no mês de agosto.

A estrada que liga a capital cearense a Guaramiranga é asfaltada, apresenta boas condições e não requer grandes preparações.

Conceição do Ibitipoca (MG)

Localizada no município mineiro de Lima Duarte, Ibitipoca fica a cerca de 25km do centro da cidade – e a 260km da capital Belo Horizonte –, na região de Juiz de Fora. Essa estrada de terra apresenta boas condições normalmente, mas requer atenção em dias de chuva. O pacato vilarejo conta com pousadas e restaurantes aconchegantes, e uma grande atração natural, o Parque Estadual do Ibitipoca, com suas cachoeiras, trilhas, lagoas e grutas.

Destaque para a Janela do Céu, alto de uma cachoeira com linda vista, alcançável após longa trilha pelo parque, e o Pico do Pião. Muitas aves e mamíferos são observados no parque e atraem os visitantes ao longo das diversas trilhas e atrações.

O local é conhecido pela alta incidência de raios durante o período das chuvas, no verão. Por isso, a época mais indicada para se aproveitar o povoado em Minas Gerais é entre os meses de abril e setembro. No inverno, Ibitipoca recebe dois festivais, Ibitipoca Jazz Festival, realizado dia 12 de agosto de 2023 e o Ibitipoca Blues, nos dias 25 e 26 de agosto, incluindo atrações internacionais na programação.

No frio intenso ou em temperaturas mais amenas, os cuidados com a viagem devem ser sempre levados em consideração antes de se colocar o carro na estrada. Seja em casal, com amigos ou a família, a Pirelli recomenda atenção com a manutenção do veículo, especialmente, com a condição dos pneus, afinal eles são o único contato direto entre o carro e a pista. Caso tenha dúvidas sobre o estado de conservação dos seus pneus, procure um especialista da Pirelli em uma das mais de 100 unidades das revendedoras oficiais espalhadas pelo Brasil.