inovacao

Inovação sustentável confirma a Pirelli no topo em número de patentes na Europa

47 pedidos de patente foram solicitados ao Escritório Europeu de Patentes pelos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do grupo

Home life inovacao Inovação sustentável confirma a Pirelli no topo em número de patentes na Europa

Parece um objeto simples, simétrico e de forma regular. Preto e redondo. É o que parece. Mas, por dentro, o pneu esconde uma “alma” complexa, feita de fórmulas, ingredientes, materiais e detalhes que o tornam um item único e tecnologicamente avançado. Na Pirelli, milhares de pessoas trabalham todos os dias para torná-los mais sustentáveis, com melhor desempenho e mais seguros. E estes são precisamente os objetivos que sustentam as patentes solicitadas todos os anos pela empresa no EPO, o Escritório Europeu de Patentes, em Munique, na Alemanha, que permitiram à Pirelli encontrar um lugar no pódio mais uma vez, com 47 pedidos de patentes, classificada como a segunda maior empresa italiana em 2022 a ter o maior número de patentes.

As patentes foram solicitadas em várias áreas, mas quase todas seguem uma direção muito específica, a inovação sustentável. Óleos vegetais, como novos plastificantes e polímeros naturais. Bem como novos reforços têxteis e metálicos para melhorar a rodagem, reduzir o peso dos pneus, o ruído e a resistência ao rolamento. É, portanto, a busca por novos materiais e componentes inovadores para pneus que impulsionou os pedidos de patente da Pirelli em 2022, juntamente com a conscientização e o desenvolvimento contínuo de processos inovadores que começaram há vários anos com o MIRS.

"Uma das áreas em que a Pirelli registrou o maior número de patentes em 2022 é a estrutura dos pneus, que inclui reforços metálicos e têxteis, além do composto", comentou Sergio Lasca, Head de IP, Patentes e Know-how da Pirelli. Isso significa que, embora vários materiais usados no pneu sejam comprados de fornecedores externos, eles agora são objeto de um trabalho de pesquisa específico que tem como foco alcançar os objetivos desafiadores que a Pirelli estabeleceu no campo da inovação verde e sustentabilidade, e isso significa que estamos engajados junto com nossos parceiros e várias universidades."

É também graças à colaboração com universidades italianas e internacionais, centros de pesquisa e fornecedores especializados que a Pirelli agora pode contar com 695 famílias de patentes, que estão ativas para um total de cerca de 5.900 patentes, e está na vanguarda da busca por materiais inovadores que serão usados para a futura construção de pneus, que serão cada vez mais feitos de materiais reciclados e menos materiais de combustíveis fósseis.

O desafio é duplo: não só em termos de respeito pelo meio ambiente, mas também em termos de níveis de desempenho. Realmente, os pneus para carros elétricos novos têm de suportar cargas mais elevadas (devido ao peso das baterias), têm uma menor "resistência ao rolamento", oferecendo uma aderência superior com menos ruído. Para ter sucesso, o design da banda de rodagem, a composição do composto e a possibilidade de testar novos produtos graças aos simuladores de última geração permitirão que a Pirelli faça progressos significativos no caminho da pesquisa e inovação.