home/dicas de condução e pneus/condução no inverno

CONDUÇÃO NO INVERNO

O controlo foi sempre uma prioridade para a Pirelli. Graças à paixão dos nossos engenheiros pela inovação e à experiência exclusiva na F1®, os pneus Pirelli oferecem excelentes níveis de controlo na estrada.

Porque usar pneus de inverno da Pirelli

Em estradas com a superfície molhada, com neve, ou em seco com baixas temperaturas, os pneus de inverno garantem uma maior segurança em relação aos pneus de verão, pois são especialmente projetados para operar a baixas temperaturas. Com as baixas temperaturas, os níveis de aderência dos pneus de verão sofrem uma diminuição. Por outro lado, os pneus de inverno, garantem a máxima aderência graças à sua composição específica.
O design da banda de rodagem de um pneu de inverno é projetado para atingir um alto nível de drenagem de modo a reduzir o risco de aquaplanagem, evento que pode ocorrer em superfícies muito molhadas ou na presença de poças de água, que leva os veículos a 'flutuar' por causa da incapacidade dos pneus para expulsar a água.
Quando as temperaturas caem abaixo dos 7°C, os pneus de inverno reduzem a distância de travagem em 10% em superfícies molhadas e 20% na neve, em comparação com os pneus de verão.
Montados no início da estação, os pneus de inverno permitem conduzir em estradas secas, molhadas e com neve, mantendo o máximo de controlo, graças à sua inovadora tecnologia. De acordo com a lei, estes pneus devem proporcionar os mesmos níveis de controlo que as correntes de neve oferecem em condições de inverno. No entanto, as correntes de neve ocupam muito espaço nos automóveis e limitam a velocidade máxima de condução a 50 km/h, e produzem elevados níveis de ruído, reduzindo drasticamente o conforto durante a condução.
A velocidades equivalentes, o pneu de inverno oferece um melhor desempenho em qualquer condição abaixo dos 7°C. A sua maior aderência está também associada a uma melhor tração, estabilidade e travagem e, consequentemente, a um excelente conforto de condução.
Os pneus de inverno permitem viajar livremente no outono e no inverno sem que haja uma preocupação constante com as condições meteorológicas.

MANUTENÇÃO DE PNEU DE INVERNO

VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO DOS PNEUS DE INVERNO

Para pneus de inverno, recomenda-se um aumento de pressão de 0,2 bar, devido à flutuação térmica que leva a uma diminuição da pressão dos pneus. É preferível medir a pressão com os pneus frios, pelo menos 30 minutos após a utilização do veículo, para ter a certeza de que o calor produzido durante a condução não modificou a pressão. A verificação dos pneus de inverno deve ser realizada não apenas após traumas (como batidas nos pneus), mas, pelo menos, uma vez por mês.

VIDA ÚTIL DO PNEU

O Código da Estrada e as diretivas europeias aplicáveis ​​estabelecem que os pneus devem ser substituídos quando a profundidade da banda de rodagem for inferior a 1,6 mm.

DURABILIDADE

Quando não estiverem a ser utilizados, os pneus de inverno devem ser armazenados, preferencialmente insuflados, com as jantes colocadas, devendo-se realizar um controlo periódico da pressão. A melhor forma de conservar os pneus é posicioná-los numa única linha, em prateleiras verticais, a pelo menos 10 cm do chão, com o flanco na vertical para não afetar o perfil.

winter tyre maintenance

DICAS PARA CONDUZIR NO INVERNO

winter tips smoot movements
winter tips four winter tyre
winter tips check speed limit
winter tips tyres rotation
winter tips check the tread
winter tips store carefully

MOVIMENTOS SUAVES

Evite acelerações ou travagens bruscas que possam fazer com que o veículo perca aderência em superfícies molhadas ou com neve. Evite também mudanças de direção exageradas.

UTILIZE SEMPRE QUATRO PNEUS DE INVERNO

O equipamento uniforme é fundamental para garantir um excelente desempenho e segurança durante a condução. Utilize sempre 4 pneus de inverno da mesma marca e com as mesmas características.

VERIFIQUE OS LIMITES DE VELOCIDADE

Preste atenção aos limites de velocidade descritos no flanco do pneu. É possível utilizar pneus de inverno com um limite de velocidade inferior ao normal.

ROTAÇÃO DOS PNEUS

A rotação dos pneus permite um desgaste mais uniforme e uma maior durabilidade. A rotação deve ser realizada a cada 8.000/10.000 km.

VERIFIQUE A BANDA DE RODAGEM

O desempenho dos pneus de invernos é excelente na neve quando possui uma profundidade da banda de rodagem de 4 mm. Por lei, é exigida uma profundidade mínima da banda de rodagem de 1,6 mm para pneus de inverno.

ARMAZENE OS PNEUS COM CUIDADO

Se não utilizar os pneus, estes devem ser armazenados com ar e com a pressão controlada. A melhor forma de conservar os pneus é armazená-los verticalmente, numa única fileira de prateleiras, a pelo menos 10 cm do solo.

COMO RECONHECER OS PNEUS DE INVERNO

Estes pneus são fáceis de reconhecer graças à marcação M+S (Mud&Snow) presente no flanco, juntamente com o pictograma de inverno da montanha com três picos e o símbolo de um floco de neve (3PMSF).

recognize winter tyres