road

Quando o igual é diferente

Pneus de medidas idênticas e da mesma marca podem ter aplicações e usabilidades completamente distintas

Home road Quando o igual é diferente
Quando o igual é diferente

Se encaixa, serve. Essa máxima, tão proferida entre os amantes das quatro e duas rodas, não se aplica bem ao universo dos pneus. Há um mundo de diferenças que um produto pode ter em comparação ao outro, mesmo eles tendo medidas idênticas e sendo da mesma marca.

Um consumidor comum, sem alto grau de conhecimento técnico, antes de fazer a substituição do pneu de seu carro, pode cometer um erro crucial quando for pesquisar por um novo produto. Caso se baseie somente nas dimensões do pneu, essa busca pode trazer resultados que estejam completamente fora da real necessidade desse consumidor.

Peguemos um exemplo de uma dimensão de pneu básica e que equipa muitos carros que rodam pelas estradas brasileiras: a 175/70 R14. Através destes dados, podemos entender que o pneu tem 175mm na largura de banda de rodagem, que a altura do flanco corresponde a 70% desses 175mm e que o aro com o qual esse pneu vai se encaixar é o de 14 polegadas.

Só que antes de efetuar a compra, o consumidor precisa de outras informações básicas: qual é o veículo que irá receber esse pneu? Qual será a aplicação? Qual o modelo de pneu original? Onde será o uso majoritário desse carro? A que finalidade será empregado o veículo? Com essas respostas em mãos, pode-se tomar uma decisão mais assertiva a respeito da compra.

Na Pirelli, por exemplo, existem ao menos três linhas de produtos distintas com essa mesma medida 175/70 R14: a linha Cinturato P1, para uso urbano e em estradas; a linha Scorpion ATR, para um uso mais voltado ao misto e fora de estrada; e a linha Chrono, que é um produto para veículos comerciais, de carga.

Atenção na hora da escolha dos pneus. Somente ter a medida correta não é sinônimo que tudo está certo


Estes pneus não têm somente aplicações diferentes, mas também possuem compostos e componentes diferentes, feitos para, por exemplo, ter maior resistência a carga, como no caso do Chrono; ter uma aderência maior em pisos off-road, como no caso do Scorpion ATR; ou ter uma menor resistência ao rolamento e menor ruído, como o Cinturato P1.

Para não cometer erros na hora da troca do pneu, o consumidor deve sempre tentar substituir o produto pelo mesmo modelo que vem originalmente de fábrica. Toda a engenharia do carro é feita para que o veículo trabalhe muito bem com aquele composto. Se essa troca não for possível, é importante tomar bastante cuidado com qual pneu será escolhido. Entender o índice de carga, código de velocidade e a aplicação que cada pneu tem é crucial para que se encontre o “sapato” correto para cada tipo de carro. Em caso de dúvida, o consumidor pode ir em uma loja Pirelli Performance Center, onde nossos representantes irão tirar todas as dúvidas e indicar o melhor pneu para o veículo.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road