road

Os 10 carros mais populares de todos os tempos

Desde sempre os carros mais queridos são os mais vendidos. Por isso elegemos os modelos favoritos de diferentes épocas que fizeram e ainda fazem parte da paixão do brasileiro pelo automóvel

Home road Os 10 carros mais populares de todos os tempos
Os 10 carros mais populares de todos os tempos

A cada ano acompanhamos novos lançamentos e renovações no segmento automotivo. De um modelo Ferrari a um Ford. Novo design, acabamento e tecnologia, e melhores em desempenho e performance. As marcas se superam e ao mesmo tempo desenvolvem uma rede de concessionárias capaz de atender cada vez mais e melhor ao consumidor, que por sua vez, é influenciado por toda essa eficiência da indústria automotiva e, no final, decide pela compra.

Os 10 carros mas populares de todos os tempos 01

O comportamento do consumidor surpreende pela escolha de carros que, apesar de se renovarem, se mantêm próximos ao conceito original. E assim, alguns modelos permanecem por anos e décadas na linha de produção da indústria, não são quaisquer modelos, mas são aqueles que por alguma, ou diversas razões, conquistaram o consumidor.

Aqui vai uma seleção dos carros preferidos dos brasileiros. Modelos que já passaram por diversas gerações e ainda continuam sendo um best seller, e outros que logo de cara já conquistaram seu espaço.

Os 10 carros mas populares de todos os tempos 02

1.    Volkswagen Gol
O Gol foi inteiramente desenhado pela área de engenharia da Volkswagen no Brasil, e apresentado em 1980 com a difícil missão de se tornar o sucessor do Fusca. O modelo foi pioneiro no desenvolvimento de diversas tecnologias como a injeção eletrônica de série e o motor Flex, e seu design esportivo, sempre voltado para pequenas competições do automobilismo, teve influencia dos modelos Polo e Golf, e ainda dos traços da marca Audi. 
Esse é o queridinho do Brasil. Foi desenvolvido e desenhado considerando as nossas necessidades. Um compacto popular, que foi líder de vendas por 27 anos. E o sucesso do modelo fez também reflexo nas exportações, que chegou a 66 diferentes países. A partir da linha 2017, o Gol entra no seu 36º aniversário. Mais de 7 milhões de unidades já foram produzidas, e não parece que vai parar por ai...

2.    Fiat Uno
O Fiat Uno foi lançado no Brasil em 1984. O desenho foi criado pelo estúdio italiano ItalDesign Giugiaro, reforçando a tendência aos carros compactos na época. Corpo alto e quadrado e um baixo coeficiente aerodinâmico, porém popularmente conhecido como o mais barato e econômico da categoria. Essas foram às características do Uno durante seus mais de 30 anos de produção.
Com o passar dos anos, o modelo trouxe diversas séries especiais, sempre buscando atender às necessidades do consumidor brasileiro, o que rendeu ainda mais fôlego para as vendas.

3.    Volkswagen Fusca
Um clássico. O primeiro carro do povo, acessível e prático, foi criado pelo projetista alemão Ferdinand Porsche em 1938, seguindo as recomendações e com a supervisão de Adolf Hitler. Sim, Hitler foi o responsável pelo desenvolvimento do Fusca. Mas somente em 1950 que iniciaram as importações para o Brasil, e em 1959 foi fabricado o primeiro Fusca em solo nacional. Desde então o carro permaneceu por mais de 24 anos como líder de vendas. 
Sempre foi um modelo muito versátil, devido a sua mecânica e estrutura da carroceria, e então sua popularidade também se estendeu no mercado de modificações. No Brasil existem milhares de pessoas aficionadas pelo Fusca, uma verdadeira paixão! A produção da primeira geração se encerrou em 1996, mas o modelo era tão querido e lembrado que voltou em 1997, com a segunda geração, batizada como New Beetle.

4.    Fiat Palio
Um compacto projetado em 1996 pela Fiat para os mercados emergentes. Eleito o carro do ano por 3 vezes, o Palio desbancou a liderança de vendas, depois de27 anos, do Volkswagen Gol.  Ao contrário de seu antecessor, o Uno, o Fiat Palio trouxe inovação através de suas linhas arredondadas.
Em 2016, ao completar 20 anos de existência, o modelo da Fiat ainda continua na preferência popular, ocupando a 6ª posição no ranking de carros mais vendidos no Brasil.

5.    Chevrolet Celta
O projeto “Arara-azul” tinha como proposta inicial produzir um carro acessível à população de menor poder de compra, oferecendo linhas atraentes e baixo custo de manutenção. Assim surgiu o hatchback Celta, da americana Chevrolet, no ano 2000. 
Um total de 81.628 unidades foram vendidas durante os primeiros 12 meses no mercado, as maiores vendas no primeiro ano já registrado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Devido ao rápido sucesso do Celta, em 2006 a fabricante aumentou a família ao lançar a versão Sedan do modelo, que continuou em produção até 2015.

6.    Chevrolet Chevette 
Com a crise do petróleo de 1973, as vendas de automóveis mundiais caíram consideravelmente e a Chevrolet começou o desenvolvimento de um veículo com maior eficiência e economia de combustível. Surgiu então o Chevette. 
No Brasil, o modelo foi lançado antes mesmo de seu lançamento americano em 1973, com uma versão sedan de duas portas e, posteriormente, quatro portas. O veículo alcançou um sucesso de vendas significativo no país, e a marca desenvolveu dentro da mesma família os modelos Marajó (station wagon) e Chevy (pickup).

7.    Volkswagen Kombi
Um modelo que fez história! O tempo nunca irá apagar a história de um dos utilitários mais vendidos do Brasil, chegando a 1.5 milhões de unidades. No período de 1953 a 2013, a Kombi de motor 1.2 com 4 cilindros e potência de 30 cv, foi fabricada na fábrica da Volkswagen no ABC Paulista. Um automóvel simples, durável, resistente e versátil que conquistou o coração dos brasileiros. A paixão é tanta, que entusiastas elegeram o dia 2 de setembro como o Dia Nacional da Kombi.

8.    Ford Corcel
Produzido pela Ford entre os anos de 1968 e 1986, o Corcel foi por 3 anos eleito o Carro do ano no Brasil. O projeto surgiu de uma parceria da Renault com a Willys do Brasil, em 1967. A Renault lançou na França o bem sucedido Renault 12 e a Ford representou o projeto com o Corcel.
Lançado com motor de quatro cilindros e 1,3 litros, o Corcel trazia soluções tecnológicas inéditas no Brasil, como a coluna de direção bipartida e rodas de 13 polegadas que eram fixadas por apenas três pontos – herança da Renault. Segundo avaliação da revista Quatro Rodas na época: “Era o carro que nos faltava. Suas linhas agradáveis envolvem um conjunto mecânico de alta qualidade e eficiência”.

9.    Toyota Corolla
Fora do segmento popular, um dos carros preferidos do brasileiro, e do mundo, é o sedan médio Corolla. A fabricante japonesa Toyota comercializa o modelo no Brasil desde 1993, como produto importado, e desde 1998 com a produção nacional. O modelo é sucesso no mundo todo com mais 44 milhões de unidades vendidas! Em 2014, o Toyota Corolla estreou a sua 11ª geração.
Por aqui, desbanca concorrentes famosos como o Chevrolet Cruze, o Honda Civic e o Vokswagen Jetta.

10.    Honda HR-V
Um SUV com jeito de crossover e perfil de cupê é atualmente um dos mais cobiçados pelos brasileiros. O Honda HR-V foi consagrado líder de vendas no segmento de SUV em 2016 e sua história de sucesso já tem continuidade em 2017. 
Talvez essa seja a receita: Um design marcante, com rodas e linhas do capô que trazem esportividade, aliado a um interior espaçoso para todos os passageiros e um motor com tecnologia já consagrada pela montadora no Honda Civic. Não é a toa que o consumidor está elegendo mais um favorito!

Saiba mais
Related Stories
Product info
Pirelli cutting edge tecnology at its best
Discover the new P Zero
Find & Buy
Select the product that fits for you
Find the best Tyre for your car
road