road

O que é Premium?
É tudo sobre valores

Qualidade, forte identidade e poder evocativo: é isso que distingue as marcas premium também no setor automotivo

Home road O que é Premium?
É tudo sobre valores
O que é Premium?
É tudo sobre valores

No começo havia luxo. Então veio "premium".

Com a transformação dos desejos e aspirações dos "consumidores" tornando-se mais orientados para a compra não só de objetos, mas também de experiências capazes de incorporar valores e ideais, a dimensão econômica pura ligada ao conceito de "luxo" tornou-se insatisfatória.

Como resultado, a dimensão "premium" foi criada. Não são necessariamente as marcas mais caras que povoam o segmento, mas aquelas capazes de expressar uma identidade forte, aqueles com forte conotação simbólica e emocional, e aqueles que têm uma gama altamente diferenciada de produtos e serviços. São marcas que, acima de tudo, são caracterizadas por uma posição qualitativa elevada. "Qualidade evocativa": isso poderia resumir a natureza das marcas premium.

E isso se aplica a todas as áreas comerciais: da moda às joias e, principalmente, no automotivo.

O que é Premium? É tudo sobre valores

Não há dúvida de que no setor automotivo a evolução do segmento chamado 'premium' tem sido o elemento mais inovador do mercado nos últimos anos.

Se, por um lado, temos testemunhado a crise das chamadas marcas de carros "generalistas", o crescimento das premium tem sido, em vez disso, uma constante.

Na disputa da primeira posição deste segmento estão, sem dúvida, as três principais marcas alemãs: Mercedes-Benz, BMW e Audi.

Na realidade, nos últimos três anos, a Mercedes foi coroada "rainha" do segmento premium. A marca da estrela de três pontas fechou 2019 com 2.339.562 veículos vendidos (+ 1,3% em 2018), enquanto a marca BMW, com sede em Munique, apesar de uma taxa de crescimento mais alta (+ 2%), vendeu 2.168.516 sedãs premium e SUVs. A Casa dos Quatro Anéis permanece distante: no ano passado registrou um aumento de 1,8% nas vendas, mas parou em 1.845.550 unidades.

No entanto, se considerarmos os dados do grupo, ou seja, a contribuição das outras marcas, a situação muda ligeiramente. Neste caso, graças à contribuição da MINI, a Rolls Royce, o BMW Group detém a posição do primeiro fabricante no segmento premium.

Além das diferenças entre os que podem reivindicar a coroa mundial do líder de mercado high-end, existem alguns traços em comum que vêm caracterizando as tendências comerciais de marcas premium há anos.

Uma delas diz respeito à quebra geográfica das vendas: apesar da desaceleração geral da demanda, a China continua a ser uma importante fonte de crescimento para todas as marcas premium, mas a Europa é sempre o primeiro mercado.

O segundo fator, de maior importância para a demanda geral, diz respeito ao produto: hoje "premium" está cada vez mais associado aos SUVs.

As marcas deste segmento continuam abraçando a tendência de órgãos elevados e empurrando as marcas "generalistas" a avançar em direção a essa categoria.

No geral, seja um SUV ou um sedã, o design de carros premium requer cada vez mais estreita colaboração entre o fabricante dos carros e os pneus, que devem ser capazes de melhorar o desempenho e as qualidades dinâmicas dos carros.

A Pirelli, líder mundial neste segmento com mais de 2.000 homologações premium, conseguiu antecipar essa tendência. Na verdade, um em cada quatro modelos premium no mundo são equipados com borracha Pirelli.

Seja na gama P Zero, Scorpion ou mesmo Cinturato, a Pirelli faz pneus dedicados para cada um dos fabricantes high-end, caracterizados por um símbolo no ombro que indica seu desenvolvimento conjunto: MO para Mercedes; a estrela para BMW; AO para Audi, para citar alguns.

Em comparação com o pneu original, os pneus "marcados" têm características distintas e específicas no design de banda de rodagem, nos compostos ou na estrutura interna.

Tudo isso é possível por um profundo compromisso em Pesquisa e Desenvolvimento, que opera em um modelo de "Inovação Aberta". Em 2018, a Pirelli investiu 6,1% de suas receitas com produtos de alto valor em Pesquisa e Desenvolvimento, uma das maiores taxas entre os fabricantes de pneus em todo o mundo.

Para fazer da Pirelli a escolha número um dos fabricantes de automóveis premium, além da inovação tecnológica, é preciso a força de uma marca considerada um ícone internacional da excelência italiana. Exige uma marca capaz de incorporar um estilo exclusivo e oferecer valores únicos e dimensões experienciais. A Pirelli é uma marca equipada com essa energia evocativa sem a qual o segmento premium não existiria.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road