road

Na chuva com
toda segurança

Home road Na chuva com
toda segurança
Na chuva com
toda segurança

O período de fortes chuvas no Brasil, típico do verão, é sempre uma parte do ano em que as pessoas precisam ter especial atenção com alguns detalhes ao dirigir. Manter o veículo de duas ou quatro rodas com sua manutenção em dia é fundamental para garantir que você possa contar com toda a segurança e desempenho esperados e projetados pelo fabricante. E os pneus, único ponto de contato com o solo, merecem sua atenção.

Quando a Pirelli trabalha em um pneu de moto ou carro, um dos quesitos mais importantes que é levado em consideração no seu desenvolvimento é a chuva. Como o produto vai lidar com este momento de sua utilização. Para isso, anos de trabalho de engenharia são investidos, que definem parâmetros como técnicas de construção, material utilizado, desenho da banda de rodagem, entre outros, que são fundamentais para o excelente resultado alcançado.

Dirigir nas ruas das cidades ou nas estradas pode ser bastante prazeroso, mas com as chuvas a atenção precisa ser redobrada e para garantir que os pneus façam seu trabalho efetivamente, é necessário, para começar, mantê-los sempre bem calibrados. A informação correta da pressão está no manual do veículo e deve ser seguida, inclusive no estepe, quando falamos de carros. Sempre faça a calibragem a frio, assim o resultado é o ideal. Verificar se os pneus não estão gastos – olhando a marcação TWI neles – também é de extrema importância, ainda mais nesta época do ano.

Show more images

Com os pneus em boas condições, fato que pode ser comprovado com uma vistoria feita por um profissional qualificado, e o veículo revisado, você estará nas melhores condições para enfrentar as chuvas. Na hora de dirigir, tome cuidado. Se a chuva tão esperada vier, diminua a velocidade, aumente a distância para o veículo à sua frente e aumente a atenção. Evite manobras bruscas de aceleração e frenagem e, até mesmo, de mudanças de direção.

A superfície molhada da estrada, misturada com sujeira e óleo de outros veículos, cria o cenário ideal para uma escorregada que pode gerar um susto e, até mesmo, um acidente. Em caso de aquaplanagem, quando os pneus perdem o contato com o solo, mantenha as mãos firmes no volante sem acelerar ou frear, ou fazer mudanças de direção, deixando o veículo voltar naturalmente ao controle. Dirija com cautela. Se você achar que está chovendo demais, não pare no acostamento, não acione o pisca-alerta enquanto estiver em movimento e pare em um posto de gasolina, ou outro tipo de estabelecimento, assim que for possível.

As chuvas podem até mesmo assustar alguns motoristas, mas devem ser enfrentadas com atenção e respeito. Com os pneus certos e bem calibrados em um veículo revisado, o projeto desenvolvido durante anos entre o fabricante de pneus e a montadora vai entregar o melhor desempenho aliado com o máximo de segurança. A Pirelli trabalha diariamente para produzir os pneus certos para cada aplicação nos mais diversos tipos de veículos, passando pelos mais diferentes tipos de piso, não importando onde a aventura for.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road