road

Mais liberdade para viajar

Novo perfil de viajantes faz a procura por motorhomes aumentar

Home road Mais liberdade para viajar
Mais liberdade para viajar

O sonho de ter uma casa de quatro rodas tem se tornado realidade para muitas pessoas que podem trabalhar em home office ou mesmo para amigos e famílias que gostam viajar e admirar a paisagem pelo caminho. Nos últimos anos tem crescido o interesse pela compra e locação de motorhomes, mas desde 2020 o perfil de viajantes tem se ampliado.

Felipe Kirsch, que viaja de motorhome com a família desde criança, afirma que muitas pessoas tinham o desejo de comprar um motorhome depois da aposentadoria, quando tivessem uma vida profissional e financeira mais estável. Mas a pandemia acelerou o mercado como um todo e fez com que as pessoas quisessem se afastar da área urbana.

No caso dele, essa maneira de conhecer o país influenciou o seu estilo de vida e até a atividade profissional. Junto com o pai, Wilson, e o irmão, Eduardo, ele é proprietário da Kirsch Motorhomes e também faz parte da diretoria da Associação Gaúcha de Proprietários de Veículos de Recreação.

Show more images

“Eu já nasci inserido nesse meio. Há mais de 40 anos o meu pai já acampava, depois passou a viajar de trailer e motorhome. Além de um estilo de vida, o hobby faz parte da nossa rotina profissional”, explica Kirsch.

Julio Lemos, proprietário da Estrella Mobil Motorhomes, também tem percebido uma mudança do público que procura a sua empresa. Segundo ele, a ideia de ter um veículo recreativo já estava aumentando entre famílias que passavam o final de semana na praia ou no campo, mas a pandemia as incentivou a adquirir seu motorhome.

“Tivemos um aumento de 80% nas vendas da fábrica. As pessoas perceberam que é possível aliar o trabalho com viagens mesmo durante a semana. Além disso, quem tem o costume de viajar e se deparou com a situação de ficar 24 horas por dia em casa repensou a maneira de cair na estrada com segurança e sem perder o conforto”, diz Lemos.

Liberdade para viajar

“O modo do brasileiro viajar mudou bastante, então as pessoas não querem mais ficar o tempo todo em uma única cidade. Elas querem liberdade. Se não gostou do roteiro ou do lugar é só trocar. O Brasil é um país turístico, existem muitos locais para conhecer e as pessoas vêm descobrindo isso com o motorhome”, avalia Lemos.

Para escolher qual motorhome comprar ou alugar, Lemos alerta que é preciso levar em conta se o veículo será usado em regiões próximas e  para longos períodos ou para fazer vários roteiros e passar por diversas cidades em um curto espaço de tempo. “Em primeiro lugar é preciso saber onde ele vai ser usado e que tipo de equipamento a pessoa prefere. Depois disso é possível montar o projeto personalizado de acordo com cada cliente”.

Assim como é feito em uma casa, é preciso que sejam feitas manutenções no mobiliário e na limpeza do motorhome. E caso surja um barulho diferente ou mesmo se quiser colocar ou alterar algum utensílio, é importante levar o veículo em uma empresa especializada para não correr o risco de danificar as peças.

Para se preparar para as viagens, Kirsch indica que as pessoas pesquisem bastante em grupos na internet e em aplicativos que ajudam a encontrar locais que tenham estrutura e possíveis lugares para pernoitar. “Se levarmos em consideração o tamanho do país, ainda são poucos os campings disponíveis e como nem sempre as estradas são boas, quem está começando pode sentir um pouco de dificuldade. Mas no dia a dia a gente descobre que existe solução para tudo”.

E como convive com proprietários de motorhomes há muitos anos, Kirsch e a família já fazem planos para quando a vida voltar ao normal. “Nós participamos de grupos e quando for possível nós vamos voltar a nos encontrar. Vamos continuar aproveitando esse estilo de vida e ajudando outras pessoas a viajar pelo país”, finaliza.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road