road

Jaguar Land Rover está estudando o carro antiestresse

Uma tecnologia atualmente em teste vai adaptar as condições internas do veículo às necessidades do motorista para uma jornada mais tranquila

Home road Jaguar Land Rover está estudando o carro antiestresse
Jaguar Land Rover está estudando o carro antiestresse

Por causa dos semáforos, filas e estacionamento em fila dupla, dirigir um carro pode, muitas vezes, ser irritante e piorar ainda mais o humor do motorista que já está sob pressão por um dia difícil. Ao mesmo tempo, o estresse e o cansaço, assim como um mal-estar mental e físico crescente, pode também levar a vários riscos tanto para o motorista quanto para os passageiros.

A Jaguar Land Rover decidiu buscar uma solução para este problema, experimentando uma tecnologia que irá automaticamente melhorar as condições dos passageiros ao oferecer um ambiente que seja bom para seu bem-estar combatendo o estresse.

Jaguar Land Rover está estudando o carro antiestresse 01

TECNOLOGIA QUE SATISFAZ SUAS NECESSIDADES

O sistema consiste em uma câmera de vídeo e uma série de sensores biométricos que podem monitorar as condições e as expressões faciais do motorista, de forma a permitir o ajuste automático das funções dentro do veículo usando como base as necessidades do motorista. A inteligência artificial regula a temperatura do carro, a ventilação, a iluminação e a multimídia, ao interpretar cada mínima reação do motorista. Se o sistema capta sintomas de cansaço, o ar condicionado baixa a temperatura para criar uma atmosfera mais refrescante.

Baseando-se na avaliação das características faciais do motorista, o sistema pode tocar uma playlist pensada para melhorar seu humor ou ajustar a iluminação se perceber que ela está interferindo em seu bem-estar.

A fabricante também está pensando em causar um impacto positivo no bem-estar dos passageiros, ao testar uma tecnologia que pode tornar sua jornada mais agradável enquanto verifica se o motorista está sempre vigilante e não cai no sono. Ela vai cuidar do cansaço dos que estão no banco de trás, diminuindo a iluminação e aumentando a temperatura para ajudá-los a adormecer. Além disso, ao longo do tempo o sistema memoriza os ajustes preferidos do motorista e poderá oferecer uma experiência cada vez mais personalizada do serviço.

CONFORTO E SEGURANÇA 

A ideia da Jaguar Land Rover surgiu de uma pesquisa de 2018 encomendada pela Fundação de Saúde Mental do Reino Unido que mostrou que 74% dos adultos se sentem oprimidos pelo estresse todos os dias.

Apesar do fato de a indústria caminhar na direção dos veículos autônomos, continua sendo importante proteger o bem-estar do motorista. "Com uma abordagem holística para o motorista individual e colocando em prática tudo o que nós aprendemos sobre o bem-estar de uma pessoa durante os últimos dez ou 15 anos de pesquisa, podemos garantir aos nossos clientes, quando ao volante, que eles estarão confortáveis, ocupados e prontos para qualquer situação que apareça, incluindo as mais monótonas jornadas rodoviárias", declara o Doutor Steve Iley, Diretor Médico da Jaguar Land Rover.

O novo sistema de detecção de humor é parte de uma série de inovações tecnológicas que traduzem a visão da empresa em realidade. Os seus carros de luxo devem se tornar um “tranquilo santuário”, que pode garantir o máximo conforto. Naturalmente, não é só uma questão de bem-estar, mas também de segurança. Em todos os carros da Jaguar e da Land Rover, por exemplo, a tecnologia de monitoramento de condução do motorista já está disponível como um sistema que sugere ao motorista que descanse se perceber que há um risco de cair no sono.

Jaguar Land Rover está estudando o carro antiestresse 02

REDUÇÃO DE RUÍDOS E TECNOLOGIA PNCS

Os pneus também podem contribuir com o conforto dos passageiros. Um aspecto muitas vezes esquecido, mas que tem um impacto muito significativo no ruído do carro, é o movimento dos pneus. A pesquisa da Pirelli tem o objetivo de desenvolver pneus que sejam tão silenciosos quanto possível, para reduzir a poluição sonora e maximizar o conforto dentro do carro.

A tecnologia mais eficiente para reduzir o ruído dentro do carro se chama PNCS (Pirelli Noise Cancelling System). Uma vez que as cargas de pressão entre a superfície da estrada e o desenho da banda de rodagem geram vibrações dentro da cavidade do pneu, a PNCS usa dentro da cavidade uma espuma de poliuretano especial que absorve o som. Isto reduz o ruído causado pela ressonância do ar e garantindo uma jornada mais tranquila e confortável.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road