supercarros

A final mundial do Lamborghini está de volta

O Lamborghini Super Trofeo foi concluído com a Final Mundial na Itália

Home road carros supercarros A final mundial do Lamborghini está de volta

Bem-vindos de volta!

Depois do cancelamento no ano passado devido ao surto da Covid-19, o tradicional fim de temporada da Lamborghini Super Trofeo voltou ao calendário do automobilismo no final de semana de outubro no Misano World Circuit Marco Simoncelli, na Itália.

Para os amantes da Lamborghini, essa é a maior coleção de carros Huracán Super Trofeo Evo que você verá no ano todo. De corridas nas pistas a VIP Hot Laps, assim como exposições em um paddock aberto, a Final Mundial é realmente um destaque, não apenas no calendário de corrida GT, mas também da Pirelli — parceira exclusiva de pneus da Lamborghini.

Com exceção da icônica corrida de resistência Spa 24 horas, na Bélgica, a Final Mundial é um dos fins de semanas mais movimentados da companhia. Um total de 55 carros foram inscritos no fim de semana da Final Mundial, com cada um exigindo tantos jogos de pneus quanto teriam rodado durante toda a temporada.

Show more images

Como a corrida funciona

O formato de corrida da Lamborghini Super Trofeo é muito simples: existem quatro diferentes classes, cada uma determinada pela velocidade e experiência dos pilotos envolvidos. As classes são Pro, Pro-Am, Am e Lamborghini Cup. A última é para novatos, ou verdadeiros cavalheiros, que estão no início de suas carreiras ou apenas querem correr por diversão. Nos campeonatos regionais, essas classes correm todas juntas em competições de 50 minutos que contam com pit-stop entre 20 e 30 minutos após o início da corrida.

Para as Finais Mundiais, o formato de duas corridas é o mesmo, mas para evitar um colossal grid de 55 carros, as classes Pro e Pro-Am competem juntas e as categorias AM e Lamborghini Cup em conjunto.

As Finais Mundiais ocorrem em quatro dias, com os campeonatos regionais decididos entre quinta e sexta-feira, enquanto o fim de semana recebe as corridas para coroar o vencedor. É um momento realmente especial.

Ação dentro e fora das pistas

Mas não se trata apenas de correr nas pistas. A Lamborghini entrega uma experiência única para todos que comparecem às Finais Mundiais. Misano foi a primeira Final Mundial desde 2019, o que significa que fãs e espectadores puderam ver os gloriosos Lamborghini Huracán ao redor da área do paddock.

Alguns sortudos conseguiram também uma demonstração de habilidades em volta do paddock, seguida por uma hot lap no circuito com um instrutor profissional de pilotos da Lamborghini Squadra Corse, enquanto o off-road Urus era testado em uma pista de terra na região.

Além disso, o hipercarro inspirado no Aventador da Lamborghini — o Essenza SCV12 — foi dividido em slots de duas horas no fim de semana, mostrando a incrível engenharia da operação Lamborghini Squadra Corse. Claro que todos os carros estavam equipados com pneus Pirelli P Zero, dando continuidade ao longo relacionamento entre a Lamborghini e a Pirelli, que data da fundação da fabricante de automóveis em 1963.

As estrelas do show

Mas em um fim de semana de corridas os pilotos tomam o centro do palco. Os campeonatos regionais foram na sexta-feira à noite, com o Richard Antinucci da Dream Racing Motorsport — o sobrinho do ex-piloto de IndyCar e Fórmula 1, Eddie Cheever — conquistando seu terceiro título norte-americano, enquanto Kevin Gilardoni e Leonardo Pulcini (Oregon Team) asseguraram o título europeu de forma dramática depois de rodar nas etapas finais.

Nas Finais Mundiais em si, as regras são jogadas pela janela enquanto as equipes e pilotos colocam seus esforços em serem coroados como o melhor piloto do Lamborghini Super Trofeo do mundo. E a tripulação de Karol Basz, da VS Racing — um experiente competidor do Super Trofeo — e o graduado em kart, Mattia Michelotto, prevaleceram ao dominar a pole das duas corridas.