supercarros

Da estrada à competição GT: Picasso e a arte da corrida

A fabricante suíça de supercarros está se preparando para competir nos níveis mais elevados das corridas GT globais com seu pequeno, leve e poderoso 660 LMS. O chassi, a aerodinâmica e a cinemática são as principais áreas que mudaram para transformá-lo de um carro de estrada em um carro de corrida

Home road carros supercarros Da estrada à competição GT: Picasso e a arte da corrida

Da estrada para a pista, o Picasso 660 LMS está se preparando para correr. A única fabricante suíça de supercarros, que apresentou seu primeiro carro em 2022, lança uma versão de corrida para embarcar em uma nova aventura. A área de pesquisa e desenvolvimento da Picasso está atualmente projetando o carro de corrida LMS, que deve entrar nas pistas no início do ano que vem. O fundador da empresa, Stefano Picasso, a força motriz por trás do projeto de corrida, disse: “A primeira parte da minha vida foi como competidor, então gosto de desafios e este é certamente um deles! Mas na verdade não há muito trabalho a fazer, pois o carro de estrada já nasceu como uma máquina extrema. Precisamos adequá-lo às regras de segurança que existem para a competição, e também estamos trabalhando na leveza: vamos economizar 20% no peso com um novo monocoque (estrutura em que a cobertura é responsável pelo suporte estrutural), que é uma evolução que começa com o que temos feito no carro da estrada. Ao mesmo tempo, a rigidez melhora em 24%. Outros avanços incluem cinemática aprimorada. O motor permanecerá inalterado, pois já é um modelo de eficiência e desempenho.”

O desenvolvimento não para com o carro de corrida. Picasso acrescentou: “Correr significa adrenalina e entretenimento, mas acima de tudo é uma oportunidade de crescimento pessoal e tecnológico. Este projeto nos permitirá conhecer melhor o carro e alcançar novos patamares de desenvolvimento”. Como resultado, algumas das evoluções que estão sendo definidas para as corridas de GT também chegarão aos carros de rua, especialmente o monocoque de fibra de carbono. O automobilismo é o ambiente ideal para as montadoras experimentarem e testarem novas ideias de ponta; o mesmo se aplica à Pirelli, que desde 1907 usa a competição como laboratório de pneus ao ar livre.

Essas melhorias ajudarão a refinar um pacote de tecnologias que já está em alto nível. Pesando apenas 980 quilos, o carro de estrada 660 LMS é construído em torno de um chassi monocoque composto de fibra de carbono, dando-lhe a rigidez estrutural semelhante a um carro de corrida real. Há fibra de carbono em todos os lugares, desde os acabamentos internos que evocam o espírito de competição sem comprometer o conforto, até o volante multifuncional que fica à frente da alavanca de câmbio. Há uma transmissão sequencial de seis velocidades e o carro tem tração traseira. O motor de alumínio é montado na parte traseira e leva o Picasso a uma velocidade máxima de 315 km/h. A esta velocidade, a aerodinâmica avançada do 660 LMS gera uma impressionante carga aerodinâmica de 960 quilos: mais uma vez semelhante ao que se encontra no automobilismo.

A estreia do carro nas corridas está marcada para 2024. A Pirelli também estará lá; além de equipar o carro de estrada 660 LMS com coberturas semi-slick P Zero Trofeo R, a empresa italiana também fornecerá o programa de corrida do supercarro suíço. O mesmo espírito permeia ambas as máquinas: o amor pela competição e a busca por novos patamares de tecnologia.