road

Carnaval na estrada
de Pirelli

Aproveitar o período de festa para viajar é uma dica para aqueles que buscam outras aventuras

Home road Carnaval na estrada
de Pirelli
Carnaval na estrada
de Pirelli

Fevereiro marca um período muito importante para os brasileiros. O Carnaval, uma festa popular que ganha as ruas e avenidas em todos os cantos do País é desfrutado por milhões como momento de alegria e muita diversão. A maioria das pessoas fica em suas cidades, aproveitando a programação local, mas para o grupo que prefere aproveitar os dias sem trabalho para viajar em busca de outras aventuras sempre existe um parceiro ideal, os pneus Pirelli.

Para conseguir fazer isso com o máximo de conforto, desempenho e segurança, é sempre importante fazer uma revisão mecânica completa do veículo, mas para nós, o foco é sempre um só: o pneu. Mesmo sem ser tão lembrado no dia-a-dia, este item é fundamental, pois, como é o único contato do veículo, de sua força, desempenho e capacidade, com o solo, basicamente tudo depende do seu pleno funcionamento.

Show more images

Repleto de tecnologia, resultado de mais de 100 anos de desenvolvimento de processos construtivos, matéria prima e engenharia, os pneus Pirelli, que equipam os carros mais desejados do mundo, são capazes de suportar muito esforço. Entretanto, para entregar o melhor que podem, estes pneus dependem um pouco da ajuda do proprietário, com dicas básicas de manutenção que precisam ser seguidas.

Começando com a verificação do TWI, o indicador de desgaste, presente na banda de rodagem em vários pontos. Este dispositivo é importante para mostrar de forma clara e simples a capacidade que o produto ainda possui de desbravar estradas molhadas com segurança. Isso não é pouca coisa, já que o pneu é feito para entregar o melhor desempenho seja na pista seca ou ensopada.

Mas não é só isso. O TWI ajuda a identificar se o pneu ainda possui borracha em sua banda de rodagem suficiente para suportar esforços extras como impacto com buracos, calçadas, obstáculos, entre outros. Por isso, se o indicador estiver nivelado com a superfície dos blocos, chegou a hora de trocar o pneu, sempre por um de medida equivalente. Duas coisas importantes a lembrar são: mantenha pneus iguais e com mesmo nível de desgaste no mesmo eixo e, caso troque apenas dois, coloque-os no eixo traseiro. Sabe por quê? Uma saída de traseira é bem mais difícil de ser controlada do que de frente. Então, não se arrisque.

Não esqueça a calibragem! Os pneus dependem do ar do seu interior para funcionar da forma para qual foram projetados. Então, siga as instruções do manual do proprietário do veículo. Neste procedimento, a dica que passamos é que faça sempre com o pneu frio. Para encerrar, ainda temos alinhamento, balanceamento e rodízio. Faça-os a cada 10 mil km ou 5 mil km, caso trafegue muito em terrenos acidentados.

Estes procedimentos podem parecer excessivos, mas não são. Pegar um carro com 100, 200, 400, 800 ou 1.500 cavalos para desbravar as ruas e estradas é uma das coisas mais prazerosas a se fazer. O senso de liberdade, velocidade, segurança e diversão são igualados a poucas coisas e ter certeza de que você está fazendo isso sobre uma base com o máximo de tecnologia, segurança e conforto é ainda melhor.

Aproveite seu momento de festa ou tranquilidade do Carnaval da melhor maneira que puder, mas, se for dirigir, as melhores dicas que te damos são: respeite as leis de trânsito e se dirigir, não beba.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road