vela

Luna Rossa volta ao mar

O protótipo da equipe Luna Rossa Prada Pirelli foi colocado na água. Uma nova aventura que reúne dois companheiros históricos novamente, Prada e Pirelli, agora em um barco

Home race vela Luna Rossa volta ao mar

Quando chegou à última boia na final da 36ª Copa América, a Luna Rossa Prada Pirelli fez história. Agora, a aventura está prestes a começar de novo. Na verdade, a equipe está pronta para voltar à água e está fazendo isso com um protótipo futurista lançado em Cagliari, na Itália. A navegação neste barco será crucial para o programa de Pesquisa e Desenvolvimento que levará ao projeto final do novo AC75 com o qual a próxima Copa América será enfrentada em Barcelona em 2024.

Design caseiro

Você não precisa ir longe para descobrir onde esse barco tomou forma. Foi projetado e construído na sede da Luna Rossa Prada Pirelli, em Cagliari (Itália), com recursos próprios da equipe, de acordo com as regras impostas pelo protocolo da 37ª Copa América. O resultado é um design inovador, complexo em termos de engenharia e tecnologia, utilizando soluções experimentais em todos os setores e materiais de última geração.

Entre números e novos recursos

Mas quanto tempo levou para que isso acontecesse? A resposta é: quase 10 meses e mais de 30 mil horas de trabalho, graças a mais de 25 pessoas e 40 membros da equipe de design. Para a construção do casco e componentes compostos, foram utilizados 5.000 m2 de fibra de carbono aplicados a diferentes materiais do núcleo estrutural. Ele é equipado com um mastro de asa e as velas semelhantes a AC75 usam a tecnologia North Sails. O arco será menor e não será mais utilizado para o Código 0 (não mais exigido na próxima edição da Copa), mas como suporte ao equipamento técnico a bordo.

Luna Rossa volta ao mar 02
Luna Rossa volta ao mar 02

A equipe

A notícia não é apenas sobre o barco em si, mas também diz respeito à equipe. Desde a última edição, a equipe foi ampliada para incluir muitos talentos novos, até mesmo muito jovens, que fortaleceram diferentes áreas (especialmente a equipe de design e a equipe de vela). As sessões de treinamento no mar começarão nos próximos dias e incluirão uma rotação de tripulação para que todos estejam familiarizados com este novo barco.

Pirelli e Luna Rossa: um vínculo contínuo

O lançamento do protótipo também foi uma oportunidade para renovar a parceria histórica que une Pirelli e Luna Rossa. Marco Tronchetti Provera, Vice-Presidente Executivo e CEO da Pirelli, afirmou: "Tradição, tecnologia e paixão por desafios são os principais ingredientes da Copa América, valores que a Pirelli sempre apoiou. Estamos mais uma vez a bordo para apoiar um projeto em que acreditamos, uma equipe talentosa e um barco, o Luna Rossa, que ao longo dos anos ajudou a escrever capítulos importantes na história desta competição extraordinária. Estamos orgulhosos e honrados em ver a marca Pirelli nessas velas repletas de tradição que mais uma vez farão muitos italianos sonharem, não apenas aqueles que amam velejar. O barco e a tripulação têm potencial para vencer e nos dar fortes emoções. Hoje celebramos o início de mais uma aventura maravilhosa."

A madrinha do lançamento, Miuccia Prada, quebrou a tradicional garrafa na proa do barco batizando-a de Luna Rossa. Que o novo desafio comece!