outras competicoes

Pirelli fecha o ano do motorsport com protagonismo nas pistas do Brasil

Marca italiana esteve presente como fornecedora entre os principais campeonatos de carros e motos do país

Home race outras competicoes Pirelli fecha o ano do motorsport com protagonismo nas pistas do Brasil

Após dez meses de intensas atividades nas pistas Brasil afora, o calendário de 2023 do Motorsport Pirelli chegou ao fim. Levando em conta apenas as provas no asfalto, foram mais de 150 corridas de carro e de moto em solo brasileiro, mantendo a tradição e honrando o DNA motorsport da marca italiana. Afinal, a pista é o nosso grande laboratório a céu aberto, e a Pirelli marcou presença em quatro das principais categorias do país.

Nos carros, o Império Endurance Brasil se consolidou ainda mais como um dos principais campeonatos do motorsport nacional. Palco para as máquinas mais rápidas do país, o Endurance Brasil registrou um calendário de oito etapas em 2023. Com início e término no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, a competição teve Gaetano Di Mauro como o grande campeão na principal categoria, a P1.

 

Gaetano Di Mauro, o campeão da P1 no Endurance Brasil - Foto: Bruno Terena

 

A bordo de um protótipo Ligier, o piloto paulista chegou à última etapa fora da liderança na tabela de classificação de pilotos. Porém, ele contou com uma boa estratégia, além de percalços dos principais adversários na disputa pela taça de campeão, para vencer a derradeira prova - ao lado de Guilherme Bottura e Gustavo Kiryla – e assim conquistar seu primeiro título no Endurance Brasil.

“Este é um momento muito especial para todos da BTZ, todos que acreditaram no sonho de fazer essa equipe. Não chegamos aqui como favoritos, mas nosso trabalho em conjunto fez com que essa conquista se tornasse possível. Dedico esta vitória, principalmente, ao Guilherme Bottura. Matematicamente ele não é campeão junto comigo porque não disputou uma etapa, mas a verdade é que, só vencemos, porque ele fez uma temporada fantástica e nem é justo que, só porque ele não disputou uma única prova, ele não seja também o campeão deste ano”, comemorou Gaetano.

Em 2023, a antiga Sprint Race se tornou NASCAR Brasil Sprint Race e também foi disputada em oito etapas, sendo duas delas válidas para um campeonato especial, chamado de Special Edition. As demais seis rodadas são consideradas o Campeonato Brasil. A soma desses dois campeonatos, levando em conta as oito etapas, é chamada de Overall. Os pilotos são divididos em três classes, de acordo com a experiência, sendo elas: PRO, PROAM e AM. Na PRO, a principal, Léo Torres garantiu a taça de campeão.

“Eu estou muito feliz, vivendo um sonho. Conseguimos repetir o feito de 2021, quando também conquistamos o título no classificatório da última etapa. É muito bom correr com o título garantido e com o troféu de primeiro campeão da NASCAR Brasil praticamente na estante. Ainda mais numa pista como Interlagos, que deixa tudo mais especial”, comemorou Léo Torres.

 

Léo Torres garantiu a taça na renomeada NASCAR Brasil – Foto: Luciano Santos

 

Quando o assunto são as motos, a Pirelli está presente nos dois principais campeonatos nacionais, o SuperBike Brasil e a Moto1000GP. E não foram poucas as corridas disputadas em duas rodas com os pneus da marca italiana. No caso do SuperBike Brasil, o calendário contou com dez etapas, começando e fechando o ano no templo de Interlagos, em São Paulo. Na classe principal, a PRO, o título ficou com o uruguaio Maxi Gerardo, que superou Guilherme Brito para se sagrar o primeiro campeão estrangeiro na categoria.

“Para ser campeão foi fundamental que a equipe nunca desistisse. Trabalhou para resolver os problemas que tivemos, nos momentos em que não éramos tão competitivos. Nesses momentos, terminávamos as corridas nos lugares que sempre podíamos alcançar, com o objetivo de somar o máximo de pontos possíveis para tentar chegar ao final com chances de título”, afirmou Gerardo.

 

Maxi Gerardo apostou na regularidade para faturar a taça do SBK Brasil – Foto: 2soulphoto

 

O ano de 2023 marcou o retorno do Moto1000GP ao calendário do motorsport brasileiro. O campeonato, que contou com patrocínio da Pirelli, também teve uma vitória estrangeira na categoria principal, a GP 1000. No caso, o vencedor foi o argentino Ramiro Gandola. Dominante, Gandola garantiu a taça ainda na primeira corrida da etapa final, em Goiânia, com uma prova de antecipação.

“Trabalhamos muito durante todo o ano para conquistar o campeonato. Feliz em terminar 2023 assim. É um ano muito positivo para mim e agora vamos continuar trabalhando para o ano que vem ser de grandes coisas”, resumiu o campeão.

 

Argentino Ramiro Gandola brilhou nas pistas do Moto1000GP – Foto: Johanes Duarte

 

Para 2024, a expectativa segue de grandes disputas nas pistas. Não só no Brasil, claro. A Pirelli possui uma presença global no motorsport mundial, sendo a fornecedora oficial da Fórmula 1, do Campeonato Mundial de Rali (WRC), do Mundial de Superbike entre tantas outras competições importantes. Para nós, competir é um dos principais fatores que nos leva à frente, permitindo o desenvolvimento constante de produtos e nos garantindo um lugar fixo na vanguarda tecnológica.