vela

O novo Alla Grande-Pirelli está pronto para velejar

Novo barco do velejador Ambrogio Beccaria foi apresentado em Gênova, na Itália. O capitão de Milão ilustra suas características e sua vida a bordo, se preparando para a histórica regata Rota du Rhum

Home race vela O novo Alla Grande-Pirelli está pronto para velejar

“Estacionado" no cais do Iate Clube Italiano, em Gênova, o Alla Grande-Pirelli imediatamente chama a atenção de quem veio conferir pessoalmente. Com cerca de 12,19 metros de comprimento e 4,50 metros de largura, pode ser descrito como um barco seguro, de alto desempenho e marcado por potência e controle. Uma filosofia que se encaixa perfeitamente com seu principal patrocinador, a Pirelli. Após meses de estudos, simulações e trabalho duro, o Class40 de Ambrogio Beccaria está pronto para zarpar. O primeiro desafio? Uma das regatas transatlânticas mais conhecidas: a Rota du Rhum, partindo em 6 de novembro.

Vida a bordo do Alla Grande-Pirelli

Paixão e entusiasmo são os pilares de construção do projeto e agora o barco que Ambrogio Beccaria sempre sonhou se tornou realidade. Vê-lo na água é uma grande emoção e maior ainda é a curiosidade de entrar a bordo para descobrir seus segredos. Características técnicas à parte, a ausência de uma cabine apropriada e de um banheiro é surpreendente. "Comparado com o mini 6,50, onde você está sempre molhado, eu vou estar muito mais alto na água aqui. Estudamos um cockpit ao ar livre totalmente protegido, onde eu posso descansar. Para dormir, temos um pouf que deve amortecer as batidas das ondas", explica Ambrogio. No que diz respeito à comida, o cardápio do barco oferece, além de alimentos congelados, um cardápio composto principalmente de macarrão e arroz, para serem cozidos em uma panela de pressão. Então não é tão ruim assim. No entanto, café e bebidas alcoólicas são proibidos, enquanto chocolate só é permitido em pequenas quantidades. O sono também é restrito; especificamente, é possível dormir a cada 20 minutos, uma maneira de descansar muito semelhante à dos animais.

Um barco sustentável e inovador

O foco no meio ambiente é um aspecto muito importante para o Alla Grande-Pirelli, que é alimentado por energia renovável, produzindo água com uma usina que, por sua vez, é abastecida pela eletricidade produzida por painéis solares. O uso de plástico descartável será limitado ao mínimo e os poucos objetos plásticos são reutilizáveis. Além disso, os compostos do Northern Light Composite têm sido utilizados: uma fibra de linho e uma thermosetting, resina reciclável, materiais de impacto ambiental ultrabaixo dos quais foram construídos elementos como o arco e escotilhas de popa e o painel de instrumentos. Os painéis solares, desenvolvidos em parceria com a Solbian, são montados no convés e conectados ao sistema elétrico a bordo, por meio de controladores de carga MPPT (Maximum Power Point Tracker) que podem otimizar a carga o máximo possível.

"É um barco repleto de criatividade, tecnologia e paixão. Um barco fascinante, que é altamente intrigante, pois experimenta soluções inovadoras de design que muitas vezes decorrem da experiência de Ambrogio no mar. O Alla Grande se apresenta aos entusiastas da vela como um desafio dentro de outro desafio, e é também por isso que a Pirelli subiu tão alegremente a bordo. Esse espírito ousado é complementado pelo comprometimento, determinação e expertise de Ambrogio, bem como pelo profissionalismo da equipe e do estaleiro. Uma excelente mistura que levará a resultados importantes e que, pelas características que mostra, chamará a atenção de um público muito mais amplo que é atraído tanto pelo desafio esportivo como pelo gosto da aventura típica dos empreendimentos solo", explica o vice-presidente executivo e CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, presente na apresentação do barco.

Em direção à Rota du Rhum

Uma rota espetacular: 3.542 milhas de Saint-Malo, Bretanha, até Pointe-à-Pitre, em Guadalupe, com apenas um grande salto. Chama-se Route du Rhum, uma das regatas mais importantes e duras do mundo. Nos próximos dias, Ambrogio navegará em direção ao Atlântico para completar as qualificações necessárias antes de sua partida. A famosa regata transoceânica solo torna obrigatório que todos os competidores tenham viajado pelo menos 1200 milhas sozinhos. Ambrogio partirá de Lisboa no próximo dia 25 de setembro e seguirá em direção a Lorient, na Bretanha, através das Ilhas Açores. A navegação solo levará cerca de uma semana.

Criada em 1978, a Route du Rhum é o evento de vela mais importante em alto mar depois do Vendée Globe. Vários navegadores italianos – Giovanni Soldini, Giancarlo Pedote, Andrea Fantini – empreenderam, mas nenhum profissional jamais ganhou. Serão 138 embarcações na próxima edição da Rota du Rhum 2022, das quais 52 Class40, a turma com a maioria dos participantes.

A estreia do estaleiro SanGiorgio Marine

A construção da Classe 40 Alla Grande-Pirelli ocorreu no recém-nascido estaleiro SanGiorgio Marine de Edoardo Bianchi, velejador olímpico e ex-Gerente de Projetos da Persico Marine na construção dos barcos foiling Luna Rossa. "Até hoje, a tradição oceânica teve quase um único ponto de referência de construção", explica Bianchi, "ou seja, os estaleiros bretões: o grande desafio enfrentado pelo Alla grande é, portanto, trazer a Itália à tona, também no campo da vela oceânica. É por isso que estou muito orgulhoso da decisão de Ambrogio. Significa escolher não apenas a excelência italiana em termos de design e estilo, mas também em termos de construção, com o envolvimento de um estaleiro de Gênova. Finalmente podemos navegar o valor do feito na Itália ao redor dos oceanos".