mobilidade

Pirelli e Universidade de Milão-Bicocca se unem mais uma vez em pesquisas de materiais e processos ecologicamente corretos

Home life sustentabilidade mobilidade Pirelli e Universidade de Milão-Bicocca se unem mais uma vez em pesquisas de materiais e processos ecologicamente corretos

O FOCO É CONTAR COM MATERIAIS E PROCESSOS DE PRODUÇÃO CADA VEZ MAIS ECOLÓGICOS

A parceria entre a Pirelli e a Universidade de Milão-Bicocca acontece por meio do financiamento de 18 novas bolsas de doutorado para atividades de pesquisa destinadas a projetos focados em sustentabilidade, por meio de estudos relacionados a novos materiais obtidos a partir de fontes renováveis e de resíduos agroindustriais, soluções inovadoras para reduzir o impacto ambiental do processo de produção de pneus e diminuir danos ambientais do pneu numa perspectiva de economia circular.

USO DA LIGNINA E DOS NANO-SILICATOS (SMARTNET SILICA) NOS PNEUS

A pesquisa da CORIMAV – órgão criado pela união da Pirelli e da Universidade de Milão - levou à patente que resultou no uso de lignina pela Pirelli na produção de pneus de bicicleta e em algumas especificações para carros também. A lignina é um material natural derivado de resíduos da biomassa e com propriedades antioxidantes que, com modificações físico-químicas adequadas, melhora as propriedades mecânicas do pneu e permite a substituição de materiais sintéticos de origem fóssil. Um segundo exemplo da pesquisa realizada pela CORIMAV é o patenteamento de nano-silicatos (SmartNet Silica), uma sílica específica que, quando usada em um composto, oferece aderência e suavidade de alto desempenho em superfícies secas e molhadas. Além disso, melhora a resistência da banda de rodagem, o que aumenta a proteção contra furos e a vida útil do pneu, além de otimizar a resistência ao rolamento.

Lignina, 2022, photo by Carlo Furgeri Gilbert, courtesy of Fondazione Pirelli

MELHORES PRÁTICAS EUROPEIAS

O CORIMAV foi incluído em 2018 no Relatório Final do Estudo da Comissão Europeia sobre a Promoção de Talentos Industriais na Investigação em Âmbito Europeu, que se centra na promoção da mobilidade intersetorial (Ism, Mobilidade Intersetorial) e aponta exemplos de boas práticas para cada país da Europa. Um reconhecimento que atesta a atenção das instituições e da União Europeia para um caminho que transforma os frutos da investigação em produtos de interesse comercial com uma atenção cada vez maior ao desenvolvimento e divulgação de soluções mais amigas do meio ambiente. Um processo virtuoso de troca contínua de conhecimento entre a indústria e as universidades, que leva à consolidação de métodos de aprendizagem e desenvolvimento, com um aprimoramento dos caminhos de crescimento de jovens pesquisadores, que também podem rapidamente colocá-los em planos de carreira em empresas, incluindo a Pirelli.

MAIS DE 20 ANOS DE PESQUISA E 24 PATENTES REGISTRADAS

Em 2001, a Pirelli e a Universidade assinaram o acordo para criar o CORIMAV a partir de pesquisas principalmente em três setores: materiais nanocompostos, transmissão de energia (supercondutividade e geração distribuída) e modelagem molecular. Mais recentemente, a pesquisa se concentrou no setor de pneus, uma área na qual a atividade da Pirelli também se concentrou, com especial atenção aos materiais ecossustentáveis.

Em mais de 20 anos de atividade, a CORIMAV solicitou 24 pedidos de patentes, 12 dos quais no período 2017-2022. O Consórcio foi inicialmente presidido pelo Prof. Marcello Fontanesi, seguido pela Profª Cristina Messa e agora Profª Giovanna Iannantuoni, enquanto o cargo de Diretor sempre foi ocupado por Enrico Albizzati (ex-CEO de Inovação de Materiais dos Laboratórios da Pirelli e atualmente Assessor Científico da Pirelli).