life

Pirelli produz o primeiro pneu com certificação FSC do mundo

A certificação indica que o manejo de materiais florestais nas plantações preserva o meio ambiente e as comunidades locais e é um novo marco na produção sustentável de pneus

Home life Pirelli produz o primeiro pneu com certificação FSC do mundo
Pirelli produz o primeiro pneu com certificação FSC do mundo

Muitos componentes são necessários para produzir um pneu. Entre as matérias-primas utilizadas, algumas vêm dos plantios: borracha natural e um derivado da celulose de madeira chamado rayon, que serve para as estruturas de reforço do pneu.

Produzido pela Pirelli, o primeiro pneu certificado no mundo terá borracha natural e rayon certificados de acordo com os padrões da ONG Forest Stewardship Council (FSC). A certificação FSC de manejo florestal confirma que as plantações são manejadas de forma a preservar a diversidade biológica e trazer benefícios para a vida das pessoas das comunidades locais e trabalhadores, garantindo também a sustentabilidade econômica. No complexo processo de certificação da cadeia de custódia, o FSC verifica se, ao longo da cadeia de transformação do plantio ao fabricante de pneus, o material certificado pelo FSC foi identificado e separado do material não certificado.

Pirelli produz o primeiro pneu com certificação FSC do mundo

O PIRELLI P ZERO COM CERTIFICAÇÃO FSC PARA O BMW X5 PLUG-IN HYBRID

O primeiro pneu certificado pelo FSC do mundo, feito com borracha natural e rayon proveniente de plantações certificadas pelo FSC, marca um novo marco na produção sustentável de pneus. É o P ZERO feito para o novo BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid. Um pneu fornecido nas medidas 275/35 R22 para a dianteira e 315/30 R22 para a traseira para a segunda geração do BMW X5 com tração elétrica, que combina um motor a gasolina com BMW TwinPower Turbo Technology e a quarta geração da BMW Tecnologia eDrive.

A sustentabilidade deste pneu, que será produzido exclusivamente na fábrica da Pirelli em Rome, em Georgia nos Estados Unidos, também se beneficiará da baixa resistência ao rolamento (pontuação 'A' no rótulo europeu de pneus), que melhora o consumo de combustível e reduz as consequentes emissões danosas. Além disso, os níveis de ruído são mais baixos, o que beneficia ainda mais o meio ambiente.

A GESTÃO SUSTENTÁVEL DA BORRACHA NATURAL

A certificação FSC para a borracha natural usada para fazer o novo pneu P Zero, destinado ao BMW X5 Plug-in-Hybrid, adquirida de plantações certificadas é apenas o último passo no caminho que a Pirelli trilhou por muitos anos em direção ao gerenciamento sustentável da cadeia de abastecimento da borracha natural. Objetivo alcançado por meio de um roteiro de atividades baseado na formação e compartilhamento de boas práticas nos países de origem do material, em linha com os princípios e valores contidos na Política de Borracha Natural Sustentável da Pirelli, emitida em 2017. Este documento é o resultado de consultas aos principais interessados na cadeia de valor da borracha natural, incluindo ONGs internacionais, os principais fornecedores de borracha natural da Pirelli, produtores e comerciantes na cadeia de suprimentos, clientes automotivos e organizações globais multilaterais. A Pirelli também é membro fundador da plataforma global para borracha natural sustentável (GPSNR). Esta plataforma multistakeholder foi criada em 2018 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável do negócio da borracha natural em todo o mundo, beneficiando toda a cadeia de abastecimento.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life