NA MALÁSIA EQUIPES AJUSTAM PNEUS PIRELLI AO CALOR E CHUVA

As condições para as duas primeiras sessões de treinos livres na Malásia estavam em completo contraste com as da Austrália na semana passada, com temperatura ambiente de 33 graus centígrados e temperatura da pista que às vezes ultrapassava os 40 graus centígrados. E, no segundo treino do dia, a chuva caiu sobre o circuito. Essas condições levaram as equipes a acelerar o programa planejado, passando do P Zero Laranja duro para o pneu P Zero Branco médio mais cedo do que o esperado. Esta foi a primeira vez que o P Zero Laranja foi usado neste ano.

“As equipes experimentaram altas temperaturas pela primeira vez nesse ano com os novos pneus, exatamente as condições que prevíamos para este final de semana. Incluindo o alto risco de pancadas de chuva, como se viu no meio do segundo treino do dia. À medida que o circuito secou no final do segundo treino, as equipes puderam avaliar o ponto de transição entre os pneus de chuva intermediária e os slick (lisos, para pista seca). Como esperávamos, vimos uma taxa de desgaste de alta, devido à natureza mais agressiva de nossos pneus 2013 – o que influenciou diretamente no desempenho – assim como as altas temperaturas e superfície abrasiva da pista. No entanto, a degradação permaneceu dentro dos parâmetros esperados. Vimos também diferenças na maneira que as equipes usam os compostos, com os duros durando 15 voltas para algumas e 21 ou mais para outras. E hoje vamos observar todos os dados obtidos, para estabelecer um cenário mais preciso para a classificação e para a corrida”. diz Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.

Pneu mais rápido do dia

Treino Livre 1:                                                                       

1.         Webber 1.36.935         Duro Usado      

2.         Raikkonen 1.37.003      Duro Usado      

3.         Vettel 1.37.104              Duro Usado      

Treino Livre 2:                                                                       

1. Raikkonen 1.36.569            Médio Novo

2. Vettel 1.36.588                    Médio Novo

3. Massa 1.36.661                   Médio Novo

Estatísticas dos pneus:

                Duro      Médio   Intermediário    De Chuva

Quilômetros rodados*  3.275     1.363     698         16

Número de jogos **      47           24           21           1

Maior número de voltas **         21           16           10           3

* Número de km dirigidos em ambos os treinos, entre todos os carros.

** Por composto, entre todos os carros.

Indíces de Força G:

Força G máxima de frenagem (longitudinal):       Curva 1 @ 4.8 g

Força G máxima em curvas (força lateral):            Curva 12 @ 4.6 g

Kimi Räikkonen é o mais rápido no TL2 na sexta, em Sepang, com pneus P Zero Branco médios.

Vídeos com entrevistas com Paul Hembery, bem como imagens e press releases estão disponíveis para a imprensa no link www.pirelli.com/f1pressarea (registro requerido). Siga-nos no Twitter @Pirelli_Media ou no Facebook: Pirelli Motorsport)