Entre os dias quatro e oito de fevereiro, a Pirelli exibirá no Show Rural Coopavel 2013, na cidade de Cascavel, no Paraná, as suas mais modernas linhas de pneus voltados à agroindústria, como o radial agrícola PHP, destinado a máquinas e implementos de alta potência, e a linha de pneus para caminhões pesados FG:01 para uso em asfalto e terra, ideal para o transporte da produção entre a fazenda e o destino final.

Para a fabricante de pneus líder de mercado na América Latina, já é tradição participar da feira, que em mais de duas décadas de existência se firmou no calendário do agronegócio brasileiro como uma vitrine tecnológica para os produtores rurais. É por isso que em 2013, a Pirelli, que também é líder em inovação no seu setor, participa pela 5a vez da Show Rural.

“As linhas de pneus agrícolas e de caminhões que a Pirelli mostra na Show Rural foram projetadas especialmente para a agroindústria brasileira, com tecnologias que as tornam mais robustas, possibilitando maior capacidade de carga e alto rendimento quilométrico. Dessa forma, esperamos contribuir para aumentar a produtividade e a competitividade dos pequenos, médios e grandes produtores rurais”, diz Flavio Bettiol Junior, Diretor de Marketing para pneus de Caminhão e Agrícolas da Pirelli na América do Sul.

Radiais agrícolas

Com rendimento quilométrico até três vezes superior a um pneu convencional equivalente, a linha PHP apresenta características como melhor capacidade de tração, economia de combustível, redução de emissão de CO2, menor compactação do solo e melhor dirigibilidade.

Também apresentam melhor autolimpeza, pois a geometria da banda de rodagem foi projetada para expulsar rapidamente a terra acumulada no pneu.

A camada de borracha mais larga entre a banda de rodagem e a carcaça, além dos novos compostos especialmente desenvolvidos para aumentar a vida útil do pneu, oferecem maior resistência a picotamentos e lacerações durante o plantio e a colheita.

No estande da Pirelli no Show Rural, estarão expostos o PHP nas medidas 520/85R38 e 520/85R42 PHP85, que ampliam a gama de opções de pneus radiais agrícolas já disponíveis na Rede Oficial de Revendedores Pirelli em todo o Brasil.

Gama completa de pneus agrícola

Além do radial PHP, no estande da Pirelli estarão expostas as linhas de pneus agrícolas convencionais destinadas a tratores, colheitadeiras, pivôs de irrigação, carretas agrícolas, implementos, pulverizadores e microtratores. São pneus trativos destinados a eixos de máquinas e implementos que necessitam de tração traseira, e direcionais compatíveis com eixos livres de tratores e implementos.

As demais linhas agrícolas expostas são: TM95, TM75, MB39, PD22, HF75, RA28 e RA45.

Caminhões

No Show Rural 2012, a fabricante de pneus líder na América Latina apresenta a série para caminhões pesados FG:01 na medida 13R22,5, que é exclusividade da Pirelli no mercado. Como é mais robusta e larga, com maior capacidade de carga, é destinada a veículos que trafegam em percursos mistos de asfalto e terra, como canteiros de obras, mineração, transporte agrícola, transporte de resíduos e usinas.

Além de apresentar banda de rodagem mais larga e reforços estruturais nas laterais, que melhoram a resistência à impactos laterais e abrasão, esta série utiliza as mais modernas tecnologias desenvolvidas pela Pirelli, como o SATT (Spiral Advanced Technology for Truck), HWTT (Hexagonal Wire Technology for Truck), HETT (High Elongation Technology for Truck) e DLTC (Dual Layer Tread Compound), que possibilitam maior rendimento quilométrico, elevada capacidade de reconstrução, maior robustez e segurança, além de economia de combustível e redução de emissão de CO2.

Merecem destaque também as linhas de pneus para caminhões já consagradas junto aos transportadores rodoviários, como a FR85 Vanguard, que foi desenvolvida para encarar as estradas de todo o Brasil. Destinada a eixos direcionais e livres, tem estrutura reforçada e banda de rodagem inteligente com indicadores de desgaste, que possibilitam ao usuário preservar melhor a carcaça, visando as futuras reconstruções.

Para os eixos tração, a Pirelli oferece o TR85 que, graças aos sulcos transversais profundos, garante excelente tração em piso seco ou molhado mesmo no final da primeira vida, conferindo aderência e segurança por toda a vida do pneu.

Tanto o FR85 quanto o TR85 em exposição na Show Rural apresentam a medida 295/80R22,5, própria para veículos que transportam cargas pesadas, com alto rendimento quilométrico e mais segurança, tanto em pisos secos quanto molhados.

Reconstrução

Os pneus da Pirelli para caminhões possuem alto índice de reconstrução, com a exclusiva tecnologia Novateck, que tem como diferenciais a disponibilização da mesma qualidade do produto original e garantia de fábrica até a terceira reforma. Esta solução proporciona redução dos custos aos frotistas, além de colaborar para diminuição do acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente.

Para saber se o pneu está de acordo com todos os critérios da garantia, o profissional deve se informar num dos pontos de reconstrução homologados. Atualmente são 74 reformadores Novateck em todo o País, treinados e credenciados por meio de rigorosa avaliação técnica. Todos fazem parte da Rede Oficial de Revendedores Pirelli e a loja mais próxima do consumidor pode ser encontrada pelo site www.pirelli.com.br.

Estande Pirelli

O estande da Pirelli no Show Rural está localizado entre as Ruas 4 e 5, ao lado do estacionamento de expositores.

Sobre a Pirelli

Com 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 22 unidades industriais em 13 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com sete unidades produtivas, sendo cinco delas no Brasil, onde tem atuação industrial há mais de 80 anos: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 36 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 11 mil na América Latina, das quais mais de nove mil estão nas unidades brasileiras.

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completou 20 anos em 2008 e compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.

A Pirelli foi escolhida pela Federação Internacional de Automobilismo para ser a fornecedora exclusiva de pneus da Fórmula 1 no período de 2011 a 2013.