Este ano, o lendário Rally Dakar terá início em 5 de janeiro em Lima, no Peru, e terminará em 20 de janeiro, em Santiago, no Chile, depois de completar uma rota com 14 etapas, que passará também pela Argentina. Para as motos, isso significa um total de 8.423 km, sendo 4.277 km ao longo de estradas normais, e 4.146 km de trechos especiais cronometrados, que serão determinantes para a classificação final da competição.

A Pirelli produziu duas versões dianteiras e traseiras dos pneus Scorpion Rally para equipe HRC utilizar no Rally Dakar. A medida traseira 140/80-18 foi escolhida como o melhor pneu traseiro de rally pela Honda, e a medida dianteira 90/90-21 é absolutamente inigualável em termos de desempenho em terreno duro. Assim, a equipe HRC e seus pilotos, com a assistência de técnicos da Pirelli no local, poderão escolher a solução que se adaptar melhor às características de cada etapa.

Durante os testes realizados no outono, no Marrocos e na Califórnia, a Pirelli pôde confirmar e até reforçar as qualidades do pneu traseiro e, graças ao valioso feedback dos pilotos e da equipe, a empresa conseguiu melhorar o desempenho do pneu dianteiro em tempo recorde. Durante os testes, a Pirelli trabalhou para melhorá-lo na areia, ao mesmo tempo em que conservou o excelente desempenho em terreno duro, que sempre foi a sua principal característica. Para alcançar esse feito, os engenheiros da fabricante trabalharam principalmente na banda de rodagem, alterando a disposição dos cravos quando necessário, para garantir a melhor dirigibilidade e flutuação sobre a areia.

O Scorpion Rally é o produto da Pirelli dedicado aos rallies e foi desenvolvido ao longo de décadas de participação em várias competições off-road, em todos os tipos de terreno, de areia macia a rochas. O sucesso do Scorpion PRO nas categorias de enduro, os múltiplos títulos mundiais conquistados pelo MX Scorpion, e a introdução do Scorpion XC em competições de cross country fizeram da Pirelli um nome familiar em todo o mundo. Foram necessários vários anos para desenvolver os pneus Scorpion Rally, mas, no final, aproveitando o vasto know-how e os laboratórios de teste mais exigentes – as pistas -, os engenheiros da Pirelli introduziram soluções inovadoras para competições off-road e, mais uma vez, os pneus Scorpion Rally estão prontos para competir em uma prova lendária.