Ao longo de mais de 80 anos no Brasil, a companhia se tornou a principal fornecedora de Equipamento Original para as montadoras

Santo André, 08 de maio de 2012 – Tradição e inovação marcam a trajetória da Pirelli no Brasil. A empresa iniciou suas atividades como indústria instalada no País em 1929, e 82 anos depois, a operação engloba toda a América Latina, que representa 34% do faturamento mundial da Pirelli Pneus. Com mais de 11 mil funcionários na região, dos quais nove mil alocados no Brasil, a empresa tem unidades fabris instaladas nas cidades de Campinas, Santo André e Sumaré (SP), Gravataí (RS) e Feira de Santana (BA), além de plantas localizadas em Merlo (Argentina) e Guacara (Venezuela).

Para ampliar sua capacidade produtiva e manter a liderança na América Latina, a Pirelli irá investir US$ 1 bilhão nas fábricas instaladas na região, no período de 2012 a 2015. Somente no Brasil, nesse período, os investimentos serão de US$ 500 milhões.

A Pirelli é a fabricante de pneus líder no fornecimento de Equipamento Original para as montadoras instaladas no Brasil, nos segmentos Carro, Caminhão, Ônibus e Moto, devido à agilidade e qualidade no desenvolvimento de soluções para atender às demandas específicas de cada uma das marcas.

A conquista desta posição no mercado brasileiro e na lembrança do consumidor se deve em grande parte ao pioneirismo da companhia em investir em Pesquisa e Desenvolvimento e à forte atuação no mercado de reposição.

No processo de se tornar mais eficientes, nos últimos cinco anos, as fábricas de pneus instaladas no Brasil diminuíram seu índice de consumo de água para a produção de uma tonelada de pneu em 14%. Além disso, as quatro plantas brasileiras que fabricam pneus reciclam praticamente 100% da água empregada no processo produtivo.

A Pirelli fornece para a Scania sua gama completa de pneus para caminhões como Equipamento Original. No evento O Melhor Motorista do Brasil, a Pirelli destaca o FR85, destinado principalmente para o segmento rodoviário. O pneu trouxe como novidade a Banda de Rodagem Inteligente e a estrutura reforçada, com indicadores que possibilitam ao usuário preservar a carcaça no início de sua utilização e no final da primeira vida do pneu. Esta inovação facilita o controle do desgaste. São dois sulcos de 1,5mm de profundidade que acompanham toda a circunferência do pneu, localizados nas extremidades da banda de rodagem.

Outra linha de pneus destacada no evento é a TR85, desenvolvida para caminhões pesados e extrapesados, que tem como principais características o design diferenciado, banda de rodagem mais larga e sulcos transversais profundos  e excelente capacidade de tração mesmo em piso molhado. Tem uma ampla gama de medidas para equipar diversos modelos de caminhões.

 Sobre a Pirelli

Com 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 22 unidades industriais em 13 países e atividades comerciais em mais de 160 países dos cinco continentes. Na América Latina, possui sete unidades produtivas, cinco delas no Brasil: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA), além de uma na Argentina (Merlo) e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 31 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 11 mil na América Latina, das quais mais de nove mil estão nas unidades brasileiras.

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completou 20 anos em 2008 e compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real, aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e máquinas para uso fora de estrada; motocicletas e bicicletas; além de câmaras de ar, protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.