road

Quando a estratégia de “Ajuste Perfeito”
começou com o Miura

Este ano marca o 50° aniversário do nascimento de um dos carros que revolucionaram a indústria automobilística: o Lamborghini Miura. É óbvio que seus padrinhos lá em 1966 não poderiam ser outros além dos pneus especialmente projetados da Pirelli. De fato, foi com o Miura que a Pirelli lançou sua estratégia de “ajuste perfeito”: todos os modelos de prestígio ganharam seu próprio pneu exclusivo

Home road Quando a estratégia de “Ajuste Perfeito”
começou com o Miura
Quando a estratégia de “Ajuste Perfeito”
começou com o Miura
Quando a estratégia de “Ajuste Perfeito” começou com o Miura 01

"Sempre que um novo carro é colocado no mercado, os engenheiros de pneus recebem a tarefa nada fácil de criar seu próprio ’pneu’. Em outras palavras, um item que se acomode da melhor forma possível às necessidades específicas do carro".

Isto poderia ser tomado por engano como um trecho de um comunicado à imprensa distribuído na ocasião do lançamento há algumas semanas do mais novo produto Pirelli: o P Zero. Apenas um nome para muitas diferentes versões de um pneu de ultra-alto desempenho que muda de acordo com as características e as necessidades dos carros premium e de prestígio aos quais se destina.

Assim, como dissemos, estas palavras poderiam ter sido escritas ontem. Na verdade, são as palavras iniciais de um artigo na revista da Pirelli Fatti & Notizie, datando de 1959.

Quando a estratégia de “Ajuste Perfeito” começou com o Miura 02

Foi assim que se iniciou no final dos anos 1950 a estratégia de “ajuste perfeito” da Pirelli. Foi somente em 1966 que essa estratégia assumiu uma forma concreta, com o lançamento de um dos carros destinados a revolucionar a indústria automobilística mundial: o Lamborghini Miura, equipado com o pneu cintado Cinturato HS CN72 no tamanho 205 VR 15, com um desenho de banda de rodagem desenvolvido especificamente para este carro, de acordo com a estratégia de “Ajuste Perfeito”. O Cinturato (pneu cintado), criado pelos projetistas da Pirelli para o carro que seria batizado com o nome do criador de touros de briga Don Eduardo Miura Fernandez, um grande amigo de Ferruccio Lamborghini, era de fato mais silencioso e confortável do que o tradicional CA67. Tanto que o próprio projetista do Miura, Marcello Gandini, lembra que “naquela época, o único tipo de pneu disponível para esta categoria de carro era o Pirelli 205/70-15”.

E para citá-lo 50 anos depois, poderíamos dizer: o único pneu existente hoje para o Lamborghini ainda é o Pirelli.

Sim, porque desde então a parceria Pirelli-Lamborghini tem sido gradualmente fortalecida, presente em alguns dos mais importantes marcos, não apenas na tecnologia da indústria automobilística italiana e mundial, mas também na sociedade.

De fato, muito frequentemente os astros das famosas campanhas publicitárias da Pirelli têm na verdade sido os supercarros Lamborghini. Uma muito popular da década de 1970 chegava a mostrar o Miura como dando um depoimento para uma campanha publicitária dos primeiros prestigiosos Equipamentos Originais. A declaração dizia o seguinte: “O Miura escolheu o Cinturato Pirelli”.

Então, como deixar de comemorar os 50 anos deste extraordinário carro junto com a Lamborghini?

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road