road

Feliz aniversário
MV Agusta

Home road Feliz aniversário
MV Agusta
Feliz aniversário
MV Agusta

A busca pela excelência, a forte herança italiana, os sucessos nas competições de automobilismo e a longa história industrial: muitos são os fatores que unem as marcas MV Agusta e Pirelli. Ambas as empresas, geograficamente muito próximas, também representam um símbolo de excelência italiana no mundo e são caracterizadas pela capacidade de criar produtos tecnologicamente avançados e com estilo. A Pirelli é fornecedora de pneus de equipamentos originais para a MV Agusta há décadas e está ao seu lado ainda em 2020, ano em que a marca de Varese comemora seu 75º aniversário.

Feliz aniversário MV Agusta 01

A HISTÓRIA DA MV AGUSTA

Meccanica Verghera Srl. nasceu em 19 de janeiro de 1945 da família Agusta, na época uma importante realidade na indústria aeronáutica, que não conseguia mais fabricar aviões no período imediato do pós-guerra e decidiu expressar sua paixão pela velocidade e tecnologia pela construção de motocicletas. O primeiro modelo desenvolvido para competições foi a MV98, com motor 98cc, ao qual seguiu uma versão de luxo para uso na estrada, muito aguardada pelo crescente público de fãs de corridas. Com o passar dos anos, muitos pilotos da MV Agusta tornaram-se lendas do motociclismo: de Franco Bertoni a Carlo Ubbiali, Mike Hailwood, Giacomo Agostini e Phil Read. A história de suas vitórias está entrelaçada com a das igualmente lendárias MV Agusta. A parceria MV Agusta e Giacomo Agostini ainda é a combinação mais famosa da história do motociclismo com 13 títulos mundiais, 18 campeonatos italianos e 10 Tourist Trophy, celebrados mais tarde com o famoso modelo da série limitada F4 Agostini.

Em 1992, a família Castiglioni adquiriu a marca MV Agusta e transferiu a produção para suas fábricas em Schiranna, no Lago Varese, onde ainda está localizada até hoje. Sob a liderança de Claudio Castiglioni, a marca adquire mais fama e prestígio com a produção de motocicletas como a F4, primeira superbike da marca que ainda é considerada uma das motos mais bonitas já construídas. Claudio também inventou o conceito de "naked", uma novidade absoluta no mundo das motocicletas. Desde 2011, foi seu filho Giovanni quem assumiu o desafio da inovação contínua. Giovanni também desenvolveu ativamente e com sucesso laços com excelência de classe mundial, como a Pirelli, criando sinergias que ampliaram os horizontes da empresa.

Feliz aniversário MV Agusta 02

A PARCERIA ATUAL ENTRE PIRELLI E MV AGUSTA

Após décadas de colaborações técnicas, em 2017 a Pirelli e a MV Agusta anunciaram que chegaram a um novo acordo de parceria para o qual a Pirelli é oficialmente selecionada como fornecedora de pneus exclusivos para todas as motocicletas produzidas pela empresa de Schiranna. Isso significa que todos os modelos atualmente em produção, e todos aqueles que a MV Agusta comercializará no futuro, serão equipados exclusivamente com pneus Pirelli como equipamentos originais.

Este acordo confirma oficialmente a colaboração mútua entre essas duas importantes empresas italianas apreciadas em todo o mundo e unidas por valores como estilo e máxima inovação, reconhecida por todos os amantes de motocicletas. Para celebrar este importante acordo nasceu um modelo de edição limitada inspirado em uma bicicleta de muito sucesso, a Brutale 800 RR, personalizada pelo Centro de Pesquisa Castiglioni em colaboração com a Pirelli Design, laboratório da Pirelli especializado na criação de projetos de design com excelência.

Assim nasceu a Brutale 800 RR PIRELLI, graças a uma personalização focada em componentes e cores para ressaltar a parceria exclusiva. A primeira versão inclui uma base preta fosca, com inserções brilhantes pintadas de vermelho. O logotipo da Pirelli também é vermelho nas laterais do tanque. O logotipo Diablo™, identificando a gama de pneus Pirelli de alto desempenho, está presente no tanque, na área entre a tampa de combustível e a própria proteção do tanque. A segunda versão tem uma base cinza com pastilhas azuis. A sela se destaca pela costura na cor de cada uma das duas versões propostas. Pintadas também são as grades de entrada da caixa de ar e há novidades também para as rodas: para reduzir o peso e aumentar a dirigibilidade da motocicleta, os técnicos decidiram montar componentes de derivação da F4, que são caracterizados pelo design da corrida, muito essenciais e elegantes. A traseira, então, tem o canal mais largo, agora de seis polegadas, para acomodar o novo tamanho do pneu, específico para esta versão da Brutale 800 RR.

Os pneus obviamente também desempenham um papel extremamente importante: comparado com o modelo padrão com os pneus DIABLO™ RED III, a Brutale 800 RR PIRELLI é equipada com pneus DIABLO™ SUPERCORSA SP nas medidas 120/70 ZR17 dianteira e 200/55 ZR17 traseira. Uma opção muito cênica, a ser escolhida ao encomendar a Brutale 800 RR PIRELLI, é representada pelos pneus de edição limitada com laterais coloridas, disponíveis na versão vermelha ou azul, dependendo da cor escolhida para a motocicleta.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road