road

Escolhendo, inflando e trocando de pneus de bicicleta

Dicas para aproveitar ao máximo os pneus de sua bicicleta

Home road Escolhendo, inflando e trocando de pneus de bicicleta
Escolhendo, inflando e trocando de pneus de bicicleta

Eles são o ponto de contato com a estrada e o desempenho do ciclista, além do conforto e da segurança dependerem, em grande parte, de suas características. É aqui que os pneus produzidos pela Pirelli para ciclistas profissionais e amadores se destacam. Na verdade, estamos falando de pneus de alto desempenho e duráveis para mountain bikes, para uso em piso de cascalho, corridas de estrada e uso urbano. Stefano Casiraghi, o mecânico da Colpack Ballan Team, ajudará você a escolher os melhores pneus para atender às suas necessidades. Ele também fornecerá algumas dicas úteis sobre cuidados e manutenção.

Escolhendo, inflando e trocando de pneus de bicicleta

Escolha

"Comece procurando por um tipo de pneu adequado para o uso que pretende. Se você participa de corridas de triatlo, por exemplo, deve escolher pneus tubulares para uma pedalada suave". Para um ciclista amador convencional, que gosta de percorrer muitos quilômetros, o mecânico da equipe recomenda ignorar a aderência e, em vez disso, se concentrar em um pneu mais estruturado, com reforços na banda de rodagem e na lona. De qualquer forma, todos os fabricantes de pneus geralmente especificam o melhor uso para os vários tipos de pneus e o que eles garantem em termos de desempenho, aderência e durabilidade. Você pode confiar nessas informações como orientação ao fazer sua escolha.

Pressão

Verifique sempre que você usa a bicicleta. Ela irá depender da superfície da estrada e do peso corporal do ciclista. A calibração é crucial para o desempenho ideal. A Pirelli elaborou uma tabela com a pressão recomendada com base no peso corporal. Os pneus não precisam ser inflados "até sua capacidade máxima". De fato, isso costuma ser contraproducente. Garanta o nível certo de inflação que não cancele o efeito de amortecimento dos pneus, o que é útil quando você encontra buracos e uma superfície irregular da estrada. "Tudo o que você precisa para inflá-los é uma bomba de compressor de ar de 12 bar, mas 8 ou 8,5 bar geralmente são suficientes".

Pneus furados

Mesmo no caso de um pneu furado, a melhor abordagem dependerá do tipo de pneu montado em sua bicicleta. "Para pneus tubulares, você pode usar uma lata pressurizada de espuma selante. Ele o levará para casa, se o furo não for muito grande". O mesmo se aplica aos pneus sem câmara de ar, que oferecem a opção adicional de inserir uma câmara. Já com pneus convencionais, você deve substituir a câmara, removendo a perfurada após utilizar uma alavanca para remover o pneu do aro. Depois de inserir o novo, encha-o com uma lata de CO2 pressurizado. Essas ferramentas não são volumosas e você pode levá-las facilmente ao pedalar.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road