road

Conheça o novo
Jaguar E-Pace

Novo Jaguar E-Pace é um SUV compacto com grandes ambições. E fizemos um verdadeiro guia para que você possa conhecê-lo

Home road Conheça o novo
Jaguar E-Pace
Conheça o novo
Jaguar E-Pace

O Jaguar E-Pace é o mais novo modelo da linha SUV da marca britânica e chega como uma alternativa mais esportiva para competir com os clássicos modelos BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA.

O E-Pace tem a árdua meta de se tornar o modelo de maior volume de vendas da Jaguar -  seguindo o caminho aberto pelo elétrico I-Pace e o irmão F-Pace, que por sua vez chegou ao topo do gráfico de vendas da empresa depois que estreou no ano passado - e alavancar a categoria SUV dentro da marca, que historicamente dedicou seus produtos nos seguimentos sedan e esportivo. 

Conheça o novo Jaguar E-Pace

Apresentado ao público oficialmente em julho de 2017, mas com previsão de vendas no Brasil em 2018, o novo modelo já chegou quebrando recordes e foi direto para o Guinness Book.  Sua estreia mundial foi um grande filme: em Londres, o novo Jaguar E-Pace fez um salto de 15,3 metros de distância, inclusive com um giro de 270º no ar. A espetacular espiral de voo significou o recorde mundial! 

Esse desafio conseguiu enfatizar a agilidade, precisão e desempenho do novo SUV. Não só para os desenvolvedores, mas também para o piloto, Terry Grant, foi um grande desafio: "Até onde eu sei, nenhum veículo de produção foi bem-sucedido nesse salto, então eu sempre tive a ambição de ser o primeiro a realizar a façanha", explica.

Definitivamente o E-Pace tem todas as ferramentas necessárias para agitar o crescente segmento de SUVs compactos, trazendo confiança na estrada e uma dinâmica explosiva!

O E-Pace tem parte de sua arquitetura inspirada no conceito visual do F-Pace, fornecendo uma estética de carro de luxo esportivo em um pacote prático de um compacto crossover. Seu design, um dos mais expressivos na categoria, é tão distinto quanto do F-Pace e será, juntamente com sua capacidade dinâmica, um dos principais recursos de venda do carro.
Mas, apesar de impressionar pelo estilo e dinâmica, a Jaguar afirma que o modelo não fica atrás de seus concorrentes em termos de praticidade e usabilidade. "Na Jaguar, temos que fazer mais do que qualquer outra pessoa para provar que somos bons nos atributos que não fomos no passado", disse o chefe de design, Ian Callum.

É o resultado do DNA esportivo da marca com um design prático repleto de tecnologias avançadas. 

O design exterior caracteriza-se pela exclusiva grade Jaguar, pelas suas proporções musculares com formas curtas e salientes e poderosos vincos, enquanto as rodas de liga-leve de 20 polegadas trazem ao modelo uma posição mais arrojada que reflete instantaneamente a sua agilidade dinâmica. 

O DNA dos carros esportivos Jaguar também é evidente. Possui faróis LED semelhantes aos do modelo esportivo F-Type, e um telhado mais baixo que dá a aparência de um cupê. 

"Os princípios de design estabelecidos pela Jaguar garantem que o E-Pace é imediatamente reconhecido como um carro esportivo. O novo SUV compacto é a combinação do espaço interior, da conectividade e da segurança que as famílias esperam, com proporções, design e desempenho, geralmente não associados a um veículo tão prático", diz Ian Callum, Diretor de Design da fabricante Jaguar.

Por dentro, a cabine do Jaguar E-Pace é surpreendente: embora muitos dos elementos já sejam familiares de outros modelos da Jaguar, a configuração é nova, já que o número de controles foi reduzido. Isso faz o console central ser mais exuberante e de uso intuitivo.

O E-Pace será um dos veículos mais conectados e inteligentes da sua classe. O sistema de navegação multimídia possui uma tela de 10 polegadas touchscreen e conecta os passageiros aos seus aplicativos, como o Spotify por exemplo, através do aplicativo digital InControl da Jaguar Land Rover.

Se você gosta de algo mais exclusivo, é possível ainda ativar a opção head-up e exibir algumas informações importantes acima do volante, no para-brisas. É possível projetar informações como velocidade e navegação, mostrar os detalhes das mídias de entretenimento e até avisos de pontos cegos.

Como é de se esperar em um carro conectado, uma conexão Wifi 4G está disponível para acesso dos ocupantes à Internet. Cinco portas USB e quatro conexões de 12 volts garantem a todos os passageiros o recarregamento de seus aparelhos eletrônicos.

O novo modelo traz ainda diversos detalhes de segurança, como o controle de frenagem em curva, capô ativo – que aciona um dispositivo que levanta o capô em caso de atropelamento – e frenagem de emergência.

Apesar de possuir dimensões compactas, o E-Pace oferece uma quantidade surpreendentemente generosa de espaço, graças ao seu comprimento de 4,40 metros e 2,68 metros de distância entre eixos. Cinco adultos podem acomodar-se confortavelmente dentro de um ambiente moderno e de alta qualidade, com espaço para as pernas de 89,2cm no banco traseiro e um volume de porta malas de 557 litros.

Graças à tecnologia Active Driveline, o E-Pace utiliza a tração nas quatro rodas somente quando necessário. O sistema pode transferir até 100% do torque do motor para os eixos dianteiros ou traseiros em condições extremas, garantindo o comportamento dinâmico de um esportivo ao crossover. A vetorização padrão de torque, ajusta automaticamente as configurações dos motores e freios para ajudar o motorista a manter o controle em situações de baixa tração. O condutor pode também escolher e adaptar para quatro modos diferentes de condução, que incluem Normal, Dynamic, ECO e Chuva, Gelo e Neve.

Sua performance permite uma experiência máxima em dirigir. O modelo será comercializado no Brasil com duas opções de motorização a gasolina (2.0 de 240 cv ou 300 cv). A Jaguar estima um tempo de 6,4 segundos para o modelo mais poderoso atingir de 0 a 100 km/h e pode chegar até a 243 km/h. Todos os modelos vêm equipados com transmissão automática ZF de nove velocidades e suspensão de alumínio de série. 

Uma outra inovação que já veio com o lançamento anterior, o F-Pace, é o Controle Dinâmico de Estabilidade (Dynamic Stability Control – DSC), uma tecnologia que controla o amortecimento e traz respostas mais rápidas, melhor distribuição da força da roda interna / externa e uma sintonia off-road dedicada.

Com tamanho desempenho nas pistas, não podemos esquecer do meio ambiente. Todas as versões estão em conformidade com os testes de emissões de poluentes e asseguram uma excelente sustentabilidade ambiental.

A Jaguar vem com tudo para o lançamento, trazendo a versão E-Pace First Edition, disponível somente no primeiro ano-modelo. Ela traz uma especificação exclusiva como a cor Vermelho Caldera, rodas de liga leve de 20" com 6 raios e o Pacote Black com teto panorâmico fixo. No site da montadora é possível comparar todos os modelos, assim como acessórios disponíveis e assistência técnica.

O E-Pace é uma alternativa tentadora para a atual geração de SUVs que são práticos e esportivos, perfeito para quem busca um carro para o turismo, sem perder a esportividade. Os preços para o mercado brasileiro ainda não foram divulgados, mas há uma expectativa de chegar na concessionária por cerca de R$ 200 mil.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road