dicas

Como usar o ar condicionado do seu veículo

Algumas dicas simples são o suficiente para deixar o carro climatizado da forma adequada. E isso também é uma questão de segurança

Home road carros dicas Como usar o ar condicionado do seu veículo

Quando está calor, andar de carro, tanto para ir ao trabalho como viajar no tempo livre, pode ser muito estressante. Segundo diversos estudos, quando a temperatura no interior do veículo supera os 35° C, a reação do motorista ao dirigir fica 20% mais lenta do que em um ambiente de 25° C. É como se houvesse um percentual de 0,5 gramas de álcool por litro no sangue.

Se o carro estiver estacionado sob o sol, a temperatura em seu interior pode atingir até 60° C. É por isso que um bom sistema de ar condicionado certamente ajuda, mas é bom seguir algumas regras simples para fazer o melhor uso dele.

Porque, sem segui-las, há um inimigo ardiloso que age silenciosamente no início e, depois, se faz presente, de acordo com a distância percorrida e o tempo dentro do veículo. Se trata da “onda de frio” que expõe os passageiros a vários riscos, desde a dor de garganta comum até uma conjuntivite, resfriados, bronquite e, às vezes, pneumonia. Sem mencionar os desagradáveis problemas musculares (como o típico pescoço rígido), dores articulares e abdominais, problemas intestinais e dores de cabeça.

Como usar o ar condicionado do seu veículo
Como usar o ar condicionado do seu veículo

Sempre gradual

Em primeiro lugar, o sistema deve ser ligado gradualmente e não imediatamente à temperatura máxima (entre 16 e 17° C), como acontece frequentemente quando o carro está extremamente quente após ser estacionado ao sol.

A melhor coisa a se fazer é abrir as portas e janelas um pouco antes de ligar o carro e o ar condicionado, isto já reduzirá a temperatura do ar no veículo. A segunda coisa a se fazer é desligar a função de recirculação de ar.

Muitas pessoas acreditam que, evitando a entrada de ar quente do ambiente externo no veículo, é mais fácil abaixar a temperatura. Porém, ao fazer isso, o ar dentro do carro se torna menos benéfico e o automóvel fica repleto de ar sujo.

Temperatura Uniforme

Outro equívoco é que o ar condicionado não deve ser ligado se a temperatura externa não for alta. Mesmo nas manhãs de verão, a umidade pode ser muito alta, e ligar o ar condicionado elimina o risco de embaçar as janelas. Em geral, você pode definir a temperatura do climatizador entre 22 e 24°C, o que é suficiente para uma viagem confortável.

Importante: não direcione as saídas de ar para o rosto, peito e estômago. Ao invés disso, direcione para o para-brisas, janelas e (sem exagero) para os pés. O objetivo é atingir uma temperatura uniforme, por isso faz sentido deixar o sistema fazer isso ativando a função “auto” (automático), se disponível. Por fim, o ar não deve estagnar: ao viajar, abaixe as janelas durante alguns minutos a cada hora.

A manutenção

Nunca esqueça que o ar condicionado pega o ar de fora e o traz para dentro e, depois, desumidifica, resfria e filtra. Portanto, para que o sistema funcione corretamente, faça substituição dos filtros a cada ano, ou a cada 15.000 km. Já que a água pode condensar e se acumular no sistema e, quando as temperaturas estão elevadas, desenvolver bactérias que não são nada higiênicas e são responsáveis pelo mau cheiro do ar.

Uma boa dica para evitar isso é desligar o sistema minutos antes de chegar ao seu destino, deixando o ventilador ligado, o que remove parcialmente a umidade. Se o mau cheiro persistir, sprays desinfetantes (facilmente encontrados em lojas de acessórios para carros) são usados para matar bactérias e podem ser pulverizados no radiador ou nas aberturas de ar. Imediatamente após a aplicação desses sprays, o interior deve ser bem ventilado.