dicas

Aston Martin DBX707: Um SUV na Fórmula 1

O SUV de luxo mais potente do mundo se junta à frota de Carros Médicos e de Segurança para o Campeonato de 2023

Home road carros dicas Aston Martin DBX707: Um SUV na Fórmula 1

O carro médico desempenha um papel fundamental na Fórmula 1: fornecer ajuda médica aos pilotos o mais rápido possível, quando necessário. Então, o que poderia ser melhor do que o SUV de luxo mais poderoso do mundo para desempenhar essa função tão importante de forma eficiente? Na verdade, para a temporada de 2023, um dos dois Carros Médicos Oficiais é o Aston Martin DBX707. Para aumentar ainda mais o desempenho deste SUV britânico, foram utilizados pneus Pirelli P Zero especialmente desenvolvidos para o modelo.

O que é necessário para ser o carro médico oficial da Fórmula 1?

Velocidade e potência são os principais requisitos e o Aston Martin DBX707 não deixa a desejar em nenhum deles. Ele é impulsionado por um motor V8 biturbo que produz 707CV, permitindo que alcance uma velocidade máxima de 300km/h e acelere de 0 a 100km/h em apenas 3,1 segundos. Ter espaço suficiente para todo o equipamento médico é outro atributo importante, pois o carro precisa acomodar itens vitais que vão desde extintores de incêndio até bolsas médicas e desfibriladores. Os passageiros também precisam se manter em contato com a equipe de controle da corrida, monitorar os dados biométricos dos pilotos na pista e assistir às transmissões de TV ao vivo, a fim de antecipar qualquer tipo de incidente. Tanto o DBX707 quanto o Aston Martin Vantage (usado como um dos dois carros oficiais de segurança) exibem o icônico tom verde da Aston Martin Racing Green, assim como os dois carros de corrida da equipe.

Pneus P Zero feitos sob medida

Para lidar com os níveis extremamente altos de desempenho do Aston Martin DBX707, os engenheiros da Pirelli criaram pneus novos e personalizados: o P Zero no tamanho 285/35R23 na frente e 325/30R23 na traseira. Esses pneus P Zero se beneficiam de uma composição similar à usada nos modelos grand touring da Aston Martin, a fim de aprimorar o desempenho ao máximo. O tamanho desse pneu permite uma resposta de direção mais direta e altas velocidades nas curvas da pista. Para aqueles que desejam um pneu que possa ser utilizado durante todo o ano em diversos tipos de superfícies - seca, molhada ou com neve - o Scorpion Zero All Season também está disponível.

Pirelli na Fórmula 1

Dos carros médicos aos veículos de competição de última geração, a junção da Pirelli com a Fórmula 1 é cada vez mais sólida. Os pneus Pirelli estão associados ao ápice do automobilismo desde a primeira corrida do campeonato, em 1950. Setenta anos depois, a Pirelli ainda está na vanguarda. Desde 2011, a empresa italiana é a Parceira Global de pneus da Fórmula 1, com o contrato renovado até 2024. A Fórmula 1 é um laboratório ao ar livre que permite à Pirelli adquirir experiência e conhecimento, que podem ser incorporados diretamente em seus produtos para carros de rua. A transferência de tecnologia que foi destacada novamente no ano passado, com a adoção de pneus de 18 polegadas na Fórmula 1, que são muito mais semelhantes aos produtos para carros de rua em comparação com as coberturas de 13 polegadas que eram usadas no esporte desde a década de 1960.