bicicletas

Vá de bike! Saiba quais são os melhores destinos ecológicos do Brasil

Focada na adoção de práticas mais sustentáveis e menos prejudiciais ao planeta, a Pirelli comemora o mês do Meio Ambiente da maneira como a empresa começou sua produção de pneus: nas bicicletas

Home road bicicletas Vá de bike! Saiba quais são os melhores destinos ecológicos do Brasil

As bicicletas estão diretamente ligadas a práticas saudáveis e a não emissão de poluentes. Ou seja, são um meio de transporte limpo e que gera bem-estar. Por isso, neste mês do Meio Ambiente, nada melhor do que aproveitar as temperaturas mais amenas do outono e começo de inverno no Brasil para encarar grandes desafios no guidão de uma boa bike. A Pirelli, evidentemente, te acompanha nessa aventura.

Retomando às suas origens, considerando que os pneus de bicicletas foram os primeiros produzidos pela empresa italiana, a Pirelli trouxe, no segundo semestre de 2022, uma novidade que muitos ciclistas brasileiros aguardavam ansiosamente: a retomada na comercialização dos pneus de bike no país, através das linhas Cinturato, P Zero, P7 E Scorpion.

E para colocar esses pneus a prova, preparamos quatro sugestões de roteiros pelo Brasil. A ideia é se jogar em belas paisagens, em intenso contato com a natureza, mas sempre dentro das melhores condições de segurança. Portanto, para os roteiros a seguir, sugerimos os pneus da linha Scorpion, preparados para terrenos off-road.

Ah, antes de começamos, importante ressaltar: não esqueça de calibrar seus pneus!

Vale Europeu:

Apesar do sugestivo nome, o Vale Europeu fica localizado em Santa Catarina, próximo a Blumenau. Região colonizada por um grande número de alemães, o Vale Europeu apresenta um dos melhores circuitos de bike do país, e talvez o primeiro criado com essa característica. Totalizando quase 300km, o roteiro geralmente é iniciado em Timbó, aproximadamente 170km de distância da capital do estado, a cidade de Florianópolis.

O roteiro mais conhecido percorre nove cidades do Vale do Itajaí, cruzando cachoeiras, rios, riachos e uma bela paisagem da Mata Atlântica nativa da região. O passeio pode ser feito em grupos - inclusive com empresas habilitadas a realizar o serviço de logística - ou mesmo de maneira independente. O caminho é bem-sinalizado, o que facilita a vida de quem quiser se aventurar por conta própria.

Caminho da Fé:

Com 21 roteiros (ramais) diferentes, o Caminho da Fé liga importantes pontos de peregrinação do interior paulista em direção a Aparecida, no Vale do Paraíba, cruzando pelo sul de Minas Gerais. A rota que originou a peregrinação sai de Águas da Prata (SP) em direção a Aparecida e cruza 19 municípios paulistas e mineiros, totalizando 310km de trajeto.

Além dos motivos de fé, o trajeto também é conhecido pelas belezas naturais encontradas na Serra da Mantiqueira, como belas cachoeiras e também animais silvestres, como tatus, veados e macacos. Onças e Lobos Guará também podem ser avistados, mas possuem hábitos noturnos, o que dificulta o encontro com eles.

Fortaleza – Jeri:

Nesse roteiro pelo litoral do Ceará, o mais importante é se lembrar que ele deve ser feito sempre da capital Fortaleza em direção a Jericoacoara. Isso em função de o vento contrário ser um grande adversário durante o percurso de mais de 290km, em sua grande maioria pela orla marítima. Além disso, é importante respeitar a tábua das marés, para não contar com nenhum imprevisto.

Quer roteiro mais natureza que esse? Essa natureza, porém, não está só em se respeitar o vento, as marés e observar o exuberante litoral cearense, mas também em cruzar pequenos riachos e atravessar alguns trechos utilizando pequenas balsas.

Estrada da Graciosa:

Estrada que liga a Região Metropolitana de Curitiba, mais precisamente Quatro Barras, ao município de Morretes. O mais curto dos trajetos separados aqui, a rodovia paranaense é uma antiga rota utilizada por tropeiros que buscavam chegar ao litoral, e para isso abriram caminho pela Serra do Mar. Declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, a estrada possui dois parques estaduais ao longo de seus quase 30km de extensão.

Com calçamento original preservado até hoje, a PR-410 conta com uma série de incríveis paisagens pelo caminho, com mirantes, pontes e uma alta quantidade de plantas e flores. Bastante procurada por casais que buscam também uma opção romântica em meio a aventura nas bikes.

Para esses roteiros, os pneus mais recomendados pela Pirelli são os da linha Scorpion:

Scorpion XC RC ProWall: pneu de alto desempenho. Criado para lidar com uma grande variedade de terrenos, com reforço de nylon na parede lateral, combina proteção contra furos com grande suavidade e aderência em curva.

Scorpion XC M Lite: possui uma carcaça leve e flexível que maximiza a velocidade, a condução e a sensação de pilotagem. É o pneu ideal para terrenos mistos, combinando performance e segurança.

Scorpion XC M ProWall: a versão ProWall, por sua vez, apresenta um reforço na parede lateral com nylon, o que melhora a segurança contra a furos e cortes em baixa pressão de inflação.