road

Bentley, derrubando
a cortina

O icônico motor V8 de 6¾ litros da Bentley finalmente encerrou a produção, após 61 anos e 36.000 exemplares construídos. O Bentley Mulsanne 6.75 Edition by Mulliner tem a honra de ser alimentado pelo último motor da empresa a partir desta incrível linhagem e apenas 30 foram feitos

Home road Bentley, derrubando
a cortina
Bentley, derrubando
a cortina

De um modo geral, os motores têm uma vida útil muito maior do que os carros quando se trata de design, que em contraste tem que ser reestilizado a cada cinco anos ou mais para manter as pessoas interessadas. Mas os motores que os alimentam podem viver por várias décadas, ou às vezes muito mais tempo. Um exemplo é o famoso V8 de Bentley, que foi construído à mão desde 1959. Mas agora, a cortina finalmente desce sobre a venerável usina, deixando o caminho livre para motores de nova geração. O último carro de edição limitada a ser alimentado pelo grande V8 da Bentley é o Mulsanne 6.75 Edition by Mulliner, encerrando esta incrível história.

Show more images

Construído por artesãos

No total, 36.000 motores V8 L-Series foram construídos na sede da Bentley em Crewe ao longo dos anos, todos compartilhando as mesmas origens. Embora os próprios carros tenham evoluído consideravelmente, e a empresa tenha até mudado de propriedade, os métodos reais de produção não mudaram muito, apenas usando novas ferramentas DC no lugar de manuais. O motor V8 ainda é construído por artesãos tradicionais, com cada unidade levando cerca de 15 horas para ser concluída.

O nascimento do V8

A partir do final da década de 1950, o V8 ficou conhecido por suas características extraordinárias. Para começar, nasceu em tempo recorde, com apenas 18 meses entre os projetos iniciais e o início da produção, como era desejado com pressa. A Bentley precisava substituir os motores de seis cilindros que equipavam os Mark VI, R Type e S1, mas havia alguns alvos desafiadores para atingir. Potência e torque precisavam aumentar em pelo menos 50% em comparação com os seis em linha que o antecedeu, mas sem aumentar mais espaço ou aumentar o peso.

O início da revolução

Após 500 horas e centenas de milhares de quilômetros de teste no dinamômetro, o primeiro dos 36.000 motores V8 estava finalmente pronto para ser instalado no Bentley S2 em 1959. Com capacidade de 6,2 litros, dimensões mais ou menos idênticas, mas 13 kg a menos de peso que os antigos seis em linha (assim como 180 cavalos de potência) o novo motor foi um sucesso instantâneo. Mas ainda foi apenas o início de uma evolução que permitiu que essa usina vivesse até o terceiro milênio, ainda acompanhando as últimas tendências automotivas.

Crescendo

Em 1971, a capacidade cresceu de seus 6,2 litros originais para 6,75 litros: apenas uma das evoluções que o motor sofreu com sucesso durante sua vida útil. Outras adições incluíram um turbo e depois dois, juntamente com injeção eletrônica de combustível. Novos sistemas de gerenciamento de motores permitiram que as versões mais potentes do motor desenvolvessem 530 cavalos de potência e 1.100 Nm de torque. Por um tempo, isso fez do L-Series V8 o motor de produção com mais torque no mundo.

Próxima parada: eletrificação

O V8 assumiu uma transformação radical quando o novo Mulsanne foi lançado em 2010, com pistões, hastes, virabrequim, cabeças do eixo de comando redesenhados e a introdução do tempo variável da válvula e da desativação do cilindro. Mas o motor base ainda tinha as mesmas dimensões-chave, furo e espaçamento de furos, como a versão original de 1959, apesar do desempenho ter aumentado cerca de 200% desde que foi introduzido pela primeira vez. Notavelmente, isso foi alcançado ao mesmo tempo em que reduziu drasticamente as emissões nocivas em de cerca de 99% na mesma escala de tempo. O Motor Bentley de 6,75 litros está oficialmente fora de produção, mas sem dúvida continuará alimentando as gerações de Bentleys já na estrada por muitos anos no futuro. A próxima geração de novos motores para assumir o manto do estimado V8 da Bentley contará com novas tecnologias de ponta, como o mais recente híbrido V6 que está na vanguarda da unidade para a eletrificação.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road