road

Bem-vindo ao Dunsfold Park

Graças à competição global online da Pirelli, nossos ganhadores aproveitaram um acesso privilegiado a um circuito de corrida muito mais famoso que os de Monza ou Mônaco

Home road Bem-vindo ao Dunsfold Park
Bem-vindo ao Dunsfold Park
Show more images

Tudo o que sabemos é que fomos para a pista de testes do programa Top Gear
Exibindo uma série de hangares abandonados, um escritório construído com contêineres, um Fiat Punto sem motor no estacionamento e um conjunto de banheiros sobre rodas, dificilmente alguém chamaria esse local de um polo internacionalmente renomado de criatividade. Ainda assim, são esses os principais elementos da famosa pista de testes do programa Top Gear, localizada no aeródromo de Dunsfold Park, na Inglaterra, uma pista que já viu passar algumas das celebridades mais famosas do mundo. 
A menos que você seja Matt LeBlanc ou Chris Harris, não é o tipo de local onde poderia dirigir todos os dias. Na verdade, menos gente dirigiu aqui do que no circuito de Mônaco – mas há um modo de dirigir aqui. No ano passado, a Pirelli lançou uma competição global online chamada P Zero Experience, que ofereceu a oportunidade para que pessoas pudessem dirigir por um dia na pista de testes do Top Gear, além de prêmios exclusivos como hospedagem para o Grande Prêmio de Monza e um convite para o lançamento do Calendário Pirelli. 
Os vencedores sortudos vieram de longe, como dos Estados Unidos e de Cingapura. No entanto, eles tinham duas coisas em comum: paixão pelos supercarros mais incríveis do mundo e os pneus P Zero que os ligam ao asfalto. Ambas viriam logo a ser testadas por completo.

Show more images

Bem-vindo à Inglaterra
Não seria a Inglaterra o céu não estivesse cinza e o café da manhã significasse uma overdose de colesterol – e foi justamente assim que esse dia na pista mais incrível do mundo começou para os nossos privilegiados. Após um briefing sobre segurança, momento em que os vencedores até puderam se sentar nas poltronas de couro desgastado que já acomodaram inúmeras estrelas em carros de valor razoável, veio a ação, com uma série de desafios de direção dignos do programa de automobilismo mais famoso do mundo.
No centro de tudo isso, estava a pista de testes do Top Gear, famosa por suas curvas como a Cabeça de Martelo (assim chamada por ter o formato de um martelo) e a Gambon (cujo nome foi retirado do ator inglês Sir Michael Gambon, quem quase transformou um Suzuki Liana em sucata ao passar pela curva).
Toda reta, com algumas mudanças enganadoras na superfície (o aeródromo foi originalmente construído em tempo recorde pela Força Aérea Canadense na década de 1940). É uma pista mais desafiadora do que parece, com pontos-cegos em várias curvas e aderência variável. 
Assim, qual o melhor lugar para testar alguns dos supercarros mais desejados do mundo, com modelos da Lamborghini, McLaren e Mercedes, que, aliás, usam o P Zero como equipamento original? Os desafios incluíram frenagem, manobra e, é claro, muitas chances de derrapagem – justamente a melhor parte!

Convidados especiais
Mas a experiência estava longe de acabar. Tivemos a presença de alguns convidados muitos especiais. Um deles foi o carro de desenvolvimento original Pagani Huayra, que já fez mais de 250 mil quilômetros até hoje – e, no entanto, você nem notaria. O mais impressionante é que vários dos componentes ainda são originais.
Todo Pagani corre sobre pneus P Zero, que aguentaram muito bem tudo a que foram expostos em uma série de hot laps na pista de testes de Dunsfold. É um hipercarro cuja lista de celebridades que o possuem incluem um certo Lewis Hamilton.
Além disso, nossos ganhadores puderam conhecer duas outras personalidades do Top Gear: um piloto de corridas que se veste todo de branco e é silencioso a maior parte do tempo, encarregado das hot laps do programa e de aterrorizar quem quer venha a sentar em um supercarro com ele e, também, Chris Harris, um piloto de corridas menos anônimo, que concorre na Série Blancpain GT neste ano com pneus Pirelli. Basicamente, um paraíso para tirar selfies!
Tudo isso criou uma experiência de Top Gear “fora do comum, algo maravilhoso”, como disse um dos ganhadores da competição. Além de ter sido um ótimo dia para passear, houve um objetivo por trás disso, com os vencedores sendo treinados pelos melhores instrutores da área a melhorar suas habilidades de direção.
Curiosamente, o dia inteiro, ninguém chegou nem perto das chaves do carro de preço mais razoável.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
road