superbike

A Pirelli e a motovelocidade – uma via de mão dupla

Em 2024, fabricante italiana reforça presença maciça no universo do motorsport em duas rodas. Diversos produtos Pirelli comercializados nas lojas são fruto direto dessa forte presença em pista

Home race superbike A Pirelli e a motovelocidade – uma via de mão dupla

Em seus mais de 150 anos de história, a Pirelli tem como um de seus pilares a participação frequente no motorsport em todo o mundo. Como costumamos dizer, a pista é o nosso “laboratório a céu aberto”. Ela é um entre os diversos meios que a Pirelli tem para desenvolver seu portfólio de produtos. Afinal, são incontáveis os pneus Pirelli que chegam às prateleiras e carregam tecnologias que passaram pelos testes mais intensos que se possa imaginar. Desde uma aceleração a mais de 300 km/h, a uma frenagem brusca para buscar a ultrapassagem. É a partir de situações extremas como essas que a Pirelli desenvolve o que de melhor existe no mercado quando o assunto é pneu, seja para carros ou motos.

No caso das duas rodas, recentemente, anunciamos que em 2024 estaremos envolvidos em mais de 150 competições – on e off-road. Entre os principais destaques, a continuidade da Pirelli enquanto patrocinadora e fornecedora oficial do Campeonato Mundial de Superbike da FIM (WSBK). São mais de 20 anos de parceria técnica, que já renderam inúmeros avanços tecnológicos em uma via de mão dupla. A linha DIABLO, por exemplo, representa de forma muito clara como a Pirelli aproveita a competitividade das pistas para levar seus produtos a um patamar da mais alta performance. Posteriormente, trazendo essa tecnologia para o consumidor que a colocará em uso nas ruas e estradas mundo afora.

Para a temporada de 2024, há também uma grande novidade: a entrada da Pirelli como fornecedora exclusiva de pneus para os campeonatos de Moto2 e Moto3, ambos que fazem parte do Mundial de Motovelocidade. O acordo irá ao menos até a temporada de 2026, e diversos testes já foram feitos com o objetivo de ajustar todo o setup para a primeira etapa do campeonato, realizada entre 8 e 10 de março no Catar. Tanto a Moto2 como a Moto3 utilizam os pneus DIABLO Superbike Slick e DIABLO Rain, que já são figurinhas carimbadas há anos e com muito sucesso no grid do WSBK.

E para quem acha que essa relação entre a Pirelli e a motovelocidade está restrita ao mercado internacional, muito se engana. No Brasil, nossa presença no universo das competições de duas rodas também é maciça. Para 2024, segue a parceria com o Moto1000GP, iniciada em 2023 e ampliada até 2025, que promete uma cooperação ainda maior entre as duas partes. Sempre com o objetivo de garantir a melhor performance, aliada aos fundamentais aspectos de segurança para todos os pilotos e equipes. O SuperBike Brasil é outro campeonato de grande importância para a motovelocidade na América Latina e que conta com fornecimento da Pirelli neste ano. No âmbito off-road, a Pirelli também segue como fornecedora das principais equipes no Brasileiro de Motocross.

Moto1000GP teve contrato de fornecimento exclusivo com a Pirelli estendido até a temporada de 2025 –
Foto: Moto1000GP

Esses são só alguns dos exemplos de como a Pirelli se espalha em todas as possíveis ramificações do esporte a motor. A presença nessas diversas categorias, além de proporcionar o desenvolvimento de produtos, também reforça o compromisso da empresa italiana como uma fomentadora do motorsport em todo o mundo.  Seja na Ásia, na Europa, Oceania ou no Brasil, uma coisa é fato: a Pirelli “vende o que corre, corre com o que vende”, e o maior beneficiado é você, nosso fiel consumidor e principal acompanhante nessa jornada de constante desenvolvimento.