race

Das pistas para as estradas: a fórmula do Superbike – uma revolução que abriu caminho para outras

Projetar pneus de competição que podem trazer a melhor tecnologia às estradas: este é o cerne da parceria entre a Pirelli e o Campeonato de Superbike, o primeiro acordo de fornecedor exclusivo de pneus para um campeonato mundial

Home race Das pistas para as estradas: a fórmula do Superbike – uma revolução que abriu caminho para outras
Das pistas para as estradas: a fórmula do Superbike – uma revolução que abriu caminho para outras

Começando com a temporada de 2004, que viu James Toseland vencer a bordo de sua Ducati, e agora estendida até 2023, a colaboração técnica entre a Pirelli e o MOTUL FIM Superbike World Championship segue mais próxima do que nunca e possui o primeiro prêmio de acordo mais antigo de fornecedor exclusivo de pneus na história do automobilismo.

Há 17 anos, a Pirelli vem acompanhando os pilotos e equipes do Campeonato em pistas de corrida ao redor do mundo todo, como fornecedora oficial de pneus para as motos derivadas dos modelos de produção. Uma filosofia que permite à companhia oferecer aos seus clientes as mesmas tecnologias e os mesmos materiais utilizados nas competições.

Das pistas para as estradas: a fórmula do Superbike – uma revolução que abriu caminho para outras 01

Inovação, evolução e mudanças sempre estiveram entrelaçadas ao longo da história do Superbike. Os primeiros anos do campeonato foram caracterizados pela presença conjunta de diferentes fornecedores, o que dificultou a compreensão do verdadeiro potencial das motos e dos pilotos. Em 2013, aconteceu uma virada decisiva. Giorgio Barbier, gerente de Racing Moto da Pirelli explica: “a força de vontade da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) era levar o Campeonato a uma arena verdadeiramente competitiva em que o requisito principal era garantir um serviço idêntico para todos, e o segundo era prover um produto que fosse o mesmo para todos”.  Em seguida, a fórmula do fornecedor único de pneus foi criada. Sugerida pela Pirelli com o objetivo inicial de limitar os custos de gestão do Campeonato, essa proposta também resultou na garantia do status de fornecedor exclusivo de pneus à empresa. A partir desse momento, os pilotos tiveram as mesmas chances de competir pela vitória graças ao fornecimento compatível para todos.

Ao longo dos anos, o Campeonato de Superbike adquiriu uma importância estratégica: as atividades de corrida começaram a ser utilizadas pela Pirelli como uma plataforma de desenvolvimento privilegiada para materiais que serão introduzidos no mercado mais tarde. Como explica Giorgio Barbier:“por ser capaz de contar com um processo contínuo de evolução em cada competição e temporada, a Pirelli pode melhorar seus produtos, que depois podem ser disponibilizados em vendas ou via competições”. É um produto de extrema alta performance, mas também adequado ao mercado dos pilotos amadores e que foi aperfeiçoado com a ajuda dos campeões do Superbike.

Das pistas para as estradas: a fórmula do Superbike – uma revolução que abriu caminho para outras 02

Ao mesmo tempo em que as competições servem para desenvolver soluções que podem ser aplicadas nas estradas, as estradas se tornam um ponto de referência para as corridas; as mesmas medidas, os mesmos pneus, apenas uma banda de rodagem lisa e um composto de especificações superiores.

Em 2013, a Pirelli deu mais um passo à frente na arena de derivados dos modelos de produção. Isso levou a certas escolhas técnicas, como o afastamento dos aros de 16,5″ até a medida de referência e de performance ainda melhor, para os novos pneus Diablo Supercorsa de 17″. É assim que o lema “Nós vendemos o que corremos, e corremos com o que vendemos” da Pirelli pode, novamente, ser traduzido à realidade.

Das pistas para as estradas: a fórmula do Superbike – uma revolução que abriu caminho para outras 03

“As escolhas que fizemos no campeonato derivam do nosso desejo de garantir que o nosso produto industrial permaneça o mais próximo possível do mercado e sustentável: um pneu com que você possa competir no mais alto nível, mas que também esteja disponível para o seu revendedor local de pneus”, explica Barbier. E para os motociclistas que levam sua paixão por duas rodas na estrada ou na pista nos dias dedicados aos fãs, significa poder contar com essa experiência da Pirelli, desde o Campeonato de Superbike até o produto de estrada, trazendo a eles segurança, performance e versatilidade de uso.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
race