life

Uma noite nos braços
de Carsten Höller

Pela primeira vez na Itália, um instituto de arte contemporânea está propondo que os visitantes passem uma noite em uma exposição. Dormir em camas móveis que fazem parte da exposição em si, em meio a sonhos, lembranças e reflexões. Esta é a ideia do Pirelli HangarBicocca

Home life Uma noite nos braços
de Carsten Höller
Uma noite nos braços
de Carsten Höller

A pergunta real é: qual o sentido de dormir? Plutarco escreveu que: “Quando acordados, os homens possuem apenas um mundo, comum a todos. No sono, todos retornam ao seu próprio mundo privado”. Se o mundo para o qual você está convidado a visitar for o de Carsten Höller, cuja exposição Doubt estará em cartaz até 31 de julho no Pirelli HangarBicocca em Milão, talvez faça sentido abraçar a vigília, apreciar a experiência, viajar com sua imaginação, suas memórias, sonhar com os olhos bem abertos. Certamente é uma opção. A outra é dormir. E abraçar um dos travesseiros que fazem parte de uma exposição sobre a qual você pode realmente se deitar: Two Roaming Beds (Grey), formada por duas camas robóticas em constante movimento. A experiência, disponibilizada pelo Pirelli HangarBicocca, deve ser agendada com antecedência. Pode ser um presente romântico, no valor de 500 euros, ou de 250 euros para sócios do museu (o preço é para cobrir parcialmente os custos adicionais do funcionamento noturno). De qualquer forma, a ideia de passar uma noite inteira em uma exposição parece eletrizante. Não se trata de uma noite no museu no sentido tradicional do termo, ainda que a atmosfera aconchegante e as partes surreais do espaço da exposição tenham o potencial de fascinar. Ver-se usando pijama, cercado de silêncio, em um local que vive em uma segunda e noturna dimensão, e em um ambiente até um certo ponto privado, amplifica este confronto com a expressão cultural de Carsten Höller. O artista alemão criou uma interação entre a exposição e o público, sua própria maneira de compartilhar sua arte. De fato, Höller parte da ideia de que os convidados optarão pelo sono irresistível. Não é coincidência que parte da exposição seja um conjunto de cremes dentais especiais e coloridos, criados e feitos exclusivamente pelo artista e capazes de criar uma experiência mais intensa, surreal, e vívidas lembranças dos sonhos. Como? Os três cremes dentais apresentam sabores específicos que remetem aos mundos masculino, feminino ou infantil, e que fazem parte de um kit especial dado aos visitantes da exposição. Os tubos representam diferentes cores, e simbolicamente os guaches usados na pintura. Assim, o creme dental se torna uma caneta virtual para colorir seus sonhos. Como confirma Höller: “É como um pintor sentado diante de uma paisagem na Provença e misturando as cores em sua paleta para pintá-la... A mesma coisa está acontecendo aqui”.

Show more images

Ao mesmo tempo, as camas, movendo-se continuamente dentro do espaço de 500 m2 do Cube, ficam quase flutuando, como se fossem tapetes voadores, lhe envolvendo nessa atmosfera encantada. A exposição Doubt, com curadoria de Vicente Todolì, tem um total de 20 obras, todas com um forte impacto visual e concebidas para abalar o visitante, colocando-o em contato com suas próprias influências, às vezes com medos ou fobias, mas também - e acima de tudo - com o desejo de emoções positivas, de sentir a alegria que a arte pode transmitir e proporcionar. O objetivo é gerar participação sensorial. Eis a razão para Two Flying Machines, que possibilitam aos visitantes experimentarem a sensação de voar, e Double Carousel, o carrossel para adultos que lhe leva de volta às maravilhas de tempos passados. E então os dispositivos, túneis e ambientes luminosos, que pretendem lhe deixar de queixo caído. Tudo isso, em um certo sentido, sob o olhar vigilante da obra de Anselm Kiefer, que com seu The Seven Heavenly Palaces, representa os pilares do Pirelli HangarBicocca, os guardiões de uma mensagem cultural e do espaço artístico. A promessa em qualquer caso é de uma noite única, tornada verdadeiramente especial com a curiosidade pelo diferente.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life