life

Trabalho inteligente:
eis a melhor maneira de lidar com ele

Este é o conselho de Massimo Miglioretti, professor associado de psicologia do trabalho e organizações e diretor do Centro Bicocca de Psicologia Aplicada, do Departamento de Psicologia da Universidade de Milão-Bicocca

Home life Trabalho inteligente:
eis a melhor maneira de lidar com ele
Trabalho inteligente:
eis a melhor maneira de lidar com ele

O que está mudando para os trabalhadores durante esse longo período de trabalho inteligente?

Muitas coisas mudam, principalmente quando os períodos se tornam mais prolongados e você começa a perder alguns rituais. Desde roupas, como não vestir paletó, gravata ou terno todos os dias, até o horário de trabalho, como você parece estar vivendo um estranho período contínuo. Faltam sua mesa e ritmos precisos. Na verdade, porém, é preciso dizer que hoje não estamos em uma verdadeira situação de trabalho inteligente, porque isso implica alternar entre a casa e o escritório: é mais apropriado falar em trabalho inteligente forçado ou de emergência.

E há algum risco?

O principal deles talvez seja que aqueles que apreciam o verdadeiro trabalho inteligente depois de tanto esforço podem querer apenas ir trabalhar no escritório, e qualquer um de vocês que nunca experimentou isso pode considerar uma monstruosidade. Hoje, existem dois aspectos fundamentais do trabalho inteligente que estão faltando: liderança e objetivos. As pessoas estão navegando à vista e o aspecto do planejamento foi ignorado. Muitos trabalhadores podem se sentir isolados e as videoconferências não resolvem o problema.

E para as empresas, o que está mudando?

Uma empresa tenta minimizar os danos e esse é um momento apropriado para entender a capacidade de seus próprios gerentes e trabalhadores de executar quando submetidos a estresse. Uma mudança importante também está relacionada à impossibilidade de enfrentar uma crise de maneira informal. Deixe-me explicar isso de uma maneira diferente: quantas vezes resolvemos um problema para nossos negócios quando estivemos na máquina de café, em um corredor ou durante uma pausa para o almoço? Veja bem, essas situações ocorrem com menos frequência durante o trabalho inteligente forçado e as ferramentas de comunicação que temos, por mais sofisticadas que sejam, restringem o debate.

O que um bom chefe deve fazer para gerenciar seu próprio grupo em uma situação de trabalho inteligente?

Forneça feedback e objetivos, um mínimo de comandos, um mínimo de verificações e deixe à equipe o espaço e a autonomia de que precisam, sem procurar impor a organização das áreas de trabalho de outras pessoas, permitindo que cada organize sua própria. Objetivos são necessários, não criando um cronograma. Cada pessoa precisa criar a sua própria, com amplo escopo para liberdade discricionária. Não deve ser o teletrabalho, até porque o teletrabalho é uma falha. Essa deve ser uma chamada de alarme importante para quem deseja gerenciar seu horário de trabalho em casa.

Como deve ser organizado o trabalho em casa?

Os trabalhadores devem dar a si mesmos os ritmos, prazos e locais necessários para realizar seu trabalho. Eles precisam criar uma área dedicada. Infelizmente, porém, nossas casas não são adequadas para esse uso, principalmente quando são habitadas por todos os membros da família. Então, você precisa de um cronograma de planejamento para todos, focado e por semana. Isso é difícil, pois nem todos estão acostumados e, no escritório, em geral, há alguém que faz isso para todos. Essa situação representa um forte estímulo para práticas de trabalho autônomas.

Essa mistura resulta em um trabalho que também se intromete nas relações familiares: isso é bom ou ruim?

Em um aspecto, é positivo, pois uma certa quantidade de mistura é criada e as pessoas compartilham muito mais as coisas. Isso pode ser uma coisa boa, embora, para certos assuntos, seja importante criar um espaço dedicado apenas ao trabalho e mantê-lo privado. Porque quando estamos no trabalho, estamos acostumados a lidar com um certo nível de problemas que é preferível que nossos filhos não ouçam, para que não se preocupem com eles. Para certas chamadas, são necessários fones de ouvido: uma coisa é contar a seus filhos ou esposas ou maridos sobre as conversas no local de trabalho, mas outra é deixá-los ouvir quando elas acontecem. As crianças pequenas podem ficar muito assustadas e você precisa tomar muito cuidado com esse aspecto. Se eles ouvirem você falar sobre perdas no balanço patrimonial, por exemplo, eles poderão pensar que o trabalho da mamãe ou do papai está em risco. As áreas de trabalho não são apenas úteis para se concentrar, mas também para criar uma distância emocional. Da mesma forma que é uma boa ideia que os pais não estejam presentes durante os testes escolares on-line de seus filhos, ao mesmo tempo para as crianças, é uma boa ideia que eles não participem das discussões de trabalho on-line de seus pais.

Como você deve configurar o trabalho inteligente de maneira que as pessoas não fiquem sobrecarregadas?

Você precisa de um senso de propósito. Uma das características do trabalho inteligente é trabalhar em direção aos objetivos, incluindo os de médio prazo, e ter um sistema de feedback. É importante estabelecer um sistema no qual os responsáveis possam ter um momento para verificar como a atividade está progredindo e transmitir sua proximidade, sem procurar organizar tudo.

E como o tempo pode ser gerenciado, considerando que as reuniões começam pela manhã e terminam à noite?

A solução é planejar o seu dia e criar horários para reuniões com colegas. Uma boa ideia é incentivar seus colegas a conversar fora das chamadas de trabalho. Alguns podem telefonar antes das refeições para desejar um ao outro "Bom apetite"; algo bobo, mas na verdade não tão bobo, pois isso não é outra coisa senão a necessidade de manter laços. Enquanto antes eles poderiam sair juntos para almoçar, agora tudo se torna virtual.

As pessoas precisam manter esses pequenos hábitos diários que tinham com os outros e talvez também com eles mesmos?

Certamente, para os homens, por exemplo, fazer a barba e para as mulheres cuidar do seu penteado. Esses aspectos ajudam a combater um toque de depressão, mas não influenciam os aspectos relacionais. Com outras pessoas, pode ser útil fazer contato apenas para assistir a um filme juntos, porque ter sucesso em cultivar relacionamentos é de fundamental importância. Podemos sugerir livros e filmes um para o outro e, em certos momentos, podemos certamente nos sentirmos entediados. Se anteriormente nosso colega também era a pessoa em quem confidenciamos problemas e preocupações relacionadas ao trabalho, é uma boa ideia encontrar uma maneira de continuar fazendo isso agora também!

Compartilhar sua própria intimidade doméstica, das roupas da sua casa às fotos penduradas nas paredes, mudará algo no relacionamento entre colegas?

Nos tempos atuais, é difícil ter ligações agressivas; as vozes são geralmente mais calmas, mais colaborativas do que durante a agitação normal no local de trabalho. É raro alguém vestir um paletó e gravata para uma ligação. Há um maior nível de informalidade durante as videoconferências, e isso é ditado pelos tempos em que vivemos e pela necessidade de compartilhar, de ter relacionamentos. Mesmo mostrando as fotos atrás de você é necessário se comunicar. Quanto restará depois, no entanto, depende da profundidade das trocas de relacionamento.

Saiba mais
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life