trabalho

Torta do Pai: durante a pandemia, relação entre pai e filho vira história inspiradora

Conheça a história do pai e do filho que decidiram enfrentar a pandemia com a criação de uma empresa de entrega de tortas que virou case de sucesso e está inspirando outros empreendedores pelo Brasil

Home life people trabalho Torta do Pai: durante a pandemia, relação entre pai e filho vira história inspiradora

Era março de 2020, e o Brasil estava diante do aumento do número de casos e mortes em decorrência do avanço da pandemia do Covid-19. O país precisou parar. As orientações dos órgãos de saúde e autoridades eram de isolamento total para que fosse possível reduzir os impactos da doença. Milhões de brasileiros se viram reféns da situação e sem saber como seriam os meses seguintes. Com o distanciamento do trabalho e a diminuição da circulação das pessoas nas ruas, o horizonte era desanimador com o aumento do desemprego, possíveis demissões e queda brusca do movimento no comércio e transportes em geral.

Antônio Sérgio Carvalho, com 64 anos naquela época, vivia esse cenário caótico na pele. Desde 2015, ele trabalhava como motorista de aplicativo e se viu imobilizado pela pandemia. Foi obrigado a deixar seu carro na garagem em prol de se proteger, já que também estava incluído no grupo de risco devido a sua idade.

As dificuldades que a pandemia trouxe se agravaram e Antônio começou a pensar em voltar ao trabalho de motorista de aplicativo, pois não havia mais como esperar. As contas continuavam a bater na porta. Foi quando, em maio de 2020, Diego Salgado, filho de Antônio, preocupado com a decisão do pai, lembrou que a família tinha uma receita de torta de frango guardada a sete chaves. A receita era famosa e fazia sempre muito sucesso nas confraternizações familiares, era uma herança de sua avó, mãe de Antônio. Diego decide conversar com o pai e sugerir que juntos iniciassem uma pequena empresa que iria produzir e entregar as tortas, já que o período também estava propício para o serviço de entregas em casa.

Pai e filho colocaram o plano em ação e abriram a Torta do Pai. Enquanto Antônio cozinhava, Diego fazia as entregas de bicicleta – ele já era um ciclista ativo, o que também o motivou a encarar o desafio. O negócio começou com o objetivo de fazer entregas pelas zonas sul e oeste da cidade de São Paulo. A capacidade de produção era de 12 tortas por dia. "Não sabíamos qual seria o volume de vendas, mas pelo menos seria possível passar pela tempestade do momento. Resolvi tentar dar uma turbinada e fiz uma postagem no Twitter. Lá eu dizia que meu pai era motorista de aplicativo e estava fazendo as tortas para ajudar no orçamento naquele período difícil", conta Diego que, ao acordar no dia seguinte, foi surpreendido com cerca de 800 respostas de seus seguidores interessados pelo produto. Vale lembrar que Diego é jornalista e contava com número expressivo de seguidores, na casa dos 23 mil.

O cenário passou a ser outro da noite para o dia. Pai e filho se viram diante de outro desafio que era atender a todos aqueles pedidos. Não demorou muito, a história também virou matéria de televisão, o que elevou ainda mais o número de clientes. "Naquele momento, estávamos felizes e preocupados ao mesmo tempo. Mas seguimos com os planos e investimos em equipamentos e reforçamos o time de produção. Desde então, a Torta do Pai decolou e alcançou números expressivos", revela Diego.

Até o início do segundo semestre deste ano, a Torta do Pai vendeu 12 mil tortas. Diego contabilizou 16 mil quilômetros com sua bicicleta para realizar as entregas. Aliás, ele se lembra do dia no qual precisou pedalar 158 quilômetros e percorrer seis bairros diferentes, além de passar por Guarulhos e Osasco.

Atualmente, a Torta do Pai está consolidada, realiza entregas para toda a cidade no mesmo dia e conta com 10 sabores no cardápio. "A Torta do Pai acabou se tornando um case de sucesso. E podemos servir de inspiração para outras famílias, além de reforçar a importância da relação entre pais e filhos, principalmente nos momentos difíceis", avalia Diego, que ainda fez questão de relembrar a importância da empatia das pessoas no momento mais agudo da pandemia.

Agora, a Torta do Pai está sob o comando único de Antônio. Já Diego resolveu tirar alguns projetos do papel e está viajando o mundo com sua bicicleta, juntando seu talento como jornalista e sua capacidade como ciclista para, muito em breve, contar novas histórias.

Torta do Pai: durante a pandemia, relação entre pai e filho vira história inspiradora
Torta do Pai: durante a pandemia, relação entre pai e filho vira história inspiradora

Diego, filho de Antônio, foi o entregador oficial da Torta do Pai – Crédito: Acervo pessoal