sustentabilidade

Economizar para não faltar - Pirelli é referência no uso consciente da água

No mês do Dia Mundial da Água, saiba como a Pirelli se preparou para contribuir ativamente na preservação do meio ambiente

Home life sustentabilidade Economizar para não faltar - Pirelli é referência no uso consciente da água

Quando se fala em cultura empresarial, ser sustentável é uma diretriz que deve permear todos os setores da companhia. É assim na Pirelli. Da fábrica, passando pelas pistas de testes aos escritórios, existe uma preocupação constante em fazer da sustentabilidade uma naturalidade. Nesse sentido, um dos aspectos de maior atenção é a água, um componente vital, porém finito no nosso planeta.

Desde 1993, as Organizações das Nações Unidas (ONU) realizam o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A data celebra a água, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os 2,2 bilhões de pessoas que vivem no mundo sem acesso à água potável. A ideia surgiu como uma forma de alertar para que se tomem medidas efetivas no combate à crise hídrica global.

Na Pirelli, essa responsabilidade se demonstra de maneira prática, por exemplo, no Circuito Panamericano. Localizado em Elias Fausto, no interior do estado de São Paulo, o ‘CP', como gostamos de chamá-lo, é o maior complexo multipistas da América Latina. São sete pistas diferentes que somam 22 km de extensão, entre elas a pista de Wet Handling, própria para fazer testes em simulação de piso molhado.

Para que sejam realizados testes como esses, são ligados aspersores que molham a pista, deixando-a em condições muito similares às encontradas por condutores em ruas e estradas. Toda essa água, porém, não é perdida, pelo contrário. Graças a um sistema de drenagem na pista, ela é recuperada e reutilizada. A eficiência é de quase 100% de reutilização, com uma mínima porcentagem perdida por conta da evaporação natural.

As duas unidades produtivas da Pirelli no Brasil, em Campinas (SP) e em Feira de Santana (BA), também contam com reaproveitamento total da água utilizada nas fábricas. Elas passam por um processo de tratamento e são reintroduzidas no sistema, sendo reaproveitadas em outras áreas das plantas. Além disso, campanhas como a Plástico Zero, que tem como objetivo eliminar o uso dos plásticos descartáveis nos ambientes de trabalho, são marcas registradas da Pirelli. Não à toa, a empresa tem se notabilizado por reconhecimentos importantes no âmbito da sustentabilidade.

Recentemente, a Pirelli foi confirmada entre as melhores empresas em sustentabilidade a nível global, alcançando a classificação de "Top 1%" – a única do setor de Componentes Automotivos no Anuário de Sustentabilidade 2024 publicado pela S&P Global. Pelo sexto ano consecutivo, também obteve um lugar na Lista Climate A elaborada pelo CDP. Os números não mentem, a meta de economia de água da Pirelli para 2025 foi batida ainda em 2023, -45% com relação a 2015. Agora, o target para o ano de 2030 é de -60%.

Assim, a Pirelli tornou a sustentabilidade uma parte intrínseca à empresa. Daqui em diante, novas metas serão estipuladas e depois batidas. Prêmios serão recebidos e celebrados. O cerne, porém, deverá ser sempre o compromisso com o planeta Terra. A Pirelli reconhece seu importante papel na atuação social, respeitando a responsabilidade herdada fruto de uma história de mais de 150 anos. O compromisso com o meio ambiente, no entanto, também precisa ser individual. Nós estamos fazendo nossa parte, e você... está fazendo a sua?