sustentabilidade

Economia circular: a segunda vida dos pneus

Os principais empregos dos pneus antigos usados incluem campos esportivos, itens de borracha e novas fontes de energia. O papel dos Ecopneus e o compromisso contínuo da Pirelli com a recuperação de pneus

Home life sustentabilidade Economia circular: a segunda vida dos pneus

Recuperação energética, pavimentos desportivos, artigos de borracha, isolamento acústico para a indústria de construção e revestimento asfáltico de baixo ruído. Essa é a segunda vida que os pneus podem ter, ou seja, uma vez que estejam velhos e usados, os pneus podem ser transformados e reutilizados quando atingirem o fim da vida útil nos automóveis. O relatório de sustentabilidade 2011-202 publicado pelo Ecopneus, um dos principais consórcios da Itália para o rastreamento, coleta, processamento e recuperação de pneus usados, nos ajuda a entender como é fundamental o compromisso de toda a cadeia de abastecimento para tornar a indústria de pneus cada vez mais circular. O Ecopneus, que reúne os principais fabricantes do segmento que operam na Itália, incluindo a Pirelli, administra cerca de 60% dos pneus produzidos a cada ano no país.

De acordo com o Relatório de Sustentabilidade apresentado em junho de 2021, de 2011 até hoje a Ecopneus administrou mais de 2,2 milhões de toneladas de pneus usados - 130 mil toneladas a mais do que os objetivos legais (+6% em média por ano) - e realizou mais de 700 mil missões de coleta de cerca de 25 mil pneumáticos cadastrados em toda a Itália, com um extraordinário empenho para a realização do trabalho em estoques históricos e pela extraordinária coleção de pneus antigos e usados em várias partes da Itália, resultando em um total de 87 mil toneladas de pneus coletados.

O rastreamento e o descarte de pneus são um processo demorado e trabalhoso que é possível graças à “contribuição ambiental”, uma pequena quantia incluída no preço dos pneus concebida justamente para garantir que os pneus, uma vez retirados dos carros, serão introduzidos no processo correto e sustentável de reciclagem e descarte.

Os números apresentados pelo Ecopneus, e a nova vida dos pneus que são transformados em materiais comuns e objetos do dia a dia, são um grande exemplo da aplicação da economia circular, ou seja, a abordagem “Cradle to Cradle” que visa a regeneração dos vários materiais que representam o futuro da indústria e o modelo ideal de processo de produtivo sustentável.

Essa abordagem para a recuperação de pneus usados também é algo em que a Pirelli está trabalhando. O plano industrial apresentado pela companhia em março de 2021 estabelece as metas de sustentabilidade para todo o ciclo de vida do produto para uma constante redução do uso de recursos ambientais, especialmente dos que não são renováveis, de acordo com o modelo da “Economia Circular” baseada nos 5Rs: “Repense, Recuse, Reduza, Reuse, Recicle”. O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli constantemente monitora o crescimento de oportunidades para o uso (mesmo em proporções cada vez maiores) de materiais recicláveis. O desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a produção de materiais reciclados de pneus usados, como o pó obtido pela retificação do pneu, ou o negro de fumo obtido por meio da pirólise do pneu, permite sua utilização em proporções crescentes sem comprometer a performance ou a segurança, garantindo o desenvolvimento e produção de pneus cada vez mais sustentáveis.