life

Sustentabilidade: compromissos da Pirelli para um futuro sustentável

Materiais mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, maior foco em pessoas e impactos ambientais reduzidos. Esses são os objetivos do plano de negócios da Pirelli

Home life Sustentabilidade: compromissos da Pirelli para um futuro sustentável
Sustentabilidade: compromissos da Pirelli para um futuro sustentável

Materiais novos, mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, maior foco em pessoas e impactos ambientais reduzidos. Esses são os três pilares fundamentais do compromisso da Pirelli com a Sustentabilidade, 

Show more images

Nos termos do Plano, objetivos sustentáveis são definidos pelas diretrizes de crescimento, produtividade, governança e gestão de risco, com metas ambiciosas estendendo-se até 2020. O Plano de Sustentabilidade cobre todas as áreas da atividade do Grupo: negócios, recursos humanos e os relacionados a impacto ambiental e responsabilidade social, e reflete a abordagem multistakeholder da Pirelli, por meio da qual aqueles que interagem com a empresa (clientes, funcionários, a comunidade financeira, comunidades locais, o governo, ONGs e fornecedores) buscam, conjuntamente, crescimento sustentável e duradouro.

Em termos de produto, o plano prevê um aumento de receitas dos produtos Green Performance em 2017 equivalente a 48% das receitas da Pneus; enquanto que, até 2020, resistência ao rolamento no segmento Car (o parâmetro no qual a eficiência energética do pneu é baseada) será reduzida em 40% em comparação a 2007. Ademais, há anos a Pirelli vem projetando, desenvolvendo e fabricando materiais inovadores que reduzem o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que mantém os altos padrões de qualidade e desempenho que sempre diferenciaram a empresa.  De fato, um dos objetivos do Plano de Negócios é a entrega de resultados da pesquisa com fontes alternativas de borracha natural da Hevea, com o uso possível de borracha de Guaiúle (um projeto com Versalis, ENI Group).

Assim como o compromisso do grupo em relação à segurança de trabalhadores, o Plano busca uma redução de 90% na frequência de acidentes até 2020 em comparação a 2009. Uma meta que será possibilitada por investimentos em máquinas altamente seguras e programas de treinamento de funcionários com foco no reforço da cultura de segurança. Quanto ao treinamento, a meta para investimento em funcionários é de uma média de 7 dias por pessoa (uma meta já suplantada em 2014, com um patamar real de 8,2 dias) e superior a 7 dias nos anos posteriores.  

Com relação aos fatores ambientais, o plano prevê uma redução de 15% em emissões de CO2, uma redução de 18% no consumo de energia até 2020 comparado a 2009, com economia esperada de cerca de 20 milhões de euros e 350.000 de toneladas de CO2 no período entre 2015 e 2017. Ainda, graças à modernização da fábrica Settimo, está prevista uma redução de 58% em retenção de água até 2020, com a expectativa de economia de mais de três milhões de metros cúbicos no período de 2015 a 2017. Espera-se que a taxa de recuperação de resíduos aumente em 95%, novamente até 2020, com uma economia de cerca de 60 milhões de euros até 2017 por meio do reuso de resíduo industrial. 

Outro fator crucial de crescimento contemplado no plano recai sobre o fortalecimento da integração das questões sociais e ambientais dentro da cadeia de suprimento. Na realidade, o modelo de gestão da Pirelli dispõe sobre a total integração de Sustentabilidade nas fases de seleção contratual e de desempenho para fornecedores, apoiadas por treinamento e diálogo, até a recompensa de empresas fornecedoras mais inovadoras e sustentáveis.  A ”qualidade versátil” das empresas fornecedoras é, cada vez mais, um fator fundamental na capacidade da Empresa de exercer sua estratégia Premium.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life