life

Pessoas do amanhã: empregos do futuro

Com mudanças cada vez mais rápidas devido a alterações nos valores socioeconômicos e novas tecnologias, segue uma prévia de alguns dos trabalhos do futuro que estão surgindo – desde limpadores de dados a restauradores de habitats naturais

Home life Pessoas do amanhã: empregos do futuro
Pessoas do amanhã: empregos do futuro

O mundo profissional está passando por mudanças profundas, afetado pelo crescimento de novas tecnologias como a Internet móvel, a tecnologia de nuvem e o Big Data, assim como por fatores socioeconômicos como consumo colaborativo, urbanização e restrições a recursos naturais.

A probabilidade de desemprego em massa como consequência dessa mudança foi sinalizada pelo Fórum Econômico Mundial e por outros. Mas muitos pensadores, entre eles o futurologista norte-americano Thomas Frey, incentivam o otimismo. “A mesma tecnologia culpada pela eliminação de nossos empregos também está nos dando capacidades com as quais jamais sonhamos”, diz ele. “Agora podemos pensar, aprender e fazer mais rápido do que nunca”.  

Essas novas capacidades levarão a novos empregos e carreiras conforme a sociedade evolui – seja como operadores de drones, construtores de casas inteligentes ou gerentes de privacidade que possam cuidar da presença online das pessoas.

Como em outros setores, a indústria automotiva já está se flexibilizando para se envolver com Big Data e tecnologia móvel, entre outros desenvolvimentos, e em todas as áreas surge uma série de conjuntos de habilidades para levar as carreiras a diferentes direções. Frey diz que 60% dos melhores empregos que existirão em 10 anos ainda não foram inventados.

Aprendizagem contínua durante a vida
Tudo isso aponta para a necessidade de desenvolvimento contínuo da carreira e adaptabilidade por parte dos trabalhadores. “Tem havido uma enorme mudança na natureza do trabalho desde os anos 1950. Com algumas das tecnologias inovadoras que irão aparecer nos próximos 10 ou 15 anos, suspeito que a velocidade da mudança será ainda maior”, diz Stephen Taylor, especialista em recursos humanos da Escola de Negócios da Universidade de Exeter, no Reino Unido.

“As pessoas deverão ter maior instrução e estar mais bem preparadas para se reeducar com maior frequência para mudar suas profissões ou adaptar aquilo que estejam fazendo”, ele observa.

Dez empregos do futuro
Então, quais são as novas oportunidades para as quais os trabalhadores e educadores devem estar preparados? Aqui está uma lista de dez empregos emergentes que merecem destaque:

•    Especialista em modificação climática
A modificação climática poderia se tornar uma ferramenta importante no combate às mudanças climáticas. A semeadura de nuvens – pulverizar partículas nas nuvens para aumentar a precipitação – já está sendo testada em regiões dos EUA, China e Índia propensas a secas. Espera-se que, no futuro, também será possível mover as nuvens para onde a chuva é necessária. Pesquisadores também aspiram controlar tempestades perigosas.

•    Agricultor alternativo
A ONU prevê que a população mundial crescerá mais 2,4 bilhões, passando para 9,7 bilhões até 2050, colocando uma pressão sem precedentes sobre o abastecimento de alimentos – não menos importante é o fato de que quatro quintos das terras aptas para o cultivo de alimentos já estão em uso. Essas tendências estão ajudando a impulsionar a agricultura em locais fechados ou verticais em que as plantas são cultivadas com o uso de iluminação artificial em ambientes fechados próximos ou dentro das cidades e de seus consumidores finais. Agricultores alternativos pioneiros estão obtendo sucesso com ervas orgânicas, alface e outras folhas verdes.

•    Gestor de privacidade
Com a ascensão das mídias sociais e da digitalização, profissionais especialistas em privacidade ajudarão a gerenciar a presença online das pessoas. Gestores pessoais de web recomendarão e manterão aplicativos, hardware, software e fontes de informações para proteger a reputação de uma pessoa, construir sua carreira e combater ataques cibernéticos. 

•    Construtor de casas inteligentes
Nossas casas estão se tornando cada vez mais automatizadas - há tempos não são apenas os nossos aparelhos de televisão, computadores pessoais e sistemas de entretenimento que necessitam de configuração e personalização. Construtores de casas inteligentes e especialistas em reparos domésticos ajudarão a configurar nossos sistemas personalizados, desde o gerenciamento do aquecimento e eletricidade domésticos até dispositivos de segurança e eletrodomésticos.

•    Restaurador de habitats naturais
Os restauradores de habitats naturais ajudarão a reverter os danos ambientais causados pelos humanos. As tarefas são a retirada de cercas para restabelecer rotas aéreas de pássaros, substituir estradas por florestas e vegetação natural, além de reintroduzir espécies nativas, tanto de plantas quanto de animais. A restauração de habitats naturais poderia proporcionar novos empregos para agricultores tradicionais com o auxílio das novas tecnologias e o aumento do preço das terras.

•    Especialista em projetos de recicláveis
Com os governos cobrando pelo descarte de resíduos e a pressão pública por práticas empresariais mais sustentáveis, a pós-vida útil de um produto está sendo cada vez mais estudada. O especialista em projeto de recicláveis prestará assessoria sobre componentes de produtos e processos de produção para tornar a reciclagem desses componentes no futuro ainda mais fácil e financeiramente mais vantajosa.

•    Telecirurgião
Telecirurgiões irão se especializar em operar pacientes em locais distantes através do uso da cirurgia remota. Além de uma graduação em medicina, esses médicos também terão conhecimentos sobre robótica e tecnologia de telecomunicações.

•    Limpador de dados
A quantidade de dados que está sendo gerada vem crescendo exponencialmente – 90% dos dados atuais foram criados nos últimos dois anos. Dados podem ser extremamente valiosos, mas a qualidade é extremamente variável; conjuntos de dados imperfeitos e duplicação abundam. Limpadores de dados corrigem inconsistências e livram os data centers de cópias redundantes, ajudando a simplificar o armazenamento e acelerar os tempos de processamento.

•    Esteticista
Na era das mídias sociais e das selfies – e com o envelhecimento da população –, existe uma crescente demanda por cuidados pessoais e beleza. Os avanços na bioquímica levaram a novos produtos e procedimentos para a pele; novos avanços tecnológicos se propõem a oferecer às pessoas ainda mais controle sobre sua aparência. Esteticistas vão ajudar a navegar nestes novos serviços, indo de próteses de característica facial e maquiagem ambientalmente responsiva a outros tipos de modificação corporal. 

•    Operador de drones
Os drones vão se expandir para além do âmbito militar, chegando ao uso comercial e privado. Serão usados, por exemplo, para entregar correspondências, compras, pizzas e água, para recolher o lixo e monitorar o tráfego e a poluição. Isso tudo causará alta demanda por operadores qualificados, especialmente aqueles com experiência em navegação urbana.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life