life

O Calendário Pirelli
de Helmut Newton

A história do Calendário criado em 1985 e revelado quase 30 anos depois

Home life O Calendário Pirelli
de Helmut Newton
O Calendário Pirelli
de Helmut Newton

Na primavera de 1985, quando a Pirelli Itália pediu a Helmut Newton que concebesse o Calendário, a empresa não havia colocado restrições à sua criatividade, mas especificou que o produto da Pirelli tinha de aparecer nas fotografias. Isso era algo novo não só para o renomado fotógrafo como também para o Calendário, que até então focava em imagens distantes do negócio principal da Pirelli. Assim, todos os modelos diferentes de pneus da Pirelli apareceram no set para a sessão de fotos italiana. 

O Calendário Pirelli de Helmut Newton 01

Até então, qualquer tipo de “product placement” (marketing indireto) tinha de ser bastante sutil - na verdade, conforme dito acima, era algo limitado às marcas de pneu na areia (Uwe Ommer, The Cal 1984), ou o motivo gráfico do pneu Cinturato nos uniformes vestidos pelos modelos (Norman Parkinson, The Cal 1985). Newton, bastante ciente da fama do Calendário, decidiu encarar o desafio.

O Calendário Pirelli de Helmut Newton  02

As primeiras fotos foram tiradas em maio, durante o Grande Prêmio de Monte Carlo, onde o fotógrafo morava. A próxima locação escolhida foi Podere Terreno, em Chianti, Toscana, e foi entre os vinhedos ao redor de Siena, que Newton encontrou a luz certa para sua interpretação da versão italiana do “The Cal”TM. Grandes colinas, ciprestes, fazendas, altares, maquinário agrícola, um pequeno posto de gasolina e vilas medievais foram o plano de fundo para imagens que transmitiam uma atmosfera neorrealista por excelência. 
As estradas da Toscana emprestaram seu panorama a mulheres intensas e voluptuosas, evocando estrelas dos filmes neorrealistas italianos como Silvana Mangano, Lucia Bosé e Sophia Loren. Os homens em cena aparecem apenas como espectadores.

Sempre junto de Newton estava Manuela Pavesi. Muito mais que uma estilista, seu trabalho era interpretar o espírito dessa visão altiva e frenética da feminilidade e ajudar a estabelecer a cena. Newton, com seu amor por vitalidade e erotismo vibrante, colocou sua imaginação para trabalhar na busca por um estilo sensual que transmitisse sua visão da identidade italiana. Manuela Pavesi trabalhou com ele nos aspectos criativos e práticos, compartilhando de sua abordagem ousada e instintiva, com um talento incomum para tornar conteúdos provocantes em imagens brilhantes.

O Calendário Pirelli de Helmut Newton 03

Quando Helmut Newton foi obrigado a deixar o set para voltar a Monte Carlo por questões urgentes de família, foi Pavesi quem se encarregou da câmera, com instruções precisas sobre como ela devia ser posicionada. O dedo no disparador era do assistente Xavier Alloncle, mas o trabalho, praticamente já realizado, tinha a marca artística de Newton.

O Calendário criado por Helmut Newton em 1985 foi mantido guardado nos arquivos da Pirelli e então reconstituído e publicado quase 30 anos depois, tornando-se assim o Calendário Pirelli 2014.
O Calendário Pirelli 2014 também respeita o projeto original em termos de layout, apresentando 12 fotografias em preto e branco de bela arte, acompanhadas de 29 fotos tiradas nos bastidores, dando aos entusiastas um vislumbre, um making of das fotografias históricas tiradas em Chianti e Monte Carlo em 1985. 
A edição foi criada com o máximo de respeito pela ideia de Newton para o projeto original. As fotografias seguem seu conceito criativo e o produto final foi editado a fim de refletir de forma fiel sua visão artística.

Saiba mais
Relacionadas
Informação do produto
O melhor da tecnologia de ponta da Pirelli
Descubra o novo P Zero
Encontre
Selecione o produto sob medida para você
Encontre o melhor pneu para seu carro
life