O PNEU HIPERDESPORTIVO MAIS VERSÁTIL PARA ESTRADA OU PISTA

  1. Pneu de alta performance em estrada e perfeito para sessões em pista. Perfil e estrutura que o tornam uma referência no segmento graças ao excelente apoio assegurado em inclinação e realinhamento na saída das curvas
  2. Feito com a mais moderna tecnologia de design EPT desenvolvida para o WSBK, e graças à composição multi-composto com zonas livres na traseira de modo a otimizar a área de contacto, assegura a máxima aderência na estrada e na pista
  3. Máxima performance na pista e ótima reatividade na estrada para um controlo incrível da moto em todas as situações
  4. Piso com padrão agressivo em linha com o estilo Rosso
  • Road
  • Supersport

MANTÉM-TE EM CONTACTO

NÃO PERCAS NENHUMA NOTÍCIA DA PIRELLI!

Insere o teu email e recebe as ultimas atualizações

OBRIGADO

DIABLO™ ROSSO CORSA

DETALHES

+
PROPRIEDADE

Posicionamento de sulcos otimizados para uso na estrada e na pista

EFEITO

Performance em seco com grande performance também em superfícies molhadas
Maior precisão e controlo nas curvas com possibilidade de aceleração à saída

+
PROPRIEDADE

Optimização da área de contacto

EFEITO

Boa aderência e controlo em estrada
Mais potência transmitida ao solo

+
PROPRIEDADE

Traseira com 3 zonas compostas

EFEITO

Excepcionalmente bom em todas as situações de superfícies de estrada
Performance de competição em pista, excelente equilíbrio entre performance e duração na estrada

DIABLO™ ROSSO CORSA
CONSEJOS TÉCNICOS

FUNÇÃO E POSICIONAMENTO
ESTRUTURA E PERFIL
PADRÃO DA BANDA DE RODAGEM
COMPOSTO
BENEFÍCIOS
MAIS POTÊNCIA NO SOLO

 

O desenvolvimento contínuo da Pirelli de pneus radiais de competição no WSBK, o know-how adquirido através de uma extensa experiência nos segmentos de alta performance e a cooperação com fabricantes de motos de classe mundial tornaram possível para a Pirelli melhorar as performances do bem instituído Diablo Corsa III.
Este desenvolvimento focou-se e adaptou-se à última geração de maquinaria, caracterizada por importantes caraterísticas tecnológicas e ajudas eletrónicas como:
Travões ABS agora disponíveis numa larga variedade de motociclos, sistemas de controlo de tração dinâmica da Ducati e da BMW, sistemas de gestão eletrónica avançada, suspensões de afinações múltiplas, e embraiagens de corrida.

 

 

Os perfis dos pneus DIABLO ROSSO™ Corsa derivam da experiência WSBK, especificamente desenhados para fornecer uma distribuição ótima de forças na área de contacto.
A área da pegada é assim alargada e toda a potência disponível pode ser transmitida ao chão. Utilizando tecnologia ICS (Ideal Contour Shaping), uma integração do cuidado artesanal dos engenheiros da Pirelli com o apoio de sofisticados sistemas de modelagem em computador, os perfis do DIABLO ROSSO™ Corsa apoiam totalmente nas inclinações e dão grande confiança nas saídas das curvas em aceleração ‘a fundo’.

 

 

O desenho do piso do DIABLO ROSSO™ Corsa é a adaptação dos conceitos inovadores que emergem da referência Supersport do DIABLO ROSSO™. O resultado é um pneu fascinante com um desenho atraente e uma relação land/sea (relação entre o número e largura das ranhuras com a superfície total da área de contacto do pneu com o solo) de 7%, o que significa mais borracha no chão.
O desenho do piso do DIABLO ROSSO™ Corsa caracteriza-se por:
- PConceito patenteado de sulcos longitudinais diferenciadores de sulcos laterais, de modo a reduzir a relação total land/sea sem sacrificar a capacidade de escoamento de água.
Ângulo da parede dos sulcos do piso (patenteado) assegura um fluxo de água igual durante toda a vida do pneu. À medida que o pneu se desgasta, o menos severo ângulo das paredes dos sulcos mantém a performance consistente ao evitar a deformação da borda da banda de rodagem, em conjunto com a largura variável do sulco para uma dispersão constante de água até ao último quilómetro.
- Tanto os padrões de banda de rodagem dos pneus da frente como de trás são desenhados com tecnologia FGD (Functional groove design), oferecendo uma performance de pista (perto da de um slick de corrida) e um maior controlo em superfícies molhadas.
Em condições molhadas, o pneu da frente dispersa a água, cortando através do lençol e permitindo ao pneu traseiro obter a aderência adequada. No pneu traseiro, os sulcos são localizados exatamente onde são precisos para um equilíbrio ótimo entre tempo de drenagem e de aquecimento:
- área 100% tipo-slick em inclinação máxima, de modo a permitir aderência ao nível WSBK
- Sulcos transversais entre as secções central e do ombro do pneu traseiro para rapidamente dispersar a água residual, assegurando a máxima aderência em curvas molhadas
- Estrutura central garante mais borracha no chão para tração e estabilidade nas retas.

 

Entre as novas soluções desenvolvidas para o DIABLO ROSSO™ Corsa, os compostos representam um papel primário.
DIANTEIRO
Baseado no último feedback dos pilotos WSBK, o composto do pneu dianteiro garante o máximo apoio em travagens a fundo e na saída das curvas.
Este conceito de ‘aderência alta com rigidez alta’ foi mantido através da combinação de ferramentas de composição (dedicadas a reforçar carbono negro e resinas) que podem aumentar a vida do piso e a segurança no molhado. O resultado deste desenvolvimento é um composto com uma alma de estrada e de pista.
TRASEIRO
O composto de zona III no pneu traseiro representa a forma ideal de oferecer a melhor performance quando requerido e em condições muito diferentes (pista e estrada).
Os compostos diferenciados entre os ombros e a zona central são soluções ganhadoras, desenhadas para dar ao DIABLO ROSSO™ Corsa uma performance em pista e uma durabilidade longa na estrada.
- Uma elevada quilometragem é garantida pelos materiais com resistência mecânica na zona central, enquanto a elevada stress dos compostos dos ombros fornece uma aderência estável e uma tração incrível, mesmo numa inclinação de ângulo muito agudo.
- Na zona central, o composto é derivado da experiência do Diablo Rosso, mas até mais desportivo; os engenheiros da Pirelli introduziram resinas especiais e plastificantes otimizados em termos de propriedades químicas e quantidade, para assegurar o melhor equilíbrio entre a aderência em piso seco e em molhado. Para além disso, a mistura do composto é curada com um processo específico para aumentar a resistência ao desgaste e por tanto a maior durabilidade.
- Os largos ombros adotam um novo composto mais macio, desenvolvido e usado na arena WSBK. O composto de 100% carbono negro é menos rígido, especialmente a temperaturas baixas-médias, permitindo um aquecimento muito rápido e reduzindo a diferença de temperatura relativamente à zona da coroa central para uma transição muito linear de um composto para outro. O composto do ombro do DIABLO ROSSO™ Corsa adota as mesmas resinas WSBK que o Supercorsa especificamente afinado para temperaturas muito altas e níveis altos de stress, que são requisitos típicos da pista de corridas.

 

 

Aderência em Estrada
Graças à última geração de compostos de Supersport, o DIABLO ROSSO™ Corsa oferece aderência numa larga variedade de temperaturas e aplicações sob condições próprias de estrada.
Aderência em Pista
Graças ao composto derivado do WSBK nos ombros, a aderência também é garantida em condições de pista severas em ângulos agudos de inclinação para uma impressionante transmissão de potência ao solo.
Controlo em Estrada
A adoção da tecnologia Ideal Contour Shaping (ICS) garante uma condução rápida e estimulante, um sentimento de contacto seguro e curvas precisas.
Controlo em Pista
O DIABLO ROSSO™ Corsa garante alta capacidade para suportar todos os desgastes com confiança máxima, mesmo em mudança rápida na direção.
Economia em estrada
Novos químicos de reforço e um novo sistema de cura permitem ao DIABLO ROSSO™ Corsa preservar as características de performance (drenagem, estabilidade e aderência) por toda a sua vida.
Consistência em Pista
Ao adotar a Enhanced Patch Technology (EPT), o DIABLO ROSSO™ Corsa assegura um aquecimento rápido e uma alta performance consistente volta após volta juntamente com uma excelente recuperação de performance depois de um stop&go.
Comportamento no Molhado
Graças ao Functional Groove Design (FGD), o DIABLO ROSSO™ Corsa fornece uma performance topo de gama no molhado para uma condução com “paz de espírito” em condições críticas.

 

 

Os fãs de motos sabem que a potência do motor nunca é a mesma do que a potência verdadeiramente usada pela moto, devido a vários outros elementos que dissipam a energia, como a transmissão.
É por essa razão, e para fornecer uma verdadeira indicação da performance da moto, que a potência disponível às rodas é sempre medida.
Entre a potência disponível à roda e a potência realmente transmitida ao solo, o papel importante do pneu tem de ser considerado. Em particular, é importante considerar a capacidade do pneu de transferir potência e de evitar o deslizamento e as derrapagens.

O DIABLO ROSSO™ Corsa oferece uma nova maneira de medir a performance do pneu: avaliar a capacidade de transferir a potência da moto para o solo e expressá-la como cavalos de potência disponível no solo.

De fato, o novo pneu de motociclo da Pirelli é o primeiro a ter sido submetido a exigentes testes para medir a potência real transmitida ao solo pela moto quando está a arrancar de uma curva.
Os testes foram executados com uma das mais populares motos de Supersport do mundo, a Honda CBR 1000RR. A moto foi testada na sua configuração standard, com uma suspensão e um equipamento de fábrica ordinário e com os pneus inflados com pressão para uso em estrada, como recomendado pelo fabricante japonês. As medidas foram as recomendadas pelo fabricante: Pneu dianteiro 120/70 ZR17 M/C (58W) TL; Pneu traseiro 190/50 ZR17 M/C (73W) TL.

A Pirelli testou a performance do novo DIABLO ROSSO™ Corsa na sua pista de testes em Siracusa, que é normalmente usada para desenvolver os pneus radiais de alta performance.
Com curvas longas e muito rápidas da pista, a resposta da moto à saída das curvas pode ser avaliada no preciso momento da aceleração quando a potência aumentada é transferida para as rodas.
Os testes compararam o DIABLO ROSSO™ Corsa com vários outros tipos de pneus da mesma categoria: Diablo Corsa III, Diablo Rosso, Dunlop Qualifier RR, Michelin Power Pure, Bridgestone BT 016 e Metzeler Sportec M5.

Graças ao uso de equipamento de recolha de dados normalmente usados nas aplicações de Superbike, a Pirelli foi capaz de medir os parâmetros necessários com precisão, para calcular a potência transferida para o solo pela moto e assim pelos pneus. A partir de um ponto de vista puramente científico, estes parâmetros incluem aceleração (tanto lateral como longitudinal), peso do veículo, velocidade instantânea, e ângulo de curva.

As medições focaram-se no momento em que a moto sai do pico da curva, quando o acelerador está aberto por outras palavras, o momento exato em que o piloto precisa da máxima potência disponível no solo de modo a obter a máxima aceleração. Por sua vez, a equipa de Pesquisa & desenvolvimento da Pirelli foi capaz de medir a potência em cavalos de potência (HP) que a moto era capaz de transmitir ao solo, instante a instante, centímetro a centímetro, pelas várias curvas da pista siciliana.

Os resultados mostraram que, à saída da curva, no momento de máxima aceleração, o DIABLO ROSSO™ Corsa é capaz de transferir para o solo mais 10 cavalos de potência (HP) em comparação com os outros pneus testados.

A potência aumentada transferida da moto ao solo pelo novo DIABLO ROSSO™ Corsa significa uma aceleração mais rápida à saída das curvas, mais velocidade nas retas e, sobretudo, tempos mais rápidos de volta.

O novo DIABLO ROSSO™ Corsa é capaz de oferecer este tipo de performance graças as características inovadoras que compreendem três diferentes áreas de compostos, que tornam possível o uso de soluções do WSBK no ombro do pneu que oferece uma excelente aderência, e a Enhanced Patch Technology que aumenta a área de contacto entre o pneu e a estrada, tornando mais fácil a transmissão da potência da moto ao solo.

Medida disponível

Vejas as medidas

CONTACTOS

Receba mais informações sobre nossos produtos

CONTACTE-NOS