DIFERENÇA ENTRE OS COMPOSTOS

RESUMO DOS PNEUS DE SEXTA-FEIRA

•  Os pilotos e equipes de Fórmula 1 tiveram seu primeiro gostinho de Losail hoje, o último circuito novo do calendário. Houve uma sessão de treinos livres no início da tarde, realizada no calor do dia, seguida de uma segunda sessão à noite, que foi mais representativa das condições de classificação e corrida.
•  O piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, estabeleceu o melhor tempo do dia no TL2 (1m23s148), enquanto Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais rápido pela manhã: em ambas ocasiões com o uso do pneu P Zero Vermelho macio C3. Todos os três compostos disponíveis foram usados ​​em cada sessão, com as equipes se concentrando na coleta de dados sobre esta nova pista desafiadora.
•  A sessão crucial do TL2 começou com 28 graus centígrados no ambiente e 30 graus na pista, com rajadas de vento moderadas de até 25 km/h. A temperatura da pista no TL1 foi cerca de 15 graus mais alta do que no TL2.
•  A pista estava escorregadia e “verde” ao longo do dia, especialmente com areia ventando do deserto ao redor. Alguns motoristas também saíram da pista, arrastando mais sujeira para a superfície. Houve um alto grau de evolução da pista ao longo de cada sessão.
•  Até agora, a diferença entre o pneu P Zero Branco duro C1 e o pneu Amarelo médio C2 é de cerca de 0s7, com uma diferença semelhante entre o médio e o macio. Os tempos por volta foram bastante rápidos: já próximos dos estimados para a classificação.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Foram sessões ocupadas hoje, enquanto as equipes se concentraram em aprender o máximo que pudessem sobre Losail no tempo disponível. Já houve um alto grau de evolução da pista durante o TL1, e este é um padrão que esperamos que se mantenha amanhã. Nessas condições desafiadoras com pista suja e curvas de alta carga de energia, os dados iniciais mostram alto desgaste no dianteiro esquerdo, especialmente para o composto macio: provavelmente também devido à configuração usada pelos carros neste circuito. Será interessante ver como isso evolui com o passar do fim de semana. Nas condições mais quentes de TL1, o pneu duro funcionou particularmente bem como esperávamos, mas em condições mais frias e mais representativas durante o TL2, o macio e o médio se destacaram. Como de costume com uma nova pista, haverá muita análise de dados esta noite, enquanto as equipes começam a trabalhar na classificação do fim de semana e na estratégia de corrida com base no que aprenderam hoje.”