VERSÕES ESPECIAIS DA GAMA DE PNEUS SCORPION CRIADAS ESPECIFICAMENTE PARA O R1T, A PRIMEIRA PICAPE ELÉTRICA DO MUNDO, E O R1S, UM SUV TAMBÉM ELÉTRICO

RIV É A MARCAÇÃO QUE IDENTIFICARÁ OS PNEUS DA PIRELLI PARA A RIVIAN E MARCAÇÕES ELECT IDENTIFICARÃO PNEUS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

OS PNEUS DE 21 POLEGADAS DA PIRELLI PARA A RIVIAN POSSUEM MEDIDA ÚNICA NO MUNDO

A startup de veículos elétricos Rivian escolheu a linha Pirelli Scorpion para equipar sua tão esperada picape R1T, que começa a ser produzida em junho de 2021, e o seu SUV elétrico R1S. A Pirelli desenvolveu versões especiais de seus pneus Scorpion Verde All Season, Scorpion Zero All Season e Scorpion All Terrain (dedicados para SUVs e picapes) para atender às especificações da Rivian e aprimorar as características exclusivas dos veículos seguindo a estratégia “Pirelli Perfect Fit”. De fato, todos os pneus desenvolvidos para a Rivian têm uma marca especial no ombro: RIV e Elect.

“Elect” é a marcação que identifica os pneus Pirelli para veículos elétricos. Os pneus desempenham um papel crucial no desempenho do veículo elétrico, tendo extrema relevância na segurança, no desempenho e no alcance. Os pneus marcados como “Elect” oferecem uma série de vantagens para veículos elétricos, graças a um conjunto específico de características técnicas. A baixa resistência ao rolamento ajuda a maximizar o alcance de cada carro. Em carros elétricos, a redução do ruído acentua uma das principais vantagens deste tipo de direção, o silêncio.

Por fim, estes produtos oferecem tração aprimorada em linha com as intensas demandas da transmissão. Os motores elétricos fornecem o torque máximo disponível diretamente na parte inferior da faixa de rotação e, por isso, precisam de pneus que “mordam” o asfalto instantaneamente.

A Pirelli e a Rivian desenvolveram juntas esses produtos ao longo de quase dois anos e essa colaboração resultou em três pneus especiais: de 20, 21 e 22 polegadas. Em particular, o Scorpion Verde All Season de 21 polegadas tem uma medida muito especial e única no mundo, introduzida na indústria pela Pirelli especificamente para a Rivian: 275/55 R21.

A parceria técnica com a Rivian destaca o foco da Pirelli na mobilidade sustentável e nas marcas de automóveis americanas.

PIRELLI SCORPION VERDE ALL SEASON: O PNEU DE “BAIXA RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO”

O Scorpion Verde All Season é o pneu “eco-friendly” desenvolvido para motoristas de crossovers, utilitários esportivos e picapes. O principal desafio que os técnicos da Pirelli tiveram que superar no desenvolvimento foi atingir as metas de baixa resistência ao rolamento. Os engenheiros da Pirelli trabalharam em um composto de alto teor de sílica que diminui o consumo de energia dos veículos. Em seguida, trabalharam em um design do molde estreitando a banda de rodagem dos pneus e mantendo a distribuição ideal da pressão. Neste caso, a redução do contato entre a superfície do pneu e o solo se traduz em menos dissipação de energia.

Os pneus Scorpion Verde All Season da Pirelli para a Rivian são construídos com matérias-primas mais leves que não comprometem a durabilidade ou o desempenho e com medida especial, única no setor, de 275/55 R21. O pneu aumenta a eficiência e o alcance do veículo, sendo também projetado para combinar dirigibilidade em estradas secas e molhadas, conforto e usabilidade durante todas as estações, incluindo tração em neve fraca.

PIRELLI SCORPION ZERO ALL SEASON: O PNEU “ADERENTE”

Se “Verde” no vocabulário da Pirelli define seus pneus ecológicos com baixa resistência ao rolamento e peso, “Zero” definitivamente indica sua faixa de alto desempenho.

Em particular, os pneus Scorpion Zero All Season foram desenvolvidos para os motoristas de crossovers e SUVs potentes, bem como picapes esportivas e de alto desempenho que procuram uma combinação que atenda estas necessidades com utilidade para todas as estações, incluindo a capacidade de dirigir na neve.

Para seus veículos, a Rivian pediu à Pirelli para desenvolver uma versão ainda mais “aderente” de seus pneus Scorpion Zero All Season. Para tal, foi introduzido no produto nano-compostos para garantir máxima aderência e estabilidade. Em seguida, o foco foi no desenho da banda de rodagem, com um molde com maior largura de banda, capaz de proporcionar maior área de contato e, consequentemente, levando a uma melhor dirigibilidade.

Tudo isso sem comprometer os alvos de baixa resistência ao rolamento necessários para suportar uma maior autonomia do veículo.

PIRELLI SCORPION ALL TERRAIN PLUS: O PNEU OFF-ROAD

O pneu off-road 275/65 R20 da Pirelli, o Scorpion All Terrain Plus, também foi desenvolvido especificamente para o R1T e o R1S com a aventura elétrica em mente.

O Scorpion All Terrain Plus é o pneu todo terreno On/Off-road da Pirelli desenvolvido para motoristas de picapes, crossovers e SUVs que desejam uma mistura equilibrada de civilidade dentro da estrada, porém com capacidade fora de estrada. O Scorpion All Terrain Plus foi projetado com foco na otimização da durabilidade, tração e resistência ao desgaste, além de proporcionar tração na neve: ganhou, por isso, o símbolo do floco de neve das montanhas de três picos (3PMSF).

O Scorpion All Terrain Plus é moldado em uma banda de rodagem simétrica com grandes gomos. Esta banda foi projetada para fornecer uma operação suave e silenciosa na estrada, juntamente com aparência agressiva e excelente tração off-road. Sulcos profundos e blocos de superfície independentes ajudam a fornecer a ação de garra necessária para encontrar aderência em terrenos soltos, e os ejetores cônicos de pedra resistem a perfurações, forçando a expulsão de pequenas pedras.

Neste caso, o desafio de criar uma versão desses pneus dedicada para a Rivian foi combinar seus objetivos de baixa resistência ao rolamento com as aplicações off-road do Scorpion All Terrain.

Para atingir este resultado, os engenheiros da Pirelli projetaram um molde dedicado a reduzir o peso do pneu, acrescentando um composto especial para picapes que torna os pneus mais resistentes a cortes e lacerações.