O PRIMEIRO PNEU SERÁ EXIBIDO NO GP ICE RACE, NA ÁUSTRIA

A Pirelli anuncia, durante o GP Ice Race de 2020, que acontece neste fim de semana, o desenvolvimento de sua linha de pneus para o Campeonato Mundial de Rali de 2021, onde a empresa italiana será a única fornecedora. A Pirelli também é o patrocinador oficial do GP Ice Race, realizado na cidade austríaca de Zell am See, que terá a presença de carros modernos e históricos, além de verdadeiros clássicos da era de ouro do rali. O primeiro pneu a fazer parte da nova era WRC da Pirelli está em exibição: é o pneu cravejado Sottozero Ice J1, de especificações da Suécia, no tamanho 205/65 R15, que será utilizado pelos principais carros do Mundial de Rali na próxima temporada.

GELO AUSTRÍACO: UM TESTE RESISTENTE AOS ESTUDOS DA PIRELLI – E A TECNOLOGIA DOS PNEUS

A Pirelli fornecerá aos carros históricos e modernos que estarão em ação na pista de gelo em Zell am See os seus pneus Sottozero Ice equipados com pregos de sete milímetros, assim como seus pneus Sottozero Snow com pregos de dois milímetros. Esses pneus apresentam uma banda de rodagem caracterizada por ter blocos robustos e pregos com ponta de tungstênio, que garantem tração, dirigibilidade e desempenho ideais em superfícies com neve ou gelo. A experiência dos pneus de inverno da Pirelli derivada do automobilismo é regularmente transferida para a estrada, sublinhando a filosofia da empresa, que utilizou o conhecimento obtido em mais de 110 anos de automobilismo para desenvolver tecnologias que melhoram a segurança e o desempenho de motoristas comuns. O Sottozero Ice da Suécia faz pleno uso das tecnologias proprietárias da Pirelli: para este pneu, os pinos são incorporados durante o processo de vulcanização em vez de serem inseridos posteriormente. Essa tecnologia é usada apenas pela Pirelli e favorece a retenção dos pinos, o que ajuda a maximizar o desempenho na competição.

Terenzio Testoni, chefe de atividades de rali e off-road da Pirelli, comentou: “O GP Ice Race é um importante evento internacional para os fãs de automobilismo e dos carros mais emblemáticos do mundo. A pista gelada oferece uma arena espetacular para carros de diferentes épocas competirem entre si, com pneus Pirelli projetados especificamente para essas condições, ajudando a tornar a ação ainda mais emocionante”.

PIRELLI: DO SUCESSO DO RALI PARA DESEMPENHO NA ESTRADA

A Pirelli está presente no rali desde o início do campeonato, em 1973, conquistando 25 títulos mundiais e 181 vitórias. Destacando essa experiência, está o retorno da empresa ao Campeonato Mundial de Rali como único fornecedor de 2021 a 2024. No passado recente, a Pirelli foi o único fornecedor de 2008 a 2010, enquanto desde 2018 fornece pneus para as categorias WRC2 e WRC Junior.

O rali ajudou a criar produtos e tecnologias que ainda estão presentes na linha Pirelli atualmente. Em primeiro lugar, o P Zero: um pneu que foi originalmente projetado no automobilismo para o Lancia Delta S4: um animal formidável, cujo desempenho exigia um pneu feito especialmente para ele. O nome P Zero foi posteriormente transferido para a estrada e representa a própria marca registrada da Pirelli, completa com alguns conceitos técnicos que nasceram naquela época do Grupo B de rali. A presença da Pirelli no Campeonato Mundial de Rali acontecerá ao lado da campanha da empresa na Fórmula 1, onde é a única fornecedora desde 2011.