À medida que a Fórmula 1 se desloca do México para os Estados Unidos, a mesma indicação de pneus usada na Cidade do México foi selecionada para Austin. O composto C2 como o branco duro, o C3 como o amarelo médio e o C4 como o vermelho macio. O Circuito das Américas, que se juntou ao calendário da F1 em 2012, apenas três anos antes do retorno do México, tem características muito diferentes da etapa anterior, com uma reputação de corridas emocionantes e imprevisíveis. As sessões de treinos livres de sexta-feira serão particularmente importantes neste fim de semana, uma vez que, pela primeira vez, as equipes vão experimentar os pneus P Zero de 2020.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

  •  Os pilotos terão a possibilidade de testar os pneus de 2020 na sexta-feira em Austin, na especificação do próximo ano que foi definida na sequência de uma série de testes dedicados, com o último realizado em Barcelona, no início deste mês, envolvendo as três melhores equipes. Cada piloto terá dois jogos de pneus macios de 2020, apenas para utilização durante o TL1 e o TL2.
  •  O pneu mais duro nomeado para o Grande Prémio dos Estados Unidos é um nível mais duro do que o usado em 2018, quando foram escolhidos os pneus macios, supermacios e ultramacios. Esta seleção deve ajudar a garantir uma diferença de desempenho mais espaçada entre os três compostos.
  •  A estratégia de uma parada, trocando o ultramacio pelo macio, foi a vencedora no ano passado com Kimi Raikkonen para a Ferrari. Max Verstappen, da Red Bull, foi o segundo, saindo de 18º no grid, com uma estratégia de troca do composto macio pelo supermacio, enquanto o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, foi terceiro, com duas paradas.
  •  Há uma grande variedade de curvas no traçado anti-horário do Circuito das Américas, com o grampo para cima da Curva 1 se destacando como a curva de assinatura de Austin.
  •  O desgaste e a degradação são médios para todos os circuitos utilizados durante a época, tornando os três pneus a partir do meio da gama uma escolha particularmente adequada. Tanto a corrida quanto os recordes gerais datam do ano passado estabelecidos por Lewis Hamilton.
  •  O clima no Texas pode ser extremamente variável nesta época do ano, indo de sol brilhante a condições semelhantes a tufões que cancelaram sessões inteiras no passado.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Austin sempre foi conhecido por fazer um grande show dentro e fora da pista. Este ano é particularmente significativo, pois é onde as equipes vão testar os pneus do próximo ano pela primeira vez durante os treinos livres de sexta-feira. Isto, naturalmente, é apenas um gostinho inicial do composto macio C4 2020, antes que as equipes testem a gama homologada completa dos pneus do próximo ano no teste de dois dias em dezembro, após o Grande Prémio de Abu Dhabi, como de costume. Austin contém um pouco de tudo em termos de diferentes tipos de curvas, com asfalto bastante representativo também, por isso deve ser um bom lugar para experimentar estes novos pneus pela primeira vez”.

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

  •  Ambos os companheiros de equipe da Mercedes e da Ferrari fizeram escolhas ligeiramente diferentes uns dos outros para o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Lewis Hamilton e Sebastian Vettel optaram por uma seleção idêntica, mas seus companheiros de equipe variam. Ambos os pilotos da Red Bull fizeram a mesma escolha.
  •  O programa de testes da Fórmula 2 de 2020 com pneus de 18 polegadas continuou na França uma semana antes do Grande Prémio dos Estados Unidos, com 207 voltas concluídas em condições de chuva. De sete a oito de novembro, o segundo teste de desenvolvimento de pneus de 18 polegadas da Fórmula 1 será feito no Circuito de Paul Ricard, na França, com a McLaren.
  •  Depois do México, o programa Pirelli Hot Laps da Fórmula 1 retorna no Circuito das Américas, agora com a Lamborghini se juntando a Aston Martin, McLaren e Mercedes.
  •  A Pirelli também estará presente no próximo Los Angeles F1 Festival, que acontecerá em Hollywood nos dias 29 e 30 de outubro.

OS PNEUS ESCOLHIDOS PARA ESTA TEMPORADA