A GAMA DE PNEUS PIRELLI COLLEZIONE PARA CARROS CLÁSSICOS INCLUI O CN36 PARA O SPIDER 124 DA DÉCADA DE 1970

Na década de 1970, a Pirelli e o 124 Rally estavam na vanguarda do esporte. Meio século depois, as duas marcas italianas ainda estão ganhando juntas tanto no asfalto quanto no cascalho. Pirelli e Abarth estão, agora, comemorando sua associação histórica no evento Abarth Days em Milão, o maior encontro europeu para os fãs da marca, que este ano celebra o seu 70º aniversário.

PIRELLI E ABARTH

A colaboração entre Pirelli e Abarth em ralis tem suas raízes na década de 1970, quando o fabricante de pneus italiano começou a fornecer para o Abarth 124 Rally os seus pneus Pirelli Cinturato CN36, que na época estava começando no campeonato italiano de rali com Alcide Paganelli e Ninni Russo. Cinquenta anos mais tarde, o Abarth 124 Rally 2019 tripulado por Enrico Brazzoli e Manuel Fenoli ganhou o FIA R-GT CUP, um campeonato internacional de rali composto por oito etapas, três das quais parte do Campeonato Mundial de Rali (WRC).

Além disso, o moderno Abarth 124 Rally é, também, a estrela exclusiva do campeonato monomarca Abarth Rally Cup, disputado em mais de seis rodadas de rali europeus. Os pneus P Zero feitos para o Rally 124 vêm nos seguintes tamanhos: 235/440 R18 RA (no asfalto) e 205/65 R15 K (no cascalho).

Estes pneus foram desenvolvidos diretamente a partir da valiosa experiência que a Pirelli adquiriu como fornecedor único de pneus para o WRC entre 2008 e 2010. Durante o Abarth Days, o Abarth 124 Rally vai correr em um circuito de três quilômetros construído dentro do novo parque Science, Innovation, e Knowledge Park, em Milão, na Itália, com os pilotos Enrico Brazzoli e Andrea Nucita.

O CINTURATO CN36 CONTINUA NAS RUAS 50 ANOS DEPOIS

Para aqueles que ainda dirigem o muito amado Abarth 124 Spider da década de 1970 hoje, existem novos pneus Pirelli Cinturato CN36 disponíveis na gama Pirelli Collezione, para pneus clássicos e vintage. Estes pneus combinam visual clássico com tecnologia moderna. A dirigibilidade destes pneus CN36 mais recentes, tal como a do original montado no primeiro modelo de 1970, foi descrita como “suave a baixas velocidades e precisa em altas velocidades”. Isto é alcançado graças aos elementos longitudinais e diagonais inovadores dentro do projeto do pneu que permitem que os obstáculos sejam absorvidos e, sobretudo, mantêm a aquaplanagem sob controle.