ASSIM COMO OS PNEUS DE UM CARRO, A ESCOLHA EXATA DO TIPO DE CALÇADO É CRUCIAL PARA OBTER UM RESULTADO QUE COMBINE COM SEU OBJETIVO

P Zero

Qual mulher não gosta de sapatos? Imagine ter um closet de sapatos como a Sarah Jessica Parker em Sex and the City. Um sapato para cada ocasião, é possível? Ou, melhor, é necessário? Usar o sapato correto para cada situação é fundamental. Já imaginou fazer uma longa caminhada de salto alto? Ir para uma festa chique de tênis? Ou fazer academia de rasteirinha? Não dá. Você sabia que este mesmo princípio pode ser aplicado ao seu carro? Se ele estiver calçado com pneus (sapatos) errados, para um uso específico, o resultado pode ser desastroso.

O pneu é o único ponto de contato entre o veículo e o solo. Todo o desempenho e tecnologia do veículo dependem dos pneus. Um pneu inadequado pode ter o mesmo efeito de um sapato errado, o que impacta não somente no look escolhido, mas, muitas vezes, a forma elegante de andar, dançar ou no momento de impressionar o crush. Com o pneu certo, o carro consegue atingir o máximo de sua performance. Da mesma forma que você se sente mais poderosa ao chegar em um evento com aquele sapato matador.

Mas como escolher o pneu certo? O primeiro passo é consultar o manual do proprietário do veículo, aquele livro que normalmente fica esquecido no porta-luvas. Lá estão as medidas e modelos corretos dos pneus para o seu veículo. O ideal é manter o modelo que equipa originalmente o carro. Mas caso você decida mudar, deve respeitar algumas características como, por exemplo, o diâmetro externo, índice de carga e o código de velocidade, entre outros itens. Caso contrário, o resultado pode ser o mesmo de passar um dia com um sapato muito apertado ou muito folgado. Ninguém merece.

Mas a gente sabe que tudo isso pode ser muito complicado. Da mesma forma que você pode ser auxiliada por um personal stylist para compor o seu look, pode contar com a ajuda de um consultor especializado nas redes autorizadas das grandes marcas de pneus, como a Pirelli. Esse profissional dará todas as dicas para a escolha do pneu ideal.

Os SUVs, por exemplo, exigem uma atenção especial. Como não dá para trocar de pneus da mesma forma que se troca de sapatos, é importante levar em conta como o carro é usado. Você roda apenas na cidade? Pneus normais bastam. Usa o carro principalmente em centros urbanos, mas pega uma estrada de terra para ir ao sítio nos fins de semana? Um pneu de uso misto pode ser uma boa pedida. Você é aventureira e gosta de encarar trilhas com seu SUV? Pneus off-road são a escolha certa.

No mercado de luxo, sapatos feitos sob medida são objetos de desejo. Afinal, o que pode ser melhor que um sapato criado especialmente para seus pés, com o tamanho e formato ideal e, ainda, que reflita toda a sua personalidade e estilo? A mesma coisa acontece com os pneus. Marcas como Land Rover, Audi, BMW e Mercedes também usam pneus sob medida. Conhecidos como pneus marcados da Pirelli, devido as pequenas marcações, próprias para cada montadora, que esses pneus têm nas laterais, eles são desenvolvidos em parceria entre as fabricantes de pneus e as montadoras. Dessa forma, o pneu “conversa” perfeitamente com o veículo e sua suspensão, levando em conta todas as suas características, proporcionando mais segurança e prazer em dirigir. É como calçar um sapato assinado por famoso designer francês Roger Vivier, que desenhou sapatos exclusivos para celebridades como Josephine Baker, Jeanne Moreau, Catherine Deneuve e os Beatles e coleções para grifes internacionais como I. Miller, Delman, Bally e Rayne.